O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200505 |
Resumo: | O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) é uma política indutora que fomenta o aprendizado por vivências problematizadoras nos locais de trabalho em saúde com foco na interprofissionalidade. O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva docente. Desenvolver o PET-Saúde com estudantes, preceptores, equipes dos serviços e usuários demandou (re)descobrir possibilidades das tecnologias de informação e comunicação e o aprendizado da produção de “novas presenças” sem desistir da ação coletiva, participativa e composta pelos diferentes saberes. Apreendeu-se o desenvolvimento de competências como escuta qualificada para resolução de conflitos, comunicação interprofissional e liderança colaborativa. Este PET-Saúde mostrou-se um disparador na formação em saúde, conectando universidade, rede de saúde e comunidade; e contribuindo para o desenvolvimento de competências colaborativas e um espaço de acolhimento para as situações vivenciadas. |
id |
UNESP-8_fabd1ff3563871e2a489b9061499d42f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832021000200505 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentesEducação interprofissional em saúdePET-Saúde InterprofissionalidadePráticas colaborativasTrabalho em equipeAcolhimentoO Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) é uma política indutora que fomenta o aprendizado por vivências problematizadoras nos locais de trabalho em saúde com foco na interprofissionalidade. O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva docente. Desenvolver o PET-Saúde com estudantes, preceptores, equipes dos serviços e usuários demandou (re)descobrir possibilidades das tecnologias de informação e comunicação e o aprendizado da produção de “novas presenças” sem desistir da ação coletiva, participativa e composta pelos diferentes saberes. Apreendeu-se o desenvolvimento de competências como escuta qualificada para resolução de conflitos, comunicação interprofissional e liderança colaborativa. Este PET-Saúde mostrou-se um disparador na formação em saúde, conectando universidade, rede de saúde e comunidade; e contribuindo para o desenvolvimento de competências colaborativas e um espaço de acolhimento para as situações vivenciadas.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200505Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210153info:eu-repo/semantics/openAccessChriguer,Rosangela SoaresAveiro,Mariana ChavesBatista,Sylvia Helena Souza da SilvaGarbus,Rafaela Barroso de Souza Costapor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000200505Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-12-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes |
title |
O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes |
spellingShingle |
O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes Chriguer,Rosangela Soares Educação interprofissional em saúde PET-Saúde Interprofissionalidade Práticas colaborativas Trabalho em equipe Acolhimento |
title_short |
O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes |
title_full |
O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes |
title_fullStr |
O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes |
title_full_unstemmed |
O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes |
title_sort |
O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes |
author |
Chriguer,Rosangela Soares |
author_facet |
Chriguer,Rosangela Soares Aveiro,Mariana Chaves Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Garbus,Rafaela Barroso de Souza Costa |
author_role |
author |
author2 |
Aveiro,Mariana Chaves Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Garbus,Rafaela Barroso de Souza Costa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chriguer,Rosangela Soares Aveiro,Mariana Chaves Batista,Sylvia Helena Souza da Silva Garbus,Rafaela Barroso de Souza Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação interprofissional em saúde PET-Saúde Interprofissionalidade Práticas colaborativas Trabalho em equipe Acolhimento |
topic |
Educação interprofissional em saúde PET-Saúde Interprofissionalidade Práticas colaborativas Trabalho em equipe Acolhimento |
description |
O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) é uma política indutora que fomenta o aprendizado por vivências problematizadoras nos locais de trabalho em saúde com foco na interprofissionalidade. O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva docente. Desenvolver o PET-Saúde com estudantes, preceptores, equipes dos serviços e usuários demandou (re)descobrir possibilidades das tecnologias de informação e comunicação e o aprendizado da produção de “novas presenças” sem desistir da ação coletiva, participativa e composta pelos diferentes saberes. Apreendeu-se o desenvolvimento de competências como escuta qualificada para resolução de conflitos, comunicação interprofissional e liderança colaborativa. Este PET-Saúde mostrou-se um disparador na formação em saúde, conectando universidade, rede de saúde e comunidade; e contribuindo para o desenvolvimento de competências colaborativas e um espaço de acolhimento para as situações vivenciadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200505 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/interface.210153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958525041672192 |