Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000400723 |
Resumo: | Atualmente, a violência envolvendo adolescentes configura-se como um problema de saúde pública presente em diferentes espaços sociais, inclusive na escola. Este estudo tem como objetivo descrever e analisar o processo de enfrentamento da violência escolar na perspectiva dos diferentes atores de uma comunidade escolar. Participaram do estudo 27 atores, entre: gestores, professores, alunos, auxiliares de serviços gerais e pais de alunos de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por intermédio de análise de conteúdo depois de transcritas. Identifica-se que os procedimentos adotados na escola, em casos de violência, pelos diferentes atores, expressam as dificuldades e as estratégias relacionadas às experiências e aos papéis desempenhados por cada um. Aponta-se a potencialidade da construção e fortalecimento do diálogo entre os diferentes atores da comunidade escolar e de uma rede de enfrentamento intersetorial. |
id |
UNESP-8_d6e1ba58061607202ed86a5dce40663b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832014000400723 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atoresViolênciaSaúde escolarAdolescenteAção intersetorialAtualmente, a violência envolvendo adolescentes configura-se como um problema de saúde pública presente em diferentes espaços sociais, inclusive na escola. Este estudo tem como objetivo descrever e analisar o processo de enfrentamento da violência escolar na perspectiva dos diferentes atores de uma comunidade escolar. Participaram do estudo 27 atores, entre: gestores, professores, alunos, auxiliares de serviços gerais e pais de alunos de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por intermédio de análise de conteúdo depois de transcritas. Identifica-se que os procedimentos adotados na escola, em casos de violência, pelos diferentes atores, expressam as dificuldades e as estratégias relacionadas às experiências e aos papéis desempenhados por cada um. Aponta-se a potencialidade da construção e fortalecimento do diálogo entre os diferentes atores da comunidade escolar e de uma rede de enfrentamento intersetorial.UNESP2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000400723Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.51 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622013.0882info:eu-repo/semantics/openAccessKappel,Verônica BorgesGontijo,Daniela TavaresMedeiros,MarceloMonteiro,Estela Maria Leite Meirellespor2014-11-19T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000400723Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2014-11-19T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores |
title |
Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores |
spellingShingle |
Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores Kappel,Verônica Borges Violência Saúde escolar Adolescente Ação intersetorial |
title_short |
Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores |
title_full |
Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores |
title_fullStr |
Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores |
title_full_unstemmed |
Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores |
title_sort |
Enfrentamento da violência no ambiente escolar na perspectiva dos diferentes atores |
author |
Kappel,Verônica Borges |
author_facet |
Kappel,Verônica Borges Gontijo,Daniela Tavares Medeiros,Marcelo Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo,Daniela Tavares Medeiros,Marcelo Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kappel,Verônica Borges Gontijo,Daniela Tavares Medeiros,Marcelo Monteiro,Estela Maria Leite Meirelles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Saúde escolar Adolescente Ação intersetorial |
topic |
Violência Saúde escolar Adolescente Ação intersetorial |
description |
Atualmente, a violência envolvendo adolescentes configura-se como um problema de saúde pública presente em diferentes espaços sociais, inclusive na escola. Este estudo tem como objetivo descrever e analisar o processo de enfrentamento da violência escolar na perspectiva dos diferentes atores de uma comunidade escolar. Participaram do estudo 27 atores, entre: gestores, professores, alunos, auxiliares de serviços gerais e pais de alunos de uma escola pública. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por intermédio de análise de conteúdo depois de transcritas. Identifica-se que os procedimentos adotados na escola, em casos de violência, pelos diferentes atores, expressam as dificuldades e as estratégias relacionadas às experiências e aos papéis desempenhados por cada um. Aponta-se a potencialidade da construção e fortalecimento do diálogo entre os diferentes atores da comunidade escolar e de uma rede de enfrentamento intersetorial. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000400723 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000400723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622013.0882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.51 2014 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958520646041600 |