GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jonatã Mariani da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Papi, Pedro Paulo, Angnes, Juliane Sachser, Lara, Luiz Fernando de, Costa, Zoraide Fonseca da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1672
Resumo: A necessidade de cooperação para inovação em ambientes competitivos sugere novos tipos de relações de governança entre os atores envolvidos no processo. Neste sentido, este estudo visa aprimorar a compreensão dos instrumentos existentes na gestão dos interesses entre a INTEG - Incubadora Tecnológica de Guarapuava - Paraná, e a empresa nela incubada, sob a perspectiva funcionalista dada à governança corporativa pela Nova Economia Institucional e a Teoria da Agência. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista individual semiestruturada aplicada a um representante da INTEG e outro de uma empresa incubada. Tais entrevistas se propuseram a examinar, sob a ótica desses profissionais, dois aspectos vinculados diretamente à governança: boas práticas e aspectos legais. Em complemento, se utilizou ainda como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o diário de pesquisa. Por sua vez, a análise de conteúdo pautou-se na categorização das entrevistas trianguladas com a descrição das observações realizadas e registradas em campo. Neste sentido, os resultados demonstraram que os pressupostos de boas práticas e aspectos legais vinculados à governança são aplicáveis e úteis a estes ambientes, mesmo diante das características cooperativas que favorecem o alinhamento de interesses entre seus atores.
id UNIABEU-1_1bcb56b008369f6c385af372bb7742f7
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1672
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)Ciências Sociais Aplicadas; AdministraçãoIncubadoras, Governança, EconomiaA necessidade de cooperação para inovação em ambientes competitivos sugere novos tipos de relações de governança entre os atores envolvidos no processo. Neste sentido, este estudo visa aprimorar a compreensão dos instrumentos existentes na gestão dos interesses entre a INTEG - Incubadora Tecnológica de Guarapuava - Paraná, e a empresa nela incubada, sob a perspectiva funcionalista dada à governança corporativa pela Nova Economia Institucional e a Teoria da Agência. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista individual semiestruturada aplicada a um representante da INTEG e outro de uma empresa incubada. Tais entrevistas se propuseram a examinar, sob a ótica desses profissionais, dois aspectos vinculados diretamente à governança: boas práticas e aspectos legais. Em complemento, se utilizou ainda como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o diário de pesquisa. Por sua vez, a análise de conteúdo pautou-se na categorização das entrevistas trianguladas com a descrição das observações realizadas e registradas em campo. Neste sentido, os resultados demonstraram que os pressupostos de boas práticas e aspectos legais vinculados à governança são aplicáveis e úteis a estes ambientes, mesmo diante das características cooperativas que favorecem o alinhamento de interesses entre seus atores.Revista UniabeuSilva, Jonatã Mariani daPapi, Pedro PauloAngnes, Juliane SachserLara, Luiz Fernando deCosta, Zoraide Fonseca da2015-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1672Revista Uniabeu; v. 8, n. 19 (2015): Revista UNIABEU; 89-1092179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1672/pdf_236https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/downloadSuppFile/1672/196info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-31T03:35:16Zoai:ojs2.abeu.local:article/1672Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2015-08-31T03:35:16Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)
title GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)
spellingShingle GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)
Silva, Jonatã Mariani da
Ciências Sociais Aplicadas; Administração
Incubadoras, Governança, Economia
title_short GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)
title_full GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)
title_fullStr GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)
title_full_unstemmed GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)
title_sort GOVERNANÇA EM AMBIENTES DE INOVAÇÃO UM ESTUDO DE CASO NA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE GUARAPUAVA - PARANÁ (INTEG)
author Silva, Jonatã Mariani da
author_facet Silva, Jonatã Mariani da
Papi, Pedro Paulo
Angnes, Juliane Sachser
Lara, Luiz Fernando de
Costa, Zoraide Fonseca da
author_role author
author2 Papi, Pedro Paulo
Angnes, Juliane Sachser
Lara, Luiz Fernando de
Costa, Zoraide Fonseca da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jonatã Mariani da
Papi, Pedro Paulo
Angnes, Juliane Sachser
Lara, Luiz Fernando de
Costa, Zoraide Fonseca da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas; Administração
Incubadoras, Governança, Economia
topic Ciências Sociais Aplicadas; Administração
Incubadoras, Governança, Economia
description A necessidade de cooperação para inovação em ambientes competitivos sugere novos tipos de relações de governança entre os atores envolvidos no processo. Neste sentido, este estudo visa aprimorar a compreensão dos instrumentos existentes na gestão dos interesses entre a INTEG - Incubadora Tecnológica de Guarapuava - Paraná, e a empresa nela incubada, sob a perspectiva funcionalista dada à governança corporativa pela Nova Economia Institucional e a Teoria da Agência. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista individual semiestruturada aplicada a um representante da INTEG e outro de uma empresa incubada. Tais entrevistas se propuseram a examinar, sob a ótica desses profissionais, dois aspectos vinculados diretamente à governança: boas práticas e aspectos legais. Em complemento, se utilizou ainda como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a observação participante e o diário de pesquisa. Por sua vez, a análise de conteúdo pautou-se na categorização das entrevistas trianguladas com a descrição das observações realizadas e registradas em campo. Neste sentido, os resultados demonstraram que os pressupostos de boas práticas e aspectos legais vinculados à governança são aplicáveis e úteis a estes ambientes, mesmo diante das características cooperativas que favorecem o alinhamento de interesses entre seus atores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1672
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1672/pdf_236
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/downloadSuppFile/1672/196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 8, n. 19 (2015): Revista UNIABEU; 89-109
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819834216448