Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Marina de Castro Nascimento
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bellodi,Patrícia Lacerda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200016
Resumo: A tutoria, na modalidade mentoring, tem sido adotada nas escolas médicas como estratégia para oferecer suporte pessoal e estimular o desenvolvimento profissional do futuro médico. O tutor, com papel de mentor, elemento crucial desta relação arquetípica, é pouco estudado em seu desenvolvimento pessoal. Este estudo buscou compreender as motivações de um grupo de tutores e identificar as possíveis transformações ocorridas ao longo do tempo. A investigação consistiu em um estudo qualitativo em que foram entrevistados 14 tutores de um Programa de Tutoria de uma Faculdade de Medicina. Há, entre os tutores, um desejo de restabelecer a antiga, significativa e próxima relação do mestre com o seu discípulo. Simbolicamente, buscam estar em contato com o seu "aluno interno ferido", e dele cuidar. Nessa jornada, podem - mas não necessariamente isso acontece a todos - transformar e ser transformados pelo outro.
id UNESP-8_fadc56286b5077abae04a4c14764103f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832012000200016
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornadaTutoriaMentoringTutorPsicologia analíticaEducação médicaA tutoria, na modalidade mentoring, tem sido adotada nas escolas médicas como estratégia para oferecer suporte pessoal e estimular o desenvolvimento profissional do futuro médico. O tutor, com papel de mentor, elemento crucial desta relação arquetípica, é pouco estudado em seu desenvolvimento pessoal. Este estudo buscou compreender as motivações de um grupo de tutores e identificar as possíveis transformações ocorridas ao longo do tempo. A investigação consistiu em um estudo qualitativo em que foram entrevistados 14 tutores de um Programa de Tutoria de uma Faculdade de Medicina. Há, entre os tutores, um desejo de restabelecer a antiga, significativa e próxima relação do mestre com o seu discípulo. Simbolicamente, buscam estar em contato com o seu "aluno interno ferido", e dele cuidar. Nessa jornada, podem - mas não necessariamente isso acontece a todos - transformar e ser transformados pelo outro.UNESP2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200016Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.41 2012reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32832012005000025info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Marina de Castro NascimentoBellodi,Patrícia Lacerdapor2012-07-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832012000200016Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2012-07-16T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada
title Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada
spellingShingle Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada
Gonçalves,Marina de Castro Nascimento
Tutoria
Mentoring
Tutor
Psicologia analítica
Educação médica
title_short Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada
title_full Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada
title_fullStr Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada
title_full_unstemmed Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada
title_sort Ser mentor em medicina: uma visão arquetípica das motivações e transformações na jornada
author Gonçalves,Marina de Castro Nascimento
author_facet Gonçalves,Marina de Castro Nascimento
Bellodi,Patrícia Lacerda
author_role author
author2 Bellodi,Patrícia Lacerda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Marina de Castro Nascimento
Bellodi,Patrícia Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Mentoring
Tutor
Psicologia analítica
Educação médica
topic Tutoria
Mentoring
Tutor
Psicologia analítica
Educação médica
description A tutoria, na modalidade mentoring, tem sido adotada nas escolas médicas como estratégia para oferecer suporte pessoal e estimular o desenvolvimento profissional do futuro médico. O tutor, com papel de mentor, elemento crucial desta relação arquetípica, é pouco estudado em seu desenvolvimento pessoal. Este estudo buscou compreender as motivações de um grupo de tutores e identificar as possíveis transformações ocorridas ao longo do tempo. A investigação consistiu em um estudo qualitativo em que foram entrevistados 14 tutores de um Programa de Tutoria de uma Faculdade de Medicina. Há, entre os tutores, um desejo de restabelecer a antiga, significativa e próxima relação do mestre com o seu discípulo. Simbolicamente, buscam estar em contato com o seu "aluno interno ferido", e dele cuidar. Nessa jornada, podem - mas não necessariamente isso acontece a todos - transformar e ser transformados pelo outro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32832012005000025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.16 n.41 2012
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958519906795520