O ensino de Filosofia nos Oitocentos: o Compêndio, Lições de Philosophia Elementar Racional e Moral, de José Soriano de Souza (1871)
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5458 |
Resumo: | No presente artigo apresentamos algumas considerações iniciais sobre José Soriano de Souza e seu compêndio Lições de Philosophia Elementar Racional e Moral. José Soriano de Souza foi professor do Gymnásio Pernambucano e da Faculdade de Direito de Recife. Seu manual foi produzido e publicado na cidade do Recife em 1871. Neste mesmo ano o ensaio foi adotado como manual de ensino de filosofia pelo Gymnásio Pernambucano, instituição a qual José Soriano ocupava a cadeira de filosofia. A partir deste, buscamos apresentar alguns apontamentos sobre a obra, o autor e sua possível influência no ensino de filosofia no Brasil nos Oitocentos. Para atingirmos o objetivo proposto no presente trabalho nos utilizamos dos aportes teórico-metodológicos da História das Disciplinas Escolares e Manuais Escolares, tendo como base Chervel (1990) e Choppin (2009). |
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O ensino de Filosofia nos Oitocentos: o Compêndio, Lições de Philosophia Elementar Racional e Moral, de José Soriano de Souza (1871)No presente artigo apresentamos algumas considerações iniciais sobre José Soriano de Souza e seu compêndio Lições de Philosophia Elementar Racional e Moral. José Soriano de Souza foi professor do Gymnásio Pernambucano e da Faculdade de Direito de Recife. Seu manual foi produzido e publicado na cidade do Recife em 1871. Neste mesmo ano o ensaio foi adotado como manual de ensino de filosofia pelo Gymnásio Pernambucano, instituição a qual José Soriano ocupava a cadeira de filosofia. A partir deste, buscamos apresentar alguns apontamentos sobre a obra, o autor e sua possível influência no ensino de filosofia no Brasil nos Oitocentos. Para atingirmos o objetivo proposto no presente trabalho nos utilizamos dos aportes teórico-metodológicos da História das Disciplinas Escolares e Manuais Escolares, tendo como base Chervel (1990) e Choppin (2009).Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/545810.33871/nupem.v7i13.276Revista NUPEM; Vol. 7 No. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 155-167Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 155-167Revista NUPEM; v. 7 n. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 155-1672176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5458/3486Copyright (c) 2017 Cristiano de Jesus Ferronato, Simone Silveira Amorim, Anderson Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerronato, Cristiano de JesusAmorim, Simone SilveiraSantos, Anderson2022-06-02T22:08:21Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5458Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:21Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
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