Repensando a infância, com Bourdieu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NUPEM (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5415 |
Resumo: | Leena Alanen é um dos principais nomes da Sociologia da Infância de Língua Inglesa. Seu pensamento sustenta a Sociologia da Infância Estrutural-relacional e traz para o debate conceitos e ideias desenvolvidas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, para o qual as gerações não se definem apenas em termos de idade, mas dependem das relações. A proposta da autora neste texto publicado em sueco em 2009 e que agora apresentamos em português ao conjunto de pesquisadores brasileiros e portugueses é reafirmar a abordagem relacional da Sociologia da Infância e trazer para o Estudo da Infância os conceitos desenvolvidos por Bourdieu, constituindo o “campo”, por exemplo, como objeto de estudo sociológico e um conceito útil também para o desenvolvimento dos Estudos Sociais das Crianças e da Infância. Para além dos elementos teóricos oferecidos pela teoria de Bourdieu, Alanen destaca a análise dos campos, das posições ocupadas por cada um de seus integrantes, bem como do papel desempenhado por eles nas disputas inerentes a cada campo como uma metodologia possível de ser estendida ao estudo das crianças e da infância, tendo em visa a compreensão das famílias, por exemplo, como um campo intergeracional. |
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Repensando a infância, com BourdieuLeena Alanen é um dos principais nomes da Sociologia da Infância de Língua Inglesa. Seu pensamento sustenta a Sociologia da Infância Estrutural-relacional e traz para o debate conceitos e ideias desenvolvidas pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, para o qual as gerações não se definem apenas em termos de idade, mas dependem das relações. A proposta da autora neste texto publicado em sueco em 2009 e que agora apresentamos em português ao conjunto de pesquisadores brasileiros e portugueses é reafirmar a abordagem relacional da Sociologia da Infância e trazer para o Estudo da Infância os conceitos desenvolvidos por Bourdieu, constituindo o “campo”, por exemplo, como objeto de estudo sociológico e um conceito útil também para o desenvolvimento dos Estudos Sociais das Crianças e da Infância. Para além dos elementos teóricos oferecidos pela teoria de Bourdieu, Alanen destaca a análise dos campos, das posições ocupadas por cada um de seus integrantes, bem como do papel desempenhado por eles nas disputas inerentes a cada campo como uma metodologia possível de ser estendida ao estudo das crianças e da infância, tendo em visa a compreensão das famílias, por exemplo, como um campo intergeracional. Universidade Estadual do Paraná2017-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/541510.33871/nupem.v6i11.233Revista NUPEM; Vol. 6 No. 11 (2014): Revista NUPEM; 39-55Revista NUPEM; Vol. 6 Núm. 11 (2014): Revista NUPEM; 39-55Revista NUPEM; v. 6 n. 11 (2014): Revista NUPEM; 39-552176-79122175-7429reponame:Revista NUPEM (Online)instname:Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)instacron:UNESPARporhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/5415/3443Copyright (c) 2017 Leena Alanenhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlanen, Leena2022-06-02T22:08:19Zoai:ojs.periodicos.unespar.edu.br:article/5415Revistahttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/PUBhttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/oainupemrevista@gmail.com||2176-79122176-7912opendoar:2022-06-02T22:08:19Revista NUPEM (Online) - Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)false |
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