MÉTODO DE CUSTEIO ABC: MOTIVAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA SUA IMPLANTAÇÃO E APRIMORAMENTO
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/864 |
Resumo: | A opção pelo método de custeio Activity Based Costing – ABC, em uma organização, faz parte da decisão por uma gestão estratégica de custos. O método de custeio ABC foi desenvolvido com o intuito de tratar os custos indiretos de forma menos arbitrária que os métodos de custeio tradicionais. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as motivações estratégicas que impulsionam a adoção de um método de custeio como o ABC em uma empresa industrial de grande porte, bem como o que garante sua utilização em detrimento a outros métodos de custeio. A pesquisa utilizou-se da metodologia de estudo de caso e caracteriza-se como descritiva e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista, utilizando-se de questões semiestruturadas. O estudo permitiu inferir que, dentre os fatores decisivos para a implementação do método ABC na empresa estudada, destacam-se: a necessidade informacional, justificada pelo mix de produtos e diversificação, e o auxílio ao planejamento estratégico. A limitação do método em tratar custos fixos como variáveis não foi percebida pelo entrevistado, diminuindo o campo de abrangência do potencial informativo do método. Diante do exposto, mesmo reconhecendo a complexidade de utilização do ABC, a empresa destaca seu potencial informativo como fator determinante de sua utilização. |
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MÉTODO DE CUSTEIO ABC: MOTIVAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA SUA IMPLANTAÇÃO E APRIMORAMENTOCiências Sociais Aplicadas; Ciências ContábeisMétodo de custeio ABC; Motivações; ImplantaçãoA opção pelo método de custeio Activity Based Costing – ABC, em uma organização, faz parte da decisão por uma gestão estratégica de custos. O método de custeio ABC foi desenvolvido com o intuito de tratar os custos indiretos de forma menos arbitrária que os métodos de custeio tradicionais. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as motivações estratégicas que impulsionam a adoção de um método de custeio como o ABC em uma empresa industrial de grande porte, bem como o que garante sua utilização em detrimento a outros métodos de custeio. A pesquisa utilizou-se da metodologia de estudo de caso e caracteriza-se como descritiva e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista, utilizando-se de questões semiestruturadas. O estudo permitiu inferir que, dentre os fatores decisivos para a implementação do método ABC na empresa estudada, destacam-se: a necessidade informacional, justificada pelo mix de produtos e diversificação, e o auxílio ao planejamento estratégico. A limitação do método em tratar custos fixos como variáveis não foi percebida pelo entrevistado, diminuindo o campo de abrangência do potencial informativo do método. Diante do exposto, mesmo reconhecendo a complexidade de utilização do ABC, a empresa destaca seu potencial informativo como fator determinante de sua utilização. Revista UniabeuPedroza, Jane kelly Batista RamalhoARAÚJO, JAQUELINE GOMES RODRIGUES DEMedeiros, Ayron WanderleyAraújo, Aneide Oliveira de2013-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/864Revista Uniabeu; v. 6, n. 12 (2013): Revista UNIABEU; 185-2002179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/864/pdf_366info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-17T05:56:56Zoai:ojs2.abeu.local:article/864Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2013-04-17T05:56:56Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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