Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petta,Helena Lemos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ayres,José Ricardo de Mesquita, Teixeira,Ricardo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100413
Resumo: A grande mídia exerce considerável influência em como as pessoas apreendem as questões de saúde, impactando suas práticas cotidianas. A Saúde Coletiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) e, em particular, a Atenção Primária à Saúde (APS) encontram ainda reduzido espaço nesse âmbito. Buscando preencher essa lacuna foi produzida a série médica televisiva “Unidade Básica”, transmitida em 2016. O presente estudo investiga limites e potencialidades no diálogo entre a Saúde Coletiva e a comunicação na grande mídia, tomando como base a produção de “Unidade Básica”. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter compreensivo-interpretativo, sendo a primeira autora uma observadora participante. O material empírico foi interpretado à luz de conceitos considerados estratégicos para a Atenção Primária (AP) e a Saúde Coletiva. Observou-se que alguns conceitos foram potencializados no processo de criação da série, enquanto alguns se mostraram especialmente desafiadores para a comunicação, em particular o conceito de integralidade.
id UNESP-8_f5c15e3e28377b373940e07ac9378303
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000100413
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”Atenção Primária à SaúdeComunicação em saúdeMídia audiovisualMeios de comunicaçãoIntegralidade em saúdeA grande mídia exerce considerável influência em como as pessoas apreendem as questões de saúde, impactando suas práticas cotidianas. A Saúde Coletiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) e, em particular, a Atenção Primária à Saúde (APS) encontram ainda reduzido espaço nesse âmbito. Buscando preencher essa lacuna foi produzida a série médica televisiva “Unidade Básica”, transmitida em 2016. O presente estudo investiga limites e potencialidades no diálogo entre a Saúde Coletiva e a comunicação na grande mídia, tomando como base a produção de “Unidade Básica”. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter compreensivo-interpretativo, sendo a primeira autora uma observadora participante. O material empírico foi interpretado à luz de conceitos considerados estratégicos para a Atenção Primária (AP) e a Saúde Coletiva. Observou-se que alguns conceitos foram potencializados no processo de criação da série, enquanto alguns se mostraram especialmente desafiadores para a comunicação, em particular o conceito de integralidade.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100413Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200607info:eu-repo/semantics/openAccessPetta,Helena LemosAyres,José Ricardo de MesquitaTeixeira,Ricardo Rodriguespor2021-08-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000100413Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-08-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”
title Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”
spellingShingle Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”
Petta,Helena Lemos
Atenção Primária à Saúde
Comunicação em saúde
Mídia audiovisual
Meios de comunicação
Integralidade em saúde
title_short Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”
title_full Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”
title_fullStr Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”
title_full_unstemmed Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”
title_sort Grande mídia e comunicação sobre Saúde Coletiva e Atenção Primária: o desafio da produção da série televisiva “Unidade Básica”
author Petta,Helena Lemos
author_facet Petta,Helena Lemos
Ayres,José Ricardo de Mesquita
Teixeira,Ricardo Rodrigues
author_role author
author2 Ayres,José Ricardo de Mesquita
Teixeira,Ricardo Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petta,Helena Lemos
Ayres,José Ricardo de Mesquita
Teixeira,Ricardo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária à Saúde
Comunicação em saúde
Mídia audiovisual
Meios de comunicação
Integralidade em saúde
topic Atenção Primária à Saúde
Comunicação em saúde
Mídia audiovisual
Meios de comunicação
Integralidade em saúde
description A grande mídia exerce considerável influência em como as pessoas apreendem as questões de saúde, impactando suas práticas cotidianas. A Saúde Coletiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) e, em particular, a Atenção Primária à Saúde (APS) encontram ainda reduzido espaço nesse âmbito. Buscando preencher essa lacuna foi produzida a série médica televisiva “Unidade Básica”, transmitida em 2016. O presente estudo investiga limites e potencialidades no diálogo entre a Saúde Coletiva e a comunicação na grande mídia, tomando como base a produção de “Unidade Básica”. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter compreensivo-interpretativo, sendo a primeira autora uma observadora participante. O material empírico foi interpretado à luz de conceitos considerados estratégicos para a Atenção Primária (AP) e a Saúde Coletiva. Observou-se que alguns conceitos foram potencializados no processo de criação da série, enquanto alguns se mostraram especialmente desafiadores para a comunicação, em particular o conceito de integralidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100413
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.200607
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524979806208