Projetos de orquestras infantojuvenis na perspectiva da economia criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Duarte, Tatiane
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Rosa Gama Madruga, Lúcia, Grendene Maculan, Calusa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2903
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo fazer uma analogia dos projetos de orquestras infanto-juvenis com a Sete fases da implementação de Economia Criativa e arranjo produtivo da música evidenciadas no referencial teórico no qual concentrou-se na economia criativa. O objeto de investigação foi os Projetos de Orquestras infanto-juvenis situados nos estado do Rio Grande do Sul, Bahia e São Paulo e realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa. A pesquisa foi estruturada em três etapas: (i) documental; (ii) observação; e (iii) entrevistas. A análise dos dados foi realizada por meio de análise textual, análise de protocolos e registro, análise de conteúdo. A partir da análise de conteúdo dos dados realizou-se uma analogia com as figuras. Um destaque nos resultados foi a transformação social, mostrou-se uma evidência empírica da pesquisa quase que incontestável, uma vez que diferentes espaços, momentos e pessoas denotam os resultados sociais, culturais, educacionais e, por que não dizer econômicos, que tais iniciativas proporcionam aos jovens e famílias envolvidas.
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