Literatura infantil e juvenil, memória e identidade: Um estudo da obra infanto-juvenil, de Joel Rufino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frazão, Idemburgo Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1055
Resumo: ResumoA contemporaneidade tem como marcas importantes, a fragmentação e o ecletismo. Tais marcas estão centradas em um cotidiano que prima pela fluidez, ou, como afirma Bauman por uma “vida líquida”. Em meio à rapidez com que as mudanças ocorrem, estudos como os de Zygmunt Bauman, Stuart Hall, Néstor Garcia Canclini, dentre outros têm apontado para uma nova maneira de se conceber as identidades.  Estudos relacionados à imbricação das identidades com a memória social permitem que, simultaneamente, preserve-se a memória das manifestações culturais e se estude a memória enquanto instrumento de ação. O presente trabalho reflete acerca da problemática da identidade e das instâncias da memória em obras dirigidas ao público infantojuvenil, de Joel Rufino dos Santos, entendendo que o autor tem como principais estratégias ficcionais a retomada de acontecimentos históricos, com ênfase na memória da tradição africana, possibilitando, assim, que se reflita mais aprofundadamente sobre as identidades dos atores sociais afrodescendentes. Palavras-chave: Literatura infantil e juvenil, herança africana, Joel Rufino dos Santos.
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