Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342 |
Resumo: | Este artigo aborda as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990. Procura-se relacioná-las às concepções histórico-pedagógicas vigentes no período, pontuando como essas normas ou concepções teóricas orientaram as formas de tratamento das imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. O artigo defende que as normas oficiais de controle de produção dos livros e os sistemas de avaliação pelos quais estes passaram a ser julgados acabaram por interferir no processo de produção das atividades didáticas e na elaboração de diferentes metodologias de ensino que utilizavam iconografias como fontes documentais. |
id |
UNESPAR_8ad89b61e0aae70254b0a728ab6f8405 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5342 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidadeEste artigo aborda as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990. Procura-se relacioná-las às concepções histórico-pedagógicas vigentes no período, pontuando como essas normas ou concepções teóricas orientaram as formas de tratamento das imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. O artigo defende que as normas oficiais de controle de produção dos livros e os sistemas de avaliação pelos quais estes passaram a ser julgados acabaram por interferir no processo de produção das atividades didáticas e na elaboração de diferentes metodologias de ensino que utilizavam iconografias como fontes documentais. Universidade Estadual do Paraná2017-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/534210.33871/nupem.v4i7.121Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-1762176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342/3370Copyright (c) 2017 João Batista Gonçalves Bueno, Maria de Fátima Guimarães, Arnaldo Pinto Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBueno, João Batista GonçalvesGuimarães, Maria de FátimaPinto Júnior, Arnaldo2022-06-02T22:08:16Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5342Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:16Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade |
title |
Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade |
spellingShingle |
Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade Bueno, João Batista Gonçalves |
title_short |
Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade |
title_full |
Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade |
title_fullStr |
Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade |
title_full_unstemmed |
Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade |
title_sort |
Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade |
author |
Bueno, João Batista Gonçalves |
author_facet |
Bueno, João Batista Gonçalves Guimarães, Maria de Fátima Pinto Júnior, Arnaldo |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Maria de Fátima Pinto Júnior, Arnaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, João Batista Gonçalves Guimarães, Maria de Fátima Pinto Júnior, Arnaldo |
description |
Este artigo aborda as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990. Procura-se relacioná-las às concepções histórico-pedagógicas vigentes no período, pontuando como essas normas ou concepções teóricas orientaram as formas de tratamento das imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. O artigo defende que as normas oficiais de controle de produção dos livros e os sistemas de avaliação pelos quais estes passaram a ser julgados acabaram por interferir no processo de produção das atividades didáticas e na elaboração de diferentes metodologias de ensino que utilizavam iconografias como fontes documentais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342 10.33871/nupem.v4i7.121 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v4i7.121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5342/3370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 João Batista Gonçalves Bueno, Maria de Fátima Guimarães, Arnaldo Pinto Júnior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 João Batista Gonçalves Bueno, Maria de Fátima Guimarães, Arnaldo Pinto Júnior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 4 No. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176 Revista NUPEM; Vol. 4 Núm. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176 Revista NUPEM; v. 4 n. 7 (2012): Revista NUPEM; 153-176 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753668497408 |