A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5094 |
Resumo: | O coro na tragédia grega consistia, de maneira geral, de um número de cantores e dançarinos que fazia sua entrada no palco logo após o prólogo da peça, lá permanecendo até o final do espetáculo, com o propósito de cantar as odes que separavam as partes da tragédia. Um estudo mais aprofundado desse expediente trágico, no entanto, nos revela um organismo vivo, dinâmico e complexo, cujas funções em muito ultrapassam esse aspecto meramente técnico. Neste artigo revisamos o modus operandi e as funções do coro na tragédia grega, fazendo uso de excertos de textos trágicos para esclarecer esses aspectos. Concluímos que os papeis do coro são variados e sutis, seja ampliando o apelo sensorial da peça com ritmo, música e dança, comentando a trama, facilitando a compreensão, encorajando a catarse, perpetuando a moral e as tradições ou até mesmo funcionando como elemento metarreferente ou mediador entre o público e os atores, entre outras de suas funções. |
id |
UNESPAR_570cc002c6fb4b92e00176220f05f844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5094 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezasO coro na tragédia grega consistia, de maneira geral, de um número de cantores e dançarinos que fazia sua entrada no palco logo após o prólogo da peça, lá permanecendo até o final do espetáculo, com o propósito de cantar as odes que separavam as partes da tragédia. Um estudo mais aprofundado desse expediente trágico, no entanto, nos revela um organismo vivo, dinâmico e complexo, cujas funções em muito ultrapassam esse aspecto meramente técnico. Neste artigo revisamos o modus operandi e as funções do coro na tragédia grega, fazendo uso de excertos de textos trágicos para esclarecer esses aspectos. Concluímos que os papeis do coro são variados e sutis, seja ampliando o apelo sensorial da peça com ritmo, música e dança, comentando a trama, facilitando a compreensão, encorajando a catarse, perpetuando a moral e as tradições ou até mesmo funcionando como elemento metarreferente ou mediador entre o público e os atores, entre outras de suas funções.Universidade Estadual do Paraná2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/509410.33871/nupem.v2i3.40Revista NUPEM; Vol. 2 No. 3 (2010): Revista NUPEM; 49-57Revista NUPEM; Vol. 2 Núm. 3 (2010): Revista NUPEM; 49-57Revista NUPEM; v. 2 n. 3 (2010): Revista NUPEM; 49-572176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5094/3299Copyright (c) 2017 Déborah Scheidthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScheidt, Déborah2022-06-02T22:08:11Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5094Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:11Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas |
title |
A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas |
spellingShingle |
A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas Scheidt, Déborah |
title_short |
A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas |
title_full |
A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas |
title_fullStr |
A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas |
title_full_unstemmed |
A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas |
title_sort |
A “muralha viva” da tragédia grega: o coro e as suas sutilezas |
author |
Scheidt, Déborah |
author_facet |
Scheidt, Déborah |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheidt, Déborah |
description |
O coro na tragédia grega consistia, de maneira geral, de um número de cantores e dançarinos que fazia sua entrada no palco logo após o prólogo da peça, lá permanecendo até o final do espetáculo, com o propósito de cantar as odes que separavam as partes da tragédia. Um estudo mais aprofundado desse expediente trágico, no entanto, nos revela um organismo vivo, dinâmico e complexo, cujas funções em muito ultrapassam esse aspecto meramente técnico. Neste artigo revisamos o modus operandi e as funções do coro na tragédia grega, fazendo uso de excertos de textos trágicos para esclarecer esses aspectos. Concluímos que os papeis do coro são variados e sutis, seja ampliando o apelo sensorial da peça com ritmo, música e dança, comentando a trama, facilitando a compreensão, encorajando a catarse, perpetuando a moral e as tradições ou até mesmo funcionando como elemento metarreferente ou mediador entre o público e os atores, entre outras de suas funções. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5094 10.33871/nupem.v2i3.40 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5094 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v2i3.40 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5094/3299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Déborah Scheidt https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Déborah Scheidt https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 2 No. 3 (2010): Revista NUPEM; 49-57 Revista NUPEM; Vol. 2 Núm. 3 (2010): Revista NUPEM; 49-57 Revista NUPEM; v. 2 n. 3 (2010): Revista NUPEM; 49-57 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753369653248 |