PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Renata Soneghetti Cauper
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues, Andréa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3478
Resumo: Este artigo discute de que modo práticas de leitura, oralidade e reescrita podem contribuir para atividades de produção textual na educação básica. Partimos de uma pesquisa em que tais práticas foram desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, em projeto realizado no âmbito de um mestrado profissional na área de Letras (PROFLETRAS). A pesquisa feita teve natureza qualitativa e o projeto foi desenvolvido em uma escola de rede pública municipal, em que uma das autoras era professora, e contou com 17 alunos de uma turma de nono ano. A análise dos resultados levou em conta o processo como um todo, com uma reflexão sobre o papel das práticas desenvolvidas em sala para o ensino de produção textual, e toma por base também a comparação entre as quatro produções que cada aluno realizou, seguindo os seguintes critérios: predominância do tipo textual argumentativo, estabelecimento da coerência textual, presença de elementos de coesão textual. Os resultados apontam para uma consolidação da predominância do tipo textual argumentativo nos textos, a expansão do estabelecimento da coerência textual e dos usos dos conectores argumentativos e marcadores textuais.
id UNIABEU-1_46f1d6f8022ecb53af872f7d67eabd4c
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3478
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITACiências Humanasprodução textual, oralidade, reescritaEste artigo discute de que modo práticas de leitura, oralidade e reescrita podem contribuir para atividades de produção textual na educação básica. Partimos de uma pesquisa em que tais práticas foram desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, em projeto realizado no âmbito de um mestrado profissional na área de Letras (PROFLETRAS). A pesquisa feita teve natureza qualitativa e o projeto foi desenvolvido em uma escola de rede pública municipal, em que uma das autoras era professora, e contou com 17 alunos de uma turma de nono ano. A análise dos resultados levou em conta o processo como um todo, com uma reflexão sobre o papel das práticas desenvolvidas em sala para o ensino de produção textual, e toma por base também a comparação entre as quatro produções que cada aluno realizou, seguindo os seguintes critérios: predominância do tipo textual argumentativo, estabelecimento da coerência textual, presença de elementos de coesão textual. Os resultados apontam para uma consolidação da predominância do tipo textual argumentativo nos textos, a expansão do estabelecimento da coerência textual e dos usos dos conectores argumentativos e marcadores textuais.Revista UniabeuCAPESPinto, Renata Soneghetti CauperRodrigues, Andréa2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3478Revista Uniabeu; v. 11, n. 29 (2018): Revista UNIABEU; 144-1612179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3478/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:00:39Zoai:ojs2.abeu.local:article/3478Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:00:39Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITA
title PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITA
spellingShingle PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITA
Pinto, Renata Soneghetti Cauper
Ciências Humanas
produção textual, oralidade, reescrita
title_short PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITA
title_full PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITA
title_fullStr PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITA
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITA
title_sort PRÁTICAS DE LEITURA, ORALIDADE E RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM FALA, ESCUTA E REESCRITA
author Pinto, Renata Soneghetti Cauper
author_facet Pinto, Renata Soneghetti Cauper
Rodrigues, Andréa
author_role author
author2 Rodrigues, Andréa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Renata Soneghetti Cauper
Rodrigues, Andréa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
produção textual, oralidade, reescrita
topic Ciências Humanas
produção textual, oralidade, reescrita
description Este artigo discute de que modo práticas de leitura, oralidade e reescrita podem contribuir para atividades de produção textual na educação básica. Partimos de uma pesquisa em que tais práticas foram desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental, em projeto realizado no âmbito de um mestrado profissional na área de Letras (PROFLETRAS). A pesquisa feita teve natureza qualitativa e o projeto foi desenvolvido em uma escola de rede pública municipal, em que uma das autoras era professora, e contou com 17 alunos de uma turma de nono ano. A análise dos resultados levou em conta o processo como um todo, com uma reflexão sobre o papel das práticas desenvolvidas em sala para o ensino de produção textual, e toma por base também a comparação entre as quatro produções que cada aluno realizou, seguindo os seguintes critérios: predominância do tipo textual argumentativo, estabelecimento da coerência textual, presença de elementos de coesão textual. Os resultados apontam para uma consolidação da predominância do tipo textual argumentativo nos textos, a expansão do estabelecimento da coerência textual e dos usos dos conectores argumentativos e marcadores textuais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3478
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3478/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 11, n. 29 (2018): Revista UNIABEU; 144-161
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820765351936