MÉTODO DE CUSTEIO ABC: MOTIVAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA SUA IMPLANTAÇÃO E APRIMORAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroza, Jane kelly Batista Ramalho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: ARAÚJO, JAQUELINE GOMES RODRIGUES DE, Medeiros, Ayron Wanderley, Araújo, Aneide Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/864
Resumo: A opção pelo método de custeio Activity Based Costing – ABC, em uma organização, faz parte da decisão por uma gestão estratégica de custos. O método de custeio ABC foi desenvolvido com o intuito de tratar os custos indiretos de forma menos arbitrária que os métodos de custeio tradicionais. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as motivações estratégicas que impulsionam a adoção de um método de custeio como o ABC em uma empresa industrial de grande porte, bem como o que garante sua utilização em detrimento a outros métodos de custeio. A pesquisa utilizou-se da metodologia de estudo de caso e caracteriza-se como descritiva e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista, utilizando-se de questões semiestruturadas. O estudo permitiu inferir que, dentre os fatores decisivos para a implementação do método ABC na empresa estudada, destacam-se: a necessidade informacional, justificada pelo mix de produtos e diversificação, e o auxílio ao planejamento estratégico. A limitação do método em tratar custos fixos como variáveis não foi percebida pelo entrevistado, diminuindo o campo de abrangência do potencial informativo do método. Diante do exposto, mesmo reconhecendo a complexidade de utilização do ABC, a empresa destaca seu potencial informativo como fator determinante de sua utilização.  
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