O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, wanderley Pivatto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rutz da Silva, Sani de Carvalho, Schuhmacher, Elcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1809
Resumo: Este artigo se constitui no relato de uma experiência de ensino, realizada nas aulas das disciplinas de matemática e ciências, com alunos de oitava série do ensino fundamental. É o relato de uma das atividades de uma sequência didática, desenvolvida para explorar as três formas de representação de uma função matemática e também para estudar o movimento de queda livre dos corpos. A atividade desenvolvida, descrita neste artigo, é o uso de um simulador do plano inclinado, além dessa, comenta-se sobre a aula pratica realizada, na qual se fez uso das funções enquanto linguagem estruturante no estudo de um fenômeno físico. Para um melhor entendimento do conteúdo de funções, se fez uso do experimento de física, de rolagem de um corpo sobre um plano inclinado.
id UNIABEU-1_02d43f7f75ce71c8984f7232f51cb59b
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1809
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIASEnsino; Física; Matemática; InterdisciplinaridadeEnsino de matemática e ciências; Plano inclinado; Tecnologia educacional; Modelização matemática; Simulação.Este artigo se constitui no relato de uma experiência de ensino, realizada nas aulas das disciplinas de matemática e ciências, com alunos de oitava série do ensino fundamental. É o relato de uma das atividades de uma sequência didática, desenvolvida para explorar as três formas de representação de uma função matemática e também para estudar o movimento de queda livre dos corpos. A atividade desenvolvida, descrita neste artigo, é o uso de um simulador do plano inclinado, além dessa, comenta-se sobre a aula pratica realizada, na qual se fez uso das funções enquanto linguagem estruturante no estudo de um fenômeno físico. Para um melhor entendimento do conteúdo de funções, se fez uso do experimento de física, de rolagem de um corpo sobre um plano inclinado.Revista UniabeuBrum, wanderley PivattoRutz da Silva, Sani de CarvalhoSchuhmacher, Elcio2015-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1809Revista Uniabeu; v. 8, n. 18 (2015): Revista UNIABEU; 408-4212179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1809/pdf_227info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-11T02:29:55Zoai:ojs2.abeu.local:article/1809Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2015-05-11T02:29:55Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
title O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
spellingShingle O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Brum, wanderley Pivatto
Ensino; Física; Matemática; Interdisciplinaridade
Ensino de matemática e ciências; Plano inclinado; Tecnologia educacional; Modelização matemática; Simulação.
title_short O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
title_full O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
title_fullStr O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
title_full_unstemmed O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
title_sort O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
author Brum, wanderley Pivatto
author_facet Brum, wanderley Pivatto
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Schuhmacher, Elcio
author_role author
author2 Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Schuhmacher, Elcio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, wanderley Pivatto
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Schuhmacher, Elcio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Física; Matemática; Interdisciplinaridade
Ensino de matemática e ciências; Plano inclinado; Tecnologia educacional; Modelização matemática; Simulação.
topic Ensino; Física; Matemática; Interdisciplinaridade
Ensino de matemática e ciências; Plano inclinado; Tecnologia educacional; Modelização matemática; Simulação.
description Este artigo se constitui no relato de uma experiência de ensino, realizada nas aulas das disciplinas de matemática e ciências, com alunos de oitava série do ensino fundamental. É o relato de uma das atividades de uma sequência didática, desenvolvida para explorar as três formas de representação de uma função matemática e também para estudar o movimento de queda livre dos corpos. A atividade desenvolvida, descrita neste artigo, é o uso de um simulador do plano inclinado, além dessa, comenta-se sobre a aula pratica realizada, na qual se fez uso das funções enquanto linguagem estruturante no estudo de um fenômeno físico. Para um melhor entendimento do conteúdo de funções, se fez uso do experimento de física, de rolagem de um corpo sobre um plano inclinado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1809
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1809/pdf_227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 8, n. 18 (2015): Revista UNIABEU; 408-421
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820382621696