METODOLOGIAS DE CUSTOS APLICÁVEIS AO ENSINO PÚBLICO: ENSINO PROFISSIONAL, TEORIA DO CAPITAL HUMANO E CUSTO-ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, ABIMAEL DE JESUS BARROS
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista, Ana Paula de Melo, Tavares, Eduardo Caetano, Sousa, Marco Aurélio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1935
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi identificar metodologias de custo-aluno aplicadas ao ensino. Trata-se de um estudo pioneiro que relaciona a importância do ensino profissional com a dificuldade de se implantar um sistema de custos para as unidades da Rede Federal de Educação Tecnológico. Para um país emergente como o Brasil, o empreendimento nessa modalidade de ensino tem uma função primordial para o crescimento econômico. O Plano Nacional de Educação, no que tange aos cursos técnicos, propõe medidas arrojadas que se forem colocadas em prática contribuirão para consolidar esse segmento de ensino. A metodologia do trabalho foi construída em três partes, a primeira se trata da contextualização histórica do ensino profissional no Brasil, a segunda relaciona a Teoria do Capital Humano aos cursos de formação profissional e a terceira de uma revisão da literatura quanto às metodologias de apuração do custo-aluno no ensino público. A Teoria do Capital Humano, utilizada na pesquisa como suporte teórico, preconiza que os gastos em educação devem ser tratados como investimento, daí surge a relação entre qualificação profissional e melhores rendimentos futuros, pois a educação proporciona melhores condições de trabalho e renda, além de injetar no mercado profissionais qualificados que contribuem com a economia de um modo mais amplo, gerando externalidades positivas nas áreas econômicas e sociais. As metodologias de custo-aluno mais citadas na revisão de literatura foram realizadas por Schwartzman (1994), Reinert (2005), Tribunal de Contas da União – TCU (2002) e FORPLAD (2003). Palavras-chave: Custo aluno, ensino tecnológico.
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