Políticas públicas de avaliação do Ensino Superior: tateando um conceito de qualidade da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5338 |
Resumo: | O presente artigo discute o modelo de qualidade subjacente às políticas de avaliação do ensino superior brasileiro, implantadas desde meados da década de 1990. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, fazemos um breve resgate histórico do desenvolvimento dessas políticas, inicialmente no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e, posteriormente, reformuladas no governo Luis Inácio Lula da Silva (LULA). Observa-se que, simultaneamente às políticas, houve um processo expansivo do ensino superior privado, principalmente, no governo FHC, introduzindo na educação os conceitos e ideais de qualidade do mundo empresarial. As instituições de ensino são muito mais complexas e infelizmente, observa-se historicamente que os sistemas de avaliação do ensino superior brasileiro se pautam em pressupostos e concepções do modelo empresarial. |
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Políticas públicas de avaliação do Ensino Superior: tateando um conceito de qualidade da educaçãoO presente artigo discute o modelo de qualidade subjacente às políticas de avaliação do ensino superior brasileiro, implantadas desde meados da década de 1990. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, fazemos um breve resgate histórico do desenvolvimento dessas políticas, inicialmente no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e, posteriormente, reformuladas no governo Luis Inácio Lula da Silva (LULA). Observa-se que, simultaneamente às políticas, houve um processo expansivo do ensino superior privado, principalmente, no governo FHC, introduzindo na educação os conceitos e ideais de qualidade do mundo empresarial. As instituições de ensino são muito mais complexas e infelizmente, observa-se historicamente que os sistemas de avaliação do ensino superior brasileiro se pautam em pressupostos e concepções do modelo empresarial.Universidade Estadual do Paraná2017-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/533810.33871/nupem.v4i7.125Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 237-248Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 237-248Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 237-2482176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5338/3366Copyright (c) 2017 José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, Regiane Helena Bertagnahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAragão, José Euzébio de Oliveira SouzaBertagna, Regiane Helena2022-06-02T22:08:15Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5338Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:15Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
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