Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501481 |
Resumo: | Trata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento de pesquisas, produção de conhecimento e formação na interface universidade e serviços de saúde, a partir do programa Pró-Ensino na Saúde (Capes Edital no 24/2010). Apresenta a educação problematizadora, a formação interprofissional, a educação permanente de professores e profissionais de saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais como mobilizadoras da formação profissional comprometida com o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente na valorização da integração universidade pública com serviços de saúde. As pesquisas desenvolvidas abordaram diferentes dimensões do ensino na Atenção Primária à Saúde, envolvendo práticas pedagógicas, formação e desenvolvimento docente, atuação do profissional de saúde como professor, inovações pedagógicas e questões relacionadas à prática do trabalho em saúde. Na riqueza e diversidade dos estudos, aponta-se fragilidade na relação orgânica entre universidade e atenção primária e observam-se inovações que caminham para a ruptura do ensino instituído. |
id |
UNESP-8_c97248cf6296839582b62cf2a3cb0ed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832018000501481 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidadeEducação superiorAtenção primária à saúdeRelações interprofissionaisTrata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento de pesquisas, produção de conhecimento e formação na interface universidade e serviços de saúde, a partir do programa Pró-Ensino na Saúde (Capes Edital no 24/2010). Apresenta a educação problematizadora, a formação interprofissional, a educação permanente de professores e profissionais de saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais como mobilizadoras da formação profissional comprometida com o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente na valorização da integração universidade pública com serviços de saúde. As pesquisas desenvolvidas abordaram diferentes dimensões do ensino na Atenção Primária à Saúde, envolvendo práticas pedagógicas, formação e desenvolvimento docente, atuação do profissional de saúde como professor, inovações pedagógicas e questões relacionadas à prática do trabalho em saúde. Na riqueza e diversidade dos estudos, aponta-se fragilidade na relação orgânica entre universidade e atenção primária e observam-se inovações que caminham para a ruptura do ensino instituído.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501481Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0440info:eu-repo/semantics/openAccessBravo,Victória Ângela AdamiSantos,Lucas Cardoso dosCyrino,Eliana GoldfarbCyrino,Antônio de Pádua PithonVillardi,Marina LemosPinto,Tiago Rochapor2019-02-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000501481Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2019-02-05T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade |
title |
Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade |
spellingShingle |
Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade Bravo,Victória Ângela Adami Educação superior Atenção primária à saúde Relações interprofissionais |
title_short |
Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade |
title_full |
Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade |
title_fullStr |
Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade |
title_full_unstemmed |
Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade |
title_sort |
Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade |
author |
Bravo,Victória Ângela Adami |
author_facet |
Bravo,Victória Ângela Adami Santos,Lucas Cardoso dos Cyrino,Eliana Goldfarb Cyrino,Antônio de Pádua Pithon Villardi,Marina Lemos Pinto,Tiago Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Lucas Cardoso dos Cyrino,Eliana Goldfarb Cyrino,Antônio de Pádua Pithon Villardi,Marina Lemos Pinto,Tiago Rocha |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bravo,Victória Ângela Adami Santos,Lucas Cardoso dos Cyrino,Eliana Goldfarb Cyrino,Antônio de Pádua Pithon Villardi,Marina Lemos Pinto,Tiago Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Atenção primária à saúde Relações interprofissionais |
topic |
Educação superior Atenção primária à saúde Relações interprofissionais |
description |
Trata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento de pesquisas, produção de conhecimento e formação na interface universidade e serviços de saúde, a partir do programa Pró-Ensino na Saúde (Capes Edital no 24/2010). Apresenta a educação problematizadora, a formação interprofissional, a educação permanente de professores e profissionais de saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais como mobilizadoras da formação profissional comprometida com o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente na valorização da integração universidade pública com serviços de saúde. As pesquisas desenvolvidas abordaram diferentes dimensões do ensino na Atenção Primária à Saúde, envolvendo práticas pedagógicas, formação e desenvolvimento docente, atuação do profissional de saúde como professor, inovações pedagógicas e questões relacionadas à prática do trabalho em saúde. Na riqueza e diversidade dos estudos, aponta-se fragilidade na relação orgânica entre universidade e atenção primária e observam-se inovações que caminham para a ruptura do ensino instituído. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501481 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000501481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622017.0440 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.1 2018 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958523338784768 |