Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: García, Carmen Maté
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vallejo, Xus de Miguel, Pátaro, Ricardo Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NUPEM (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455
Resumo: Este artigo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Espanha. O objetivo é apresentar o trabalho com a estratégia de projetos na escola como alternativa ao modelo pautado na transferência de conhecimentos. Na base desse trabalho está a ideia de interação complexa entre tradição e inovação, já que à escola cabe tanto a conservação da herança cultural quanto a criação de novos conhecimentos que permitam enfrentar os desafios do século XXI. Para análise, trazemos dois projetos desenvolvidos em escolas do Brasil e Espanha. Nossas pesquisas demonstram que a estratégia de projetos possibilita o desenvolvimento de um planejamento docente que promove uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conecta a escola com os problemas sociais e a vida.
id UNESPAR_9dcf6b52be257ee6a589606c158fae8b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5455
network_acronym_str UNESPAR
network_name_str Revista NUPEM (Online)
repository_id_str
spelling Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na EspanhaEste artigo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Espanha. O objetivo é apresentar o trabalho com a estratégia de projetos na escola como alternativa ao modelo pautado na transferência de conhecimentos. Na base desse trabalho está a ideia de interação complexa entre tradição e inovação, já que à escola cabe tanto a conservação da herança cultural quanto a criação de novos conhecimentos que permitam enfrentar os desafios do século XXI. Para análise, trazemos dois projetos desenvolvidos em escolas do Brasil e Espanha. Nossas pesquisas demonstram que a estratégia de projetos possibilita o desenvolvimento de um planejamento docente que promove uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conecta a escola com os problemas sociais e a vida.Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/545510.33871/nupem.v7i13.279Revista NUPEM; Vol. 7 No. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231Revista NUPEM; v. 7 n. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-2312176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455/3483Copyright (c) 2017 Carmen Maté García, Xus de Miguel Vallejo, Ricardo Fernandes Pátarohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcía, Carmen MatéVallejo, Xus de MiguelPátaro, Ricardo Fernandes2022-06-02T22:08:21Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5455Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:21Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
title Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
spellingShingle Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
García, Carmen Maté
title_short Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
title_full Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
title_fullStr Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
title_full_unstemmed Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
title_sort Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
author García, Carmen Maté
author_facet García, Carmen Maté
Vallejo, Xus de Miguel
Pátaro, Ricardo Fernandes
author_role author
author2 Vallejo, Xus de Miguel
Pátaro, Ricardo Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv García, Carmen Maté
Vallejo, Xus de Miguel
Pátaro, Ricardo Fernandes
description Este artigo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Espanha. O objetivo é apresentar o trabalho com a estratégia de projetos na escola como alternativa ao modelo pautado na transferência de conhecimentos. Na base desse trabalho está a ideia de interação complexa entre tradição e inovação, já que à escola cabe tanto a conservação da herança cultural quanto a criação de novos conhecimentos que permitam enfrentar os desafios do século XXI. Para análise, trazemos dois projetos desenvolvidos em escolas do Brasil e Espanha. Nossas pesquisas demonstram que a estratégia de projetos possibilita o desenvolvimento de um planejamento docente que promove uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conecta a escola com os problemas sociais e a vida.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455
10.33871/nupem.v7i13.279
url https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455
identifier_str_mv 10.33871/nupem.v7i13.279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455/3483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Carmen Maté García, Xus de Miguel Vallejo, Ricardo Fernandes Pátaro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Carmen Maté García, Xus de Miguel Vallejo, Ricardo Fernandes Pátaro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Revista NUPEM; Vol. 7 No. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231
Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231
Revista NUPEM; v. 7 n. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231
2176-7912
2175-7429
reponame:Revista NUPEM (Online)
instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron:UNESPAR
instname_str Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
instacron_str UNESPAR
institution UNESPAR
reponame_str Revista NUPEM (Online)
collection Revista NUPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
repository.mail.fl_str_mv nupemrevista@gmail.com||
_version_ 1754838753962098689