Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Kátia Regina Xavier
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108
Resumo: O presente artigo tem como objetivo problematizar alguns desafios enfrentados no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário com vistas à promoção do sucesso acadêmico dos alunos. Inicia analisando conceitos que servem de suporte para esta discussão: qualidade no/do ensino, desempenho acadêmico e sucesso/insucesso. Em seguida, traça um panorama histórico-institucional do Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD), que se constitui num conjunto de ações desenvolvidas no âmbito dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da referida instituição de ensino superior (IES), que visam contribuir para a ampliação e aprimoramento do desempenho dos estudantes, no que se refere ao desenvolvimento de saberes, fazeres e valores profissionais. Finaliza tecendo algumas considerações sobre a importância dos processos de avaliação e autoavaliação no Ensino Superior, na busca pela eficácia institucional e pela efetividade acadêmica e social.
id UNIABEU-1_2cde4c232c747ddf8ecbcb682236f600
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1108
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro UniversitárioEducaçãoEnsino Superior; sucesso acadêmico; currículoO presente artigo tem como objetivo problematizar alguns desafios enfrentados no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário com vistas à promoção do sucesso acadêmico dos alunos. Inicia analisando conceitos que servem de suporte para esta discussão: qualidade no/do ensino, desempenho acadêmico e sucesso/insucesso. Em seguida, traça um panorama histórico-institucional do Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD), que se constitui num conjunto de ações desenvolvidas no âmbito dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da referida instituição de ensino superior (IES), que visam contribuir para a ampliação e aprimoramento do desempenho dos estudantes, no que se refere ao desenvolvimento de saberes, fazeres e valores profissionais. Finaliza tecendo algumas considerações sobre a importância dos processos de avaliação e autoavaliação no Ensino Superior, na busca pela eficácia institucional e pela efetividade acadêmica e social.Revista UniabeuPrograma de Apoio à Pesquisa (Proape), Uniabeu - Centro Universitárioda Silva, Kátia Regina Xavier2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 342-3572179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108/pdf_20info:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-01T18:54:43Zoai:ojs2.abeu.local:article/1108Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2013-08-01T18:54:43Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário
title Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário
spellingShingle Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário
da Silva, Kátia Regina Xavier
Educação
Ensino Superior; sucesso acadêmico; currículo
title_short Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário
title_full Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário
title_fullStr Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário
title_full_unstemmed Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário
title_sort Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário
author da Silva, Kátia Regina Xavier
author_facet da Silva, Kátia Regina Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Programa de Apoio à Pesquisa (Proape), Uniabeu - Centro Universitário
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Kátia Regina Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino Superior; sucesso acadêmico; currículo
topic Educação
Ensino Superior; sucesso acadêmico; currículo
description O presente artigo tem como objetivo problematizar alguns desafios enfrentados no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário com vistas à promoção do sucesso acadêmico dos alunos. Inicia analisando conceitos que servem de suporte para esta discussão: qualidade no/do ensino, desempenho acadêmico e sucesso/insucesso. Em seguida, traça um panorama histórico-institucional do Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD), que se constitui num conjunto de ações desenvolvidas no âmbito dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da referida instituição de ensino superior (IES), que visam contribuir para a ampliação e aprimoramento do desempenho dos estudantes, no que se refere ao desenvolvimento de saberes, fazeres e valores profissionais. Finaliza tecendo algumas considerações sobre a importância dos processos de avaliação e autoavaliação no Ensino Superior, na busca pela eficácia institucional e pela efetividade acadêmica e social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108/pdf_20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 342-357
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170818876866560