Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo problematizar alguns desafios enfrentados no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário com vistas à promoção do sucesso acadêmico dos alunos. Inicia analisando conceitos que servem de suporte para esta discussão: qualidade no/do ensino, desempenho acadêmico e sucesso/insucesso. Em seguida, traça um panorama histórico-institucional do Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD), que se constitui num conjunto de ações desenvolvidas no âmbito dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da referida instituição de ensino superior (IES), que visam contribuir para a ampliação e aprimoramento do desempenho dos estudantes, no que se refere ao desenvolvimento de saberes, fazeres e valores profissionais. Finaliza tecendo algumas considerações sobre a importância dos processos de avaliação e autoavaliação no Ensino Superior, na busca pela eficácia institucional e pela efetividade acadêmica e social. |
id |
UNIABEU-1_2cde4c232c747ddf8ecbcb682236f600 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/1108 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro UniversitárioEducaçãoEnsino Superior; sucesso acadêmico; currículoO presente artigo tem como objetivo problematizar alguns desafios enfrentados no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário com vistas à promoção do sucesso acadêmico dos alunos. Inicia analisando conceitos que servem de suporte para esta discussão: qualidade no/do ensino, desempenho acadêmico e sucesso/insucesso. Em seguida, traça um panorama histórico-institucional do Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD), que se constitui num conjunto de ações desenvolvidas no âmbito dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da referida instituição de ensino superior (IES), que visam contribuir para a ampliação e aprimoramento do desempenho dos estudantes, no que se refere ao desenvolvimento de saberes, fazeres e valores profissionais. Finaliza tecendo algumas considerações sobre a importância dos processos de avaliação e autoavaliação no Ensino Superior, na busca pela eficácia institucional e pela efetividade acadêmica e social.Revista UniabeuPrograma de Apoio à Pesquisa (Proape), Uniabeu - Centro Universitárioda Silva, Kátia Regina Xavier2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 342-3572179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108/pdf_20info:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-01T18:54:43Zoai:ojs2.abeu.local:article/1108Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2013-08-01T18:54:43Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário |
title |
Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário |
spellingShingle |
Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário da Silva, Kátia Regina Xavier Educação Ensino Superior; sucesso acadêmico; currículo |
title_short |
Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário |
title_full |
Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário |
title_fullStr |
Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário |
title_full_unstemmed |
Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário |
title_sort |
Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): desafios ao enriquecimento curricular no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário |
author |
da Silva, Kátia Regina Xavier |
author_facet |
da Silva, Kátia Regina Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Programa de Apoio à Pesquisa (Proape), Uniabeu - Centro Universitário |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Kátia Regina Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino Superior; sucesso acadêmico; currículo |
topic |
Educação Ensino Superior; sucesso acadêmico; currículo |
description |
O presente artigo tem como objetivo problematizar alguns desafios enfrentados no Curso de Educação Física do UNIABEU – Centro Universitário com vistas à promoção do sucesso acadêmico dos alunos. Inicia analisando conceitos que servem de suporte para esta discussão: qualidade no/do ensino, desempenho acadêmico e sucesso/insucesso. Em seguida, traça um panorama histórico-institucional do Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD), que se constitui num conjunto de ações desenvolvidas no âmbito dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da referida instituição de ensino superior (IES), que visam contribuir para a ampliação e aprimoramento do desempenho dos estudantes, no que se refere ao desenvolvimento de saberes, fazeres e valores profissionais. Finaliza tecendo algumas considerações sobre a importância dos processos de avaliação e autoavaliação no Ensino Superior, na busca pela eficácia institucional e pela efetividade acadêmica e social. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/1108/pdf_20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 6, n. 13 (2013): Revista UNIABEU; 342-357 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170818876866560 |