O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores,Eliane Teixeira Leite
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza,Diogo Onofre Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100197
Resumo: A desnaturalização de práticas de ensino tradicionais e a subjetivação do cuidado na formação conectam a Odontologia às ciências humanas e sociais ao transversalizar o conhecimento pela problematização das políticas públicas. O potencial intervencionista do diário o torna importante ferramenta de pesquisa pelas narrativas de experiências. A escrita intensifica a cognição-inventiva ao dar visibilidade e enunciação a alguns pontos estratégicos de aprendizagem que produzem afetações nos encontros do cotidiano acadêmico. As releituras dos diários potencializam o ensino/aprendizagem pela análise de implicação dos estudantes e professores com a clínica, a sociedade e a produção de subjetividade da saúde como um bem comum. As narrativas enunciam o interesse dos estudantes de participar do trabalho nos serviços públicos de saúde, que utilizam comumente como usuários. A cartografia produz conhecimento ao conectar o ensino de graduação com a pós-graduação.
id UNESP-8_e5d89d55cd12ac3f459b04a5d068961c
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832014000100197
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em OdontologiaDiáriosCartografiaEnsinoOdontologiaA desnaturalização de práticas de ensino tradicionais e a subjetivação do cuidado na formação conectam a Odontologia às ciências humanas e sociais ao transversalizar o conhecimento pela problematização das políticas públicas. O potencial intervencionista do diário o torna importante ferramenta de pesquisa pelas narrativas de experiências. A escrita intensifica a cognição-inventiva ao dar visibilidade e enunciação a alguns pontos estratégicos de aprendizagem que produzem afetações nos encontros do cotidiano acadêmico. As releituras dos diários potencializam o ensino/aprendizagem pela análise de implicação dos estudantes e professores com a clínica, a sociedade e a produção de subjetividade da saúde como um bem comum. As narrativas enunciam o interesse dos estudantes de participar do trabalho nos serviços públicos de saúde, que utilizam comumente como usuários. A cartografia produz conhecimento ao conectar o ensino de graduação com a pós-graduação.UNESP2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100197Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.48 2014reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622012.3879info:eu-repo/semantics/openAccessFlores,Eliane Teixeira LeiteSouza,Diogo Onofre Gomes depor2014-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832014000100197Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2014-10-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em Odontologia
title O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em Odontologia
spellingShingle O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em Odontologia
Flores,Eliane Teixeira Leite
Diários
Cartografia
Ensino
Odontologia
title_short O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em Odontologia
title_full O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em Odontologia
title_fullStr O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em Odontologia
title_full_unstemmed O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em Odontologia
title_sort O uso do diário como dispositivo cartográfico na formação em Odontologia
author Flores,Eliane Teixeira Leite
author_facet Flores,Eliane Teixeira Leite
Souza,Diogo Onofre Gomes de
author_role author
author2 Souza,Diogo Onofre Gomes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores,Eliane Teixeira Leite
Souza,Diogo Onofre Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Diários
Cartografia
Ensino
Odontologia
topic Diários
Cartografia
Ensino
Odontologia
description A desnaturalização de práticas de ensino tradicionais e a subjetivação do cuidado na formação conectam a Odontologia às ciências humanas e sociais ao transversalizar o conhecimento pela problematização das políticas públicas. O potencial intervencionista do diário o torna importante ferramenta de pesquisa pelas narrativas de experiências. A escrita intensifica a cognição-inventiva ao dar visibilidade e enunciação a alguns pontos estratégicos de aprendizagem que produzem afetações nos encontros do cotidiano acadêmico. As releituras dos diários potencializam o ensino/aprendizagem pela análise de implicação dos estudantes e professores com a clínica, a sociedade e a produção de subjetividade da saúde como um bem comum. As narrativas enunciam o interesse dos estudantes de participar do trabalho nos serviços públicos de saúde, que utilizam comumente como usuários. A cartografia produz conhecimento ao conectar o ensino de graduação com a pós-graduação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100197
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000100197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622012.3879
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.18 n.48 2014
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958520345100288