NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3564 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir possibilidades de utilização da ferramenta digital “Padlet” em aulas de produção textual no Ensino Médio, com foco no desenvolvimento de alguns letramentos digitais. Para isso, parte das seguintes questões de pesquisa: a) como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser efetivas no ensino? b) quais tipos de letramentos podem ser trabalhados com o auxílio da tecnologia, ou por meio dela? c) como podemos introduzir alguns recursos digitais em disciplinas de produção textual no ensino básico? A fundamentação teórica consiste no paradigma contemporâneo da teoria da comunicação, a partir de Jenkins (2008), e nos estudos atuais de multiletramentos e letramentos digitais, a partir de Rojo (2012) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016). Além disso, detalhamos duas possibilidades de trabalho na fase de pré-escrita da redação escolar: uma que se volta para o letramento de informação e outra que se volta para o letramento participativo. Apoiando-nos no estudo de Rabelo (2017), este artigo ratifica as potencialidades de inserção de recursos digitais no ensino de redação, para a construção conjunta de significados sobre temas controversos discutidos em sala de aula, no contexto do ensino médio. |
id |
UNIABEU-1_2c528754b4365a026a00c38f483d4fe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3564 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃOLetras; Ensino; TecnologiaNovas tecnologias; Produção textual; Educação básica.Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir possibilidades de utilização da ferramenta digital “Padlet” em aulas de produção textual no Ensino Médio, com foco no desenvolvimento de alguns letramentos digitais. Para isso, parte das seguintes questões de pesquisa: a) como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser efetivas no ensino? b) quais tipos de letramentos podem ser trabalhados com o auxílio da tecnologia, ou por meio dela? c) como podemos introduzir alguns recursos digitais em disciplinas de produção textual no ensino básico? A fundamentação teórica consiste no paradigma contemporâneo da teoria da comunicação, a partir de Jenkins (2008), e nos estudos atuais de multiletramentos e letramentos digitais, a partir de Rojo (2012) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016). Além disso, detalhamos duas possibilidades de trabalho na fase de pré-escrita da redação escolar: uma que se volta para o letramento de informação e outra que se volta para o letramento participativo. Apoiando-nos no estudo de Rabelo (2017), este artigo ratifica as potencialidades de inserção de recursos digitais no ensino de redação, para a construção conjunta de significados sobre temas controversos discutidos em sala de aula, no contexto do ensino médio.Revista UniabeuMazzola, Renan Belmonte2020-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3564Revista Uniabeu; v. 12, n. 32 (2019): Revista UNIABEU; 37-512179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3564/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-26T15:45:07Zoai:ojs2.abeu.local:article/3564Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-04-26T15:45:07Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO |
title |
NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO |
spellingShingle |
NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO Mazzola, Renan Belmonte Letras; Ensino; Tecnologia Novas tecnologias; Produção textual; Educação básica. |
title_short |
NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO |
title_full |
NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO |
title_fullStr |
NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO |
title_full_unstemmed |
NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO |
title_sort |
NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO |
author |
Mazzola, Renan Belmonte |
author_facet |
Mazzola, Renan Belmonte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzola, Renan Belmonte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Ensino; Tecnologia Novas tecnologias; Produção textual; Educação básica. |
topic |
Letras; Ensino; Tecnologia Novas tecnologias; Produção textual; Educação básica. |
description |
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir possibilidades de utilização da ferramenta digital “Padlet” em aulas de produção textual no Ensino Médio, com foco no desenvolvimento de alguns letramentos digitais. Para isso, parte das seguintes questões de pesquisa: a) como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser efetivas no ensino? b) quais tipos de letramentos podem ser trabalhados com o auxílio da tecnologia, ou por meio dela? c) como podemos introduzir alguns recursos digitais em disciplinas de produção textual no ensino básico? A fundamentação teórica consiste no paradigma contemporâneo da teoria da comunicação, a partir de Jenkins (2008), e nos estudos atuais de multiletramentos e letramentos digitais, a partir de Rojo (2012) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016). Além disso, detalhamos duas possibilidades de trabalho na fase de pré-escrita da redação escolar: uma que se volta para o letramento de informação e outra que se volta para o letramento participativo. Apoiando-nos no estudo de Rabelo (2017), este artigo ratifica as potencialidades de inserção de recursos digitais no ensino de redação, para a construção conjunta de significados sobre temas controversos discutidos em sala de aula, no contexto do ensino médio. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3564 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3564/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 12, n. 32 (2019): Revista UNIABEU; 37-51 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170820367941632 |