O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chriguer,Rosangela Soares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Aveiro,Mariana Chaves, Batista,Sylvia Helena Souza da Silva, Garbus,Rafaela Barroso de Souza Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200505
Resumo: O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) é uma política indutora que fomenta o aprendizado por vivências problematizadoras nos locais de trabalho em saúde com foco na interprofissionalidade. O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva docente. Desenvolver o PET-Saúde com estudantes, preceptores, equipes dos serviços e usuários demandou (re)descobrir possibilidades das tecnologias de informação e comunicação e o aprendizado da produção de “novas presenças” sem desistir da ação coletiva, participativa e composta pelos diferentes saberes. Apreendeu-se o desenvolvimento de competências como escuta qualificada para resolução de conflitos, comunicação interprofissional e liderança colaborativa. Este PET-Saúde mostrou-se um disparador na formação em saúde, conectando universidade, rede de saúde e comunidade; e contribuindo para o desenvolvimento de competências colaborativas e um espaço de acolhimento para as situações vivenciadas.
id UNESP-8_fabd1ff3563871e2a489b9061499d42f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832021000200505
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentesEducação interprofissional em saúdePET-Saúde InterprofissionalidadePráticas colaborativasTrabalho em equipeAcolhimentoO Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) é uma política indutora que fomenta o aprendizado por vivências problematizadoras nos locais de trabalho em saúde com foco na interprofissionalidade. O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva docente. Desenvolver o PET-Saúde com estudantes, preceptores, equipes dos serviços e usuários demandou (re)descobrir possibilidades das tecnologias de informação e comunicação e o aprendizado da produção de “novas presenças” sem desistir da ação coletiva, participativa e composta pelos diferentes saberes. Apreendeu-se o desenvolvimento de competências como escuta qualificada para resolução de conflitos, comunicação interprofissional e liderança colaborativa. Este PET-Saúde mostrou-se um disparador na formação em saúde, conectando universidade, rede de saúde e comunidade; e contribuindo para o desenvolvimento de competências colaborativas e um espaço de acolhimento para as situações vivenciadas.UNESP2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200505Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/interface.210153info:eu-repo/semantics/openAccessChriguer,Rosangela SoaresAveiro,Mariana ChavesBatista,Sylvia Helena Souza da SilvaGarbus,Rafaela Barroso de Souza Costapor2021-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832021000200505Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2021-12-01T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes
title O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes
spellingShingle O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes
Chriguer,Rosangela Soares
Educação interprofissional em saúde
PET-Saúde Interprofissionalidade
Práticas colaborativas
Trabalho em equipe
Acolhimento
title_short O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes
title_full O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes
title_fullStr O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes
title_full_unstemmed O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes
title_sort O PET-Saúde Interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: perspectivas docentes
author Chriguer,Rosangela Soares
author_facet Chriguer,Rosangela Soares
Aveiro,Mariana Chaves
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Garbus,Rafaela Barroso de Souza Costa
author_role author
author2 Aveiro,Mariana Chaves
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Garbus,Rafaela Barroso de Souza Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chriguer,Rosangela Soares
Aveiro,Mariana Chaves
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Garbus,Rafaela Barroso de Souza Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação interprofissional em saúde
PET-Saúde Interprofissionalidade
Práticas colaborativas
Trabalho em equipe
Acolhimento
topic Educação interprofissional em saúde
PET-Saúde Interprofissionalidade
Práticas colaborativas
Trabalho em equipe
Acolhimento
description O Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) é uma política indutora que fomenta o aprendizado por vivências problematizadoras nos locais de trabalho em saúde com foco na interprofissionalidade. O objetivo do presente trabalho foi relatar a experiência do PET-Saúde Interprofissionalidade durante a pandemia de Covid-19, na perspectiva docente. Desenvolver o PET-Saúde com estudantes, preceptores, equipes dos serviços e usuários demandou (re)descobrir possibilidades das tecnologias de informação e comunicação e o aprendizado da produção de “novas presenças” sem desistir da ação coletiva, participativa e composta pelos diferentes saberes. Apreendeu-se o desenvolvimento de competências como escuta qualificada para resolução de conflitos, comunicação interprofissional e liderança colaborativa. Este PET-Saúde mostrou-se um disparador na formação em saúde, conectando universidade, rede de saúde e comunidade; e contribuindo para o desenvolvimento de competências colaborativas e um espaço de acolhimento para as situações vivenciadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200505
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000200505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/interface.210153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.25 suppl.1 2021
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958525041672192