Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, João Batista Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guimarães, Maria de Fátima, Pinto Júnior, Arnaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342
Resumo: Este artigo aborda as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990. Procura-se relacioná-las às concepções histórico-pedagógicas vigentes no período, pontuando como essas normas ou concepções teóricas orientaram as formas de tratamento das imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. O artigo defende que as normas oficiais de controle de produção dos livros e os sistemas de avaliação pelos quais estes passaram a ser julgados acabaram por interferir no processo de produção das atividades didáticas e na elaboração de diferentes metodologias de ensino que utilizavam iconografias como fontes documentais.  
id UNESPAR_8ad89b61e0aae70254b0a728ab6f8405
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5342
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidadeEste artigo aborda as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990. Procura-se relacioná-las às concepções histórico-pedagógicas vigentes no período, pontuando como essas normas ou concepções teóricas orientaram as formas de tratamento das imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. O artigo defende que as normas oficiais de controle de produção dos livros e os sistemas de avaliação pelos quais estes passaram a ser julgados acabaram por interferir no processo de produção das atividades didáticas e na elaboração de diferentes metodologias de ensino que utilizavam iconografias como fontes documentais.  Universidade Estadual do Paraná2017-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/534210.33871/nupem.v4i7.121Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-1762176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342/3370Copyright (c) 2017 João Batista Gonçalves Bueno, Maria de Fátima Guimarães, Arnaldo Pinto Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, João Batista GonçalvesGuimarães, Maria de FátimaPinto Júnior, Arnaldo2022-06-02T22:08:16Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5342Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:16Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
title Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
spellingShingle Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
Bueno, João Batista Gonçalves
title_short Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
title_full Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
title_fullStr Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
title_full_unstemmed Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
title_sort Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
author Bueno, João Batista Gonçalves
author_facet Bueno, João Batista Gonçalves
Guimarães, Maria de Fátima
Pinto Júnior, Arnaldo
author_role author
author2 Guimarães, Maria de Fátima
Pinto Júnior, Arnaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, João Batista Gonçalves
Guimarães, Maria de Fátima
Pinto Júnior, Arnaldo
description Este artigo aborda as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990. Procura-se relacioná-las às concepções histórico-pedagógicas vigentes no período, pontuando como essas normas ou concepções teóricas orientaram as formas de tratamento das imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. O artigo defende que as normas oficiais de controle de produção dos livros e os sistemas de avaliação pelos quais estes passaram a ser julgados acabaram por interferir no processo de produção das atividades didáticas e na elaboração de diferentes metodologias de ensino que utilizavam iconografias como fontes documentais.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342
10.33871/nupem.v4i7.121
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v4i7.121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342/3370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 João Batista Gonçalves Bueno, Maria de Fátima Guimarães, Arnaldo Pinto Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 João Batista Gonçalves Bueno, Maria de Fátima Guimarães, Arnaldo Pinto Júnior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176
Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176
Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753668497408