A METODOLOGIA WEBQUEST NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Oribes Pancracio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Recena, Maria Celina, Jorge, Rodrigo Funabashi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/876
Resumo:  Foi criada uma Webquest sobre polímero, para alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campo Grande. Buscou-se a contextualização, para que relacionassem esse conteúdo ao seu cotidiano, despertando interesse pela disciplina. Os alunos foram incentivados a expor, para seus colegas, seus pontos de vista a respeito do tema, discutindo e formando novas concepções a partir dessa interação, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Asocialização dos novos conceitos, dos quais os alunos apropriaram-se ao longo do processo de elaboração da tarefa proposta, possibilitou-lhes a significação de conteúdos de química. Os alunos responderam a um pré-teste, para verificar seus conceitos iniciais e, depois da aplicação da Webquest, a um pós-teste, para evidenciar modificações. Concluiu-se que a Webquest possibilitou uma aprendizagem significativa e contextualizada a respeito das questões ambientais relacionadas à utilização de forma mais racional de plásticos, proporcionando um ambiente de aprendizagem caracterizado pela cooperação.
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