A METODOLOGIA WEBQUEST NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA PARA O ENSINO DE POLÍMEROS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/876 |
Resumo: | Foi criada uma Webquest sobre polímero, para alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campo Grande. Buscou-se a contextualização, para que relacionassem esse conteúdo ao seu cotidiano, despertando interesse pela disciplina. Os alunos foram incentivados a expor, para seus colegas, seus pontos de vista a respeito do tema, discutindo e formando novas concepções a partir dessa interação, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Asocialização dos novos conceitos, dos quais os alunos apropriaram-se ao longo do processo de elaboração da tarefa proposta, possibilitou-lhes a significação de conteúdos de química. Os alunos responderam a um pré-teste, para verificar seus conceitos iniciais e, depois da aplicação da Webquest, a um pós-teste, para evidenciar modificações. Concluiu-se que a Webquest possibilitou uma aprendizagem significativa e contextualizada a respeito das questões ambientais relacionadas à utilização de forma mais racional de plásticos, proporcionando um ambiente de aprendizagem caracterizado pela cooperação. |
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A METODOLOGIA WEBQUEST NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA QUÍMICA PARA O ENSINO DE POLÍMEROSensino de químicaWebquest Foi criada uma Webquest sobre polímero, para alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Campo Grande. Buscou-se a contextualização, para que relacionassem esse conteúdo ao seu cotidiano, despertando interesse pela disciplina. Os alunos foram incentivados a expor, para seus colegas, seus pontos de vista a respeito do tema, discutindo e formando novas concepções a partir dessa interação, favorecendo a construção coletiva do conhecimento. Asocialização dos novos conceitos, dos quais os alunos apropriaram-se ao longo do processo de elaboração da tarefa proposta, possibilitou-lhes a significação de conteúdos de química. Os alunos responderam a um pré-teste, para verificar seus conceitos iniciais e, depois da aplicação da Webquest, a um pós-teste, para evidenciar modificações. Concluiu-se que a Webquest possibilitou uma aprendizagem significativa e contextualizada a respeito das questões ambientais relacionadas à utilização de forma mais racional de plásticos, proporcionando um ambiente de aprendizagem caracterizado pela cooperação.Revista UniabeuSouza, Oribes PancracioRecena, Maria CelinaJorge, Rodrigo Funabashi2014-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/876Revista Uniabeu; v. 7, n. 15 (2014): Revista UNIABEU; 179-1942179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/876/pdf_68info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-05T19:24:20Zoai:ojs2.abeu.local:article/876Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2014-06-05T19:24:20Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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