NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÃO E PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzola, Renan Belmonte
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3564
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir possibilidades de utilização da ferramenta digital “Padlet” em aulas de produção textual no Ensino Médio, com foco no desenvolvimento de alguns letramentos digitais. Para isso, parte das seguintes questões de pesquisa: a) como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) podem ser efetivas no ensino? b) quais tipos de letramentos podem ser trabalhados com o auxílio da tecnologia, ou por meio dela? c) como podemos introduzir alguns recursos digitais em disciplinas de produção textual no ensino básico? A fundamentação teórica consiste no paradigma contemporâneo da teoria da comunicação, a partir de Jenkins (2008), e nos estudos atuais de multiletramentos e letramentos digitais, a partir de Rojo (2012) e Dudeney, Hockly e Pegrum (2016). Além disso, detalhamos duas possibilidades de trabalho na fase de pré-escrita da redação escolar: uma que se volta para o letramento de informação e outra que se volta para o letramento participativo. Apoiando-nos no estudo de Rabelo (2017), este artigo ratifica as potencialidades de inserção de recursos digitais no ensino de redação, para a construção conjunta de significados sobre temas controversos discutidos em sala de aula, no contexto do ensino médio.
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