Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100159 |
Resumo: | A atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde (SUS) envolve atividades de alimentação e nutrição em políticas e programas institucionais, de atenção básica e vigilância sanitária, prevendo desenvolver competências gerais e específicas na formação acadêmica, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Partindo-se da análise de um projeto pedagógico de curso (PPC), refletiu-se sobre a formação do nutricionista e o seu alinhamento com as diretrizes que regem a profissão e sua atuação no SUS. Foram selecionadas e submetidas à análise de conteúdo, que revelou lacunas relacionadas à presença ou não de determinados conteúdos nas ementas, 15 disciplinas do campo da Saúde Coletiva. As competências “liderança” e “educação permanente” não foram identificadas no PPC, embora necessárias à formação do nutricionista. Em conclusão, os elementos apresentados poderão nortear os currículos de Nutrição, com foco em uma formação para atuação no SUS. |
id |
UNESP-8_d4dcb1627dcfbc4fb3b05053b92b27d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832016000100159 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS)Projeto pedagógicoNutriçãoCompetênciasDiretrizes CurricularesA atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde (SUS) envolve atividades de alimentação e nutrição em políticas e programas institucionais, de atenção básica e vigilância sanitária, prevendo desenvolver competências gerais e específicas na formação acadêmica, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Partindo-se da análise de um projeto pedagógico de curso (PPC), refletiu-se sobre a formação do nutricionista e o seu alinhamento com as diretrizes que regem a profissão e sua atuação no SUS. Foram selecionadas e submetidas à análise de conteúdo, que revelou lacunas relacionadas à presença ou não de determinados conteúdos nas ementas, 15 disciplinas do campo da Saúde Coletiva. As competências “liderança” e “educação permanente” não foram identificadas no PPC, embora necessárias à formação do nutricionista. Em conclusão, os elementos apresentados poderão nortear os currículos de Nutrição, com foco em uma formação para atuação no SUS.UNESP2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100159Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.56 2016reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.1336info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Cristina Garcia LopesMartinez,Maria Reginapor2015-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832016000100159Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-12-02T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title |
Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) |
spellingShingle |
Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) Alves,Cristina Garcia Lopes Projeto pedagógico Nutrição Competências Diretrizes Curriculares |
title_short |
Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_full |
Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_fullStr |
Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_full_unstemmed |
Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) |
title_sort |
Lacunas entre a formação do nutricionista e o perfil de competências para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) |
author |
Alves,Cristina Garcia Lopes |
author_facet |
Alves,Cristina Garcia Lopes Martinez,Maria Regina |
author_role |
author |
author2 |
Martinez,Maria Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves,Cristina Garcia Lopes Martinez,Maria Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico Nutrição Competências Diretrizes Curriculares |
topic |
Projeto pedagógico Nutrição Competências Diretrizes Curriculares |
description |
A atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde (SUS) envolve atividades de alimentação e nutrição em políticas e programas institucionais, de atenção básica e vigilância sanitária, prevendo desenvolver competências gerais e específicas na formação acadêmica, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Partindo-se da análise de um projeto pedagógico de curso (PPC), refletiu-se sobre a formação do nutricionista e o seu alinhamento com as diretrizes que regem a profissão e sua atuação no SUS. Foram selecionadas e submetidas à análise de conteúdo, que revelou lacunas relacionadas à presença ou não de determinados conteúdos nas ementas, 15 disciplinas do campo da Saúde Coletiva. As competências “liderança” e “educação permanente” não foram identificadas no PPC, embora necessárias à formação do nutricionista. Em conclusão, os elementos apresentados poderão nortear os currículos de Nutrição, com foco em uma formação para atuação no SUS. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100159 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000100159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.1336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.20 n.56 2016 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521462882304 |