Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nespoli,Grasiele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paro,César Augusto, Lima,Luanda de Oliveira, Silva,Cassiana Rodrigues Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100150
Resumo: Trata-se de um ensaio que analisa como a filosofia de Paulo Freire, apropriada pelos autores da Educação Popular em Saúde (EPS), possibilita uma ressignificação do cuidado. Em diálogo com a literatura sobre o tema, partimos de uma reflexão sobre noções que fundamentam a ontologia freiriana, como a valorização dos saberes e culturas populares, o diálogo, o respeito e a amorosidade, para, em seguida, buscar nas produções sobre EPS a compreensão de cuidado, seus pressupostos e caminhos para enfrentar a hegemonia da biomedicina, concepção que situa o cuidado como um conjunto de procedimentos técnicos centrado na doença. A análise aponta o cuidado como um ato político que, por diferentes vias, deve estar comprometido com a construção do mundo, o que implica a construção de uma vida autêntica capaz de superar a opressão.
id UNESP-8_faab1cc21d134bda15536af2548a289e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832020000100150
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em SaúdeCuidadoEducação popularPaulo FreireOntologiaPráticas em saúdeTrata-se de um ensaio que analisa como a filosofia de Paulo Freire, apropriada pelos autores da Educação Popular em Saúde (EPS), possibilita uma ressignificação do cuidado. Em diálogo com a literatura sobre o tema, partimos de uma reflexão sobre noções que fundamentam a ontologia freiriana, como a valorização dos saberes e culturas populares, o diálogo, o respeito e a amorosidade, para, em seguida, buscar nas produções sobre EPS a compreensão de cuidado, seus pressupostos e caminhos para enfrentar a hegemonia da biomedicina, concepção que situa o cuidado como um conjunto de procedimentos técnicos centrado na doença. A análise aponta o cuidado como um ato político que, por diferentes vias, deve estar comprometido com a construção do mundo, o que implica a construção de uma vida autêntica capaz de superar a opressão.UNESP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100150Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.200149info:eu-repo/semantics/openAccessNespoli,GrasieleParo,César AugustoLima,Luanda de OliveiraSilva,Cassiana Rodrigues Alvespor2020-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832020000100150Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2020-11-27T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde
title Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde
spellingShingle Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde
Nespoli,Grasiele
Cuidado
Educação popular
Paulo Freire
Ontologia
Práticas em saúde
title_short Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde
title_full Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde
title_fullStr Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde
title_full_unstemmed Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde
title_sort Por uma pedagogia do cuidado: reflexões e apontamentos com base na Educação Popular em Saúde
author Nespoli,Grasiele
author_facet Nespoli,Grasiele
Paro,César Augusto
Lima,Luanda de Oliveira
Silva,Cassiana Rodrigues Alves
author_role author
author2 Paro,César Augusto
Lima,Luanda de Oliveira
Silva,Cassiana Rodrigues Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nespoli,Grasiele
Paro,César Augusto
Lima,Luanda de Oliveira
Silva,Cassiana Rodrigues Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado
Educação popular
Paulo Freire
Ontologia
Práticas em saúde
topic Cuidado
Educação popular
Paulo Freire
Ontologia
Práticas em saúde
description Trata-se de um ensaio que analisa como a filosofia de Paulo Freire, apropriada pelos autores da Educação Popular em Saúde (EPS), possibilita uma ressignificação do cuidado. Em diálogo com a literatura sobre o tema, partimos de uma reflexão sobre noções que fundamentam a ontologia freiriana, como a valorização dos saberes e culturas populares, o diálogo, o respeito e a amorosidade, para, em seguida, buscar nas produções sobre EPS a compreensão de cuidado, seus pressupostos e caminhos para enfrentar a hegemonia da biomedicina, concepção que situa o cuidado como um conjunto de procedimentos técnicos centrado na doença. A análise aponta o cuidado como um ato político que, por diferentes vias, deve estar comprometido com a construção do mundo, o que implica a construção de uma vida autêntica capaz de superar a opressão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100150
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.200149
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.24 2020
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958524147236864