Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455 |
Resumo: | Este artigo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Espanha. O objetivo é apresentar o trabalho com a estratégia de projetos na escola como alternativa ao modelo pautado na transferência de conhecimentos. Na base desse trabalho está a ideia de interação complexa entre tradição e inovação, já que à escola cabe tanto a conservação da herança cultural quanto a criação de novos conhecimentos que permitam enfrentar os desafios do século XXI. Para análise, trazemos dois projetos desenvolvidos em escolas do Brasil e Espanha. Nossas pesquisas demonstram que a estratégia de projetos possibilita o desenvolvimento de um planejamento docente que promove uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conecta a escola com os problemas sociais e a vida. |
id |
UNESPAR_9dcf6b52be257ee6a589606c158fae8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5455 |
network_acronym_str |
UNESPAR |
network_name_str |
Revista NUPEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na EspanhaEste artigo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Espanha. O objetivo é apresentar o trabalho com a estratégia de projetos na escola como alternativa ao modelo pautado na transferência de conhecimentos. Na base desse trabalho está a ideia de interação complexa entre tradição e inovação, já que à escola cabe tanto a conservação da herança cultural quanto a criação de novos conhecimentos que permitam enfrentar os desafios do século XXI. Para análise, trazemos dois projetos desenvolvidos em escolas do Brasil e Espanha. Nossas pesquisas demonstram que a estratégia de projetos possibilita o desenvolvimento de um planejamento docente que promove uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conecta a escola com os problemas sociais e a vida.Universidade Estadual do Paraná2017-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/545510.33871/nupem.v7i13.279Revista NUPEM; Vol. 7 No. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231Revista NUPEM; v. 7 n. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-2312176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455/3483Copyright (c) 2017 Carmen Maté García, Xus de Miguel Vallejo, Ricardo Fernandes Pátarohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcía, Carmen MatéVallejo, Xus de MiguelPátaro, Ricardo Fernandes2022-06-02T22:08:21Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5455Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:21Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha |
title |
Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha |
spellingShingle |
Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha García, Carmen Maté |
title_short |
Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha |
title_full |
Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha |
title_fullStr |
Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha |
title_full_unstemmed |
Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha |
title_sort |
Estratégia de projetos, planejamento docente e participação: experiências no Brasil e na Espanha |
author |
García, Carmen Maté |
author_facet |
García, Carmen Maté Vallejo, Xus de Miguel Pátaro, Ricardo Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Vallejo, Xus de Miguel Pátaro, Ricardo Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
García, Carmen Maté Vallejo, Xus de Miguel Pátaro, Ricardo Fernandes |
description |
Este artigo é fruto da colaboração entre pesquisadores do Brasil e da Espanha. O objetivo é apresentar o trabalho com a estratégia de projetos na escola como alternativa ao modelo pautado na transferência de conhecimentos. Na base desse trabalho está a ideia de interação complexa entre tradição e inovação, já que à escola cabe tanto a conservação da herança cultural quanto a criação de novos conhecimentos que permitam enfrentar os desafios do século XXI. Para análise, trazemos dois projetos desenvolvidos em escolas do Brasil e Espanha. Nossas pesquisas demonstram que a estratégia de projetos possibilita o desenvolvimento de um planejamento docente que promove uma maior participação dos(as) alunos(as) no processo de aprendizagem e conecta a escola com os problemas sociais e a vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455 10.33871/nupem.v7i13.279 |
url |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455 |
identifier_str_mv |
10.33871/nupem.v7i13.279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5455/3483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carmen Maté García, Xus de Miguel Vallejo, Ricardo Fernandes Pátaro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carmen Maté García, Xus de Miguel Vallejo, Ricardo Fernandes Pátaro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista NUPEM; Vol. 7 No. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231 Revista NUPEM; Vol. 7 Núm. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231 Revista NUPEM; v. 7 n. 13 (2015): Dossiê: O vir a ser e o trágico pós-moderno; 209-231 2176-7912 2175-7429 reponame:Revista NUPEM (Online) instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) instacron:UNESPAR |
instname_str |
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
instacron_str |
UNESPAR |
institution |
UNESPAR |
reponame_str |
Revista NUPEM (Online) |
collection |
Revista NUPEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
nupemrevista@gmail.com|| |
_version_ |
1754838753962098689 |