O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfuetzenreiter,Márcia Regina
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Zylbersztajn,Arden
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832004000200012
Resumo: Realizou-se uma investigação sobre os currículos dos cursos de medicina veterinária pioneiros no país e do curso da Universidade do Estado de Santa Catarina, utilizando a análise de documentos como procedimento de coleta de dados. Identificaram-se três principais campos de atuação dentro da medicina veterinária, relacionados com as atividades práticas realizadas na profissão e que correspondem aos conteúdos curriculares dos cursos: clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e saúde pública, e zootecnia e produção animal. Foi articulada a relação entre essas áreas e a categoria epistemológica "estilo de pensamento" proposta por L. Fleck. A análise dos dados obtidos indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro dos cursos de Medicina Veterinária, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado em relação aos outros estilos de pensamento presentes na profissão.
id UNESP-8_d32ed7a93bbca76822052042892e7333
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832004000200012
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de casoMedicina Veterináriacurrículoeducação veterináriaensino em saúdeestilo de pensamentoRealizou-se uma investigação sobre os currículos dos cursos de medicina veterinária pioneiros no país e do curso da Universidade do Estado de Santa Catarina, utilizando a análise de documentos como procedimento de coleta de dados. Identificaram-se três principais campos de atuação dentro da medicina veterinária, relacionados com as atividades práticas realizadas na profissão e que correspondem aos conteúdos curriculares dos cursos: clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e saúde pública, e zootecnia e produção animal. Foi articulada a relação entre essas áreas e a categoria epistemológica "estilo de pensamento" proposta por L. Fleck. A análise dos dados obtidos indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro dos cursos de Medicina Veterinária, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado em relação aos outros estilos de pensamento presentes na profissão.UNESP2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832004000200012Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.8 n.15 2004reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832004000200012info:eu-repo/semantics/openAccessPfuetzenreiter,Márcia ReginaZylbersztajn,Ardenpor2008-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832004000200012Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2008-09-15T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso
title O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso
spellingShingle O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso
Pfuetzenreiter,Márcia Regina
Medicina Veterinária
currículo
educação veterinária
ensino em saúde
estilo de pensamento
title_short O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso
title_full O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso
title_fullStr O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso
title_full_unstemmed O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso
title_sort O ensino de saúde e os currículos dos cursos de medicina veterinária: um estudo de caso
author Pfuetzenreiter,Márcia Regina
author_facet Pfuetzenreiter,Márcia Regina
Zylbersztajn,Arden
author_role author
author2 Zylbersztajn,Arden
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pfuetzenreiter,Márcia Regina
Zylbersztajn,Arden
dc.subject.por.fl_str_mv Medicina Veterinária
currículo
educação veterinária
ensino em saúde
estilo de pensamento
topic Medicina Veterinária
currículo
educação veterinária
ensino em saúde
estilo de pensamento
description Realizou-se uma investigação sobre os currículos dos cursos de medicina veterinária pioneiros no país e do curso da Universidade do Estado de Santa Catarina, utilizando a análise de documentos como procedimento de coleta de dados. Identificaram-se três principais campos de atuação dentro da medicina veterinária, relacionados com as atividades práticas realizadas na profissão e que correspondem aos conteúdos curriculares dos cursos: clínica veterinária, medicina veterinária preventiva e saúde pública, e zootecnia e produção animal. Foi articulada a relação entre essas áreas e a categoria epistemológica "estilo de pensamento" proposta por L. Fleck. A análise dos dados obtidos indicou que as concepções de natureza social e preventiva recebem pouco destaque dentro dos cursos de Medicina Veterinária, o que faz com que o estilo de pensamento da Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública seja pouco enfatizado em relação aos outros estilos de pensamento presentes na profissão.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832004000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832004000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832004000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.8 n.15 2004
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958517312618496