A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5439 |
Resumo: | Esta pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa que tem como problema central investigar como ações desenvolvidas em projetos de extensão interferem na formação acadêmica, profissional e pessoal de universitários. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS. Os sujeitos da pesquisa são 6 estudantes, todos integrantes de projetos de e de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e a análise dos dados coletados foi feita através da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em três categorias: A importância de conhecer e fazer Extensão Universitária; O positivo e o negativo nas formações acadêmica, profissional e pessoal; Aprendizados conquistados. Ao final do trabalho, observou-se que os estudantes entrevistados consideram que fazer extensão universitária é importante, pois há preocupação em enfrentar o mercado de trabalho já com a preparação prática que a atividade de extensão possibilita. Nesta pesquisa, confirmou-se a hipótese de que estudantes que fazem uma experiência em projetos de extensão, tendo como base uma prática concreta e social, acrescentam maiores conhecimentos à sua área de formação. |
id |
UNESPAR_0d21b5aa1501d15e3555e712d7185d26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5439 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de casoEsta pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa que tem como problema central investigar como ações desenvolvidas em projetos de extensão interferem na formação acadêmica, profissional e pessoal de universitários. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS. Os sujeitos da pesquisa são 6 estudantes, todos integrantes de projetos de e de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e a análise dos dados coletados foi feita através da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em três categorias: A importância de conhecer e fazer Extensão Universitária; O positivo e o negativo nas formações acadêmica, profissional e pessoal; Aprendizados conquistados. Ao final do trabalho, observou-se que os estudantes entrevistados consideram que fazer extensão universitária é importante, pois há preocupação em enfrentar o mercado de trabalho já com a preparação prática que a atividade de extensão possibilita. Nesta pesquisa, confirmou-se a hipótese de que estudantes que fazem uma experiência em projetos de extensão, tendo como base uma prática concreta e social, acrescentam maiores conhecimentos à sua área de formação.Universidade Estadual do Paraná2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/543910.33871/nupem.v7i12.260Revista NUPEM; Vol. 7 No. 12 (2015): Dossiê: As instituições de ensino superior regionais; 193-207Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 12 (2015): Dossiê: As instituições de ensino superior regionais; 193-207Revista NUPEM; v. 7 n. 12 (2015): Dossiê: As instituições de ensino superior regionais; 193-2072176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5439/3467Copyright (c) 2017 Silvana Neumann Martins, Viviane Maria Theves Eckhardt, Natalia de Alencastro Valandro, Janaína da Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Silvana NeumannEckhardt, Viviane Maria ThevesValandro, Natalia de AlencastroCosta, Janaína da2022-06-02T22:08:20Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5439Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:20Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso |
title |
A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso |
spellingShingle |
A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso Martins, Silvana Neumann |
title_short |
A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso |
title_full |
A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso |
title_fullStr |
A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso |
title_sort |
A contribuição da extensão na formação de universitários: um estudo de caso |
author |
Martins, Silvana Neumann |
author_facet |
Martins, Silvana Neumann Eckhardt, Viviane Maria Theves Valandro, Natalia de Alencastro Costa, Janaína da |
author_role |
author |
author2 |
Eckhardt, Viviane Maria Theves Valandro, Natalia de Alencastro Costa, Janaína da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Silvana Neumann Eckhardt, Viviane Maria Theves Valandro, Natalia de Alencastro Costa, Janaína da |
description |
Esta pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa que tem como problema central investigar como ações desenvolvidas em projetos de extensão interferem na formação acadêmica, profissional e pessoal de universitários. O campo empírico da investigação é o Centro Universitário UNIVATES, localizado em Lajeado, RS. Os sujeitos da pesquisa são 6 estudantes, todos integrantes de projetos de e de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada e a análise dos dados coletados foi feita através da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2009). Os resultados que emergiram da pesquisa foram agrupados em três categorias: A importância de conhecer e fazer Extensão Universitária; O positivo e o negativo nas formações acadêmica, profissional e pessoal; Aprendizados conquistados. Ao final do trabalho, observou-se que os estudantes entrevistados consideram que fazer extensão universitária é importante, pois há preocupação em enfrentar o mercado de trabalho já com a preparação prática que a atividade de extensão possibilita. Nesta pesquisa, confirmou-se a hipótese de que estudantes que fazem uma experiência em projetos de extensão, tendo como base uma prática concreta e social, acrescentam maiores conhecimentos à sua área de formação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5439 10.33871/nupem.v7i12.260 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5439 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v7i12.260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5439/3467 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 7 No. 12 (2015): Dossiê: As instituições de ensino superior regionais; 193-207 Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 12 (2015): Dossiê: As instituições de ensino superior regionais; 193-207 Revista NUPEM; v. 7 n. 12 (2015): Dossiê: As instituições de ensino superior regionais; 193-207 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753943224320 |