METODOLOGIAS DE CUSTOS APLICÁVEIS AO ENSINO PÚBLICO: ENSINO PROFISSIONAL, TEORIA DO CAPITAL HUMANO E CUSTO-ALUNO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1935 |
Resumo: | O objetivo geral da pesquisa foi identificar metodologias de custo-aluno aplicadas ao ensino. Trata-se de um estudo pioneiro que relaciona a importância do ensino profissional com a dificuldade de se implantar um sistema de custos para as unidades da Rede Federal de Educação Tecnológico. Para um país emergente como o Brasil, o empreendimento nessa modalidade de ensino tem uma função primordial para o crescimento econômico. O Plano Nacional de Educação, no que tange aos cursos técnicos, propõe medidas arrojadas que se forem colocadas em prática contribuirão para consolidar esse segmento de ensino. A metodologia do trabalho foi construída em três partes, a primeira se trata da contextualização histórica do ensino profissional no Brasil, a segunda relaciona a Teoria do Capital Humano aos cursos de formação profissional e a terceira de uma revisão da literatura quanto às metodologias de apuração do custo-aluno no ensino público. A Teoria do Capital Humano, utilizada na pesquisa como suporte teórico, preconiza que os gastos em educação devem ser tratados como investimento, daí surge a relação entre qualificação profissional e melhores rendimentos futuros, pois a educação proporciona melhores condições de trabalho e renda, além de injetar no mercado profissionais qualificados que contribuem com a economia de um modo mais amplo, gerando externalidades positivas nas áreas econômicas e sociais. As metodologias de custo-aluno mais citadas na revisão de literatura foram realizadas por Schwartzman (1994), Reinert (2005), Tribunal de Contas da União – TCU (2002) e FORPLAD (2003). Palavras-chave: Custo aluno, ensino tecnológico. |
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METODOLOGIAS DE CUSTOS APLICÁVEIS AO ENSINO PÚBLICO: ENSINO PROFISSIONAL, TEORIA DO CAPITAL HUMANO E CUSTO-ALUNOContabilidade; Contabilidade aplicada ao Setor PúblicoCusto no Setor Público; Teoria do Capital Humano; Ensino TecnológicoO objetivo geral da pesquisa foi identificar metodologias de custo-aluno aplicadas ao ensino. Trata-se de um estudo pioneiro que relaciona a importância do ensino profissional com a dificuldade de se implantar um sistema de custos para as unidades da Rede Federal de Educação Tecnológico. Para um país emergente como o Brasil, o empreendimento nessa modalidade de ensino tem uma função primordial para o crescimento econômico. O Plano Nacional de Educação, no que tange aos cursos técnicos, propõe medidas arrojadas que se forem colocadas em prática contribuirão para consolidar esse segmento de ensino. A metodologia do trabalho foi construída em três partes, a primeira se trata da contextualização histórica do ensino profissional no Brasil, a segunda relaciona a Teoria do Capital Humano aos cursos de formação profissional e a terceira de uma revisão da literatura quanto às metodologias de apuração do custo-aluno no ensino público. A Teoria do Capital Humano, utilizada na pesquisa como suporte teórico, preconiza que os gastos em educação devem ser tratados como investimento, daí surge a relação entre qualificação profissional e melhores rendimentos futuros, pois a educação proporciona melhores condições de trabalho e renda, além de injetar no mercado profissionais qualificados que contribuem com a economia de um modo mais amplo, gerando externalidades positivas nas áreas econômicas e sociais. As metodologias de custo-aluno mais citadas na revisão de literatura foram realizadas por Schwartzman (1994), Reinert (2005), Tribunal de Contas da União – TCU (2002) e FORPLAD (2003). Palavras-chave: Custo aluno, ensino tecnológico.Revista UniabeuBolsa Permanência da Universidade de Brasília UnBCOSTA, ABIMAEL DE JESUS BARROSBatista, Ana Paula de MeloTavares, Eduardo CaetanoSousa, Marco Aurélio de2016-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1935Revista Uniabeu; v. 8, n. 20 (2015): Revista UNIABEU; 1-162179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1935/pdf_170info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-04T02:49:43Zoai:ojs2.abeu.local:article/1935Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2016-01-04T02:49:43Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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