O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832004000200012 |
Resumo: | Realizou-se uma investigação sobre os currículos dos cursos de medicina veterinária pioneiros no país e do curso da Universidade do Estado de Santa Catarina, utilizando a análise de documentos como procedimento de coleta de dados. Identificaram-se três principais campos de atuação dentro da medicina veterinária, relacionados com as atividades práticas realizadas na profissão e que correspondem aos conteúdos curriculares dos cursos: clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e saúde pública, e zootecnia e produção animal. Foi articulada a relação entre essas áreas e a categoria epistemológica "estilo de pensamento" proposta por L. Fleck. A análise dos dados obtidos indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro dos cursos de Medicina Veterinária, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado em relação aos outros estilos de pensamento presentes na profissão. |
id |
UNESP-8_d32ed7a93bbca76822052042892e7333 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832004000200012 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de casoMedicina Veterináriacurrículoeducação veterináriaensino em saúdeestilo de pensamentoRealizou-se uma investigação sobre os currículos dos cursos de medicina veterinária pioneiros no país e do curso da Universidade do Estado de Santa Catarina, utilizando a análise de documentos como procedimento de coleta de dados. Identificaram-se três principais campos de atuação dentro da medicina veterinária, relacionados com as atividades práticas realizadas na profissão e que correspondem aos conteúdos curriculares dos cursos: clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e saúde pública, e zootecnia e produção animal. Foi articulada a relação entre essas áreas e a categoria epistemológica "estilo de pensamento" proposta por L. Fleck. A análise dos dados obtidos indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro dos cursos de Medicina Veterinária, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado em relação aos outros estilos de pensamento presentes na profissão.UNESP2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832004000200012Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.8 n.15 2004reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832004000200012info:eu-repo/semantics/openAccessPfuetzenreiter,Márcia ReginaZylbersztajn,Ardenpor2008-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832004000200012Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2008-09-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso |
title |
O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso |
spellingShingle |
O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso Pfuetzenreiter,Márcia Regina Medicina Veterinária currículo educação veterinária ensino em saúde estilo de pensamento |
title_short |
O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso |
title_full |
O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso |
title_fullStr |
O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso |
title_sort |
O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso |
author |
Pfuetzenreiter,Márcia Regina |
author_facet |
Pfuetzenreiter,Márcia Regina Zylbersztajn,Arden |
author_role |
author |
author2 |
Zylbersztajn,Arden |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pfuetzenreiter,Márcia Regina Zylbersztajn,Arden |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicina Veterinária currículo educação veterinária ensino em saúde estilo de pensamento |
topic |
Medicina Veterinária currículo educação veterinária ensino em saúde estilo de pensamento |
description |
Realizou-se uma investigação sobre os currículos dos cursos de medicina veterinária pioneiros no país e do curso da Universidade do Estado de Santa Catarina, utilizando a análise de documentos como procedimento de coleta de dados. Identificaram-se três principais campos de atuação dentro da medicina veterinária, relacionados com as atividades práticas realizadas na profissão e que correspondem aos conteúdos curriculares dos cursos: clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e saúde pública, e zootecnia e produção animal. Foi articulada a relação entre essas áreas e a categoria epistemológica "estilo de pensamento" proposta por L. Fleck. A análise dos dados obtidos indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro dos cursos de Medicina Veterinária, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado em relação aos outros estilos de pensamento presentes na profissão. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832004000200012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832004000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32832004000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.8 n.15 2004 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958517312618496 |