A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flávia Gonçalves Calaça de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa, Matheus de Almeida, Marinho, Nathálya Fernandes Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3243
Resumo: Com referência na Multimodalidade proposta por autores como: McNeill (1985; 1992; 2003) e Cavalcante (2009), o objetivo desse artigo é discutir sobre as metodologias de ensino para crianças autistas, onde o conceito de língua é importante para o desenvolvimento da interação aluno-professor e, consequentemente para a promoção da inclusão social dessas crianças na escola. Para tanto, buscou-se ampliar o conhecimento sobre a linguagem em crianças com autismo e a partir disso, apontar caminhos para ajudar na escolha dessas metodologias a partir da ampliação de conceitos, ideias, teorias e pesquisas feitas sobre o autismo. Em suma, é necessário que seja feita uma reanálise sobre conceitos relacionados à aptidão comunicativa de crianças autistas, e que as escolas insiram em seus métodos de ensino maneiras de facilitar a comunicação já existente nestas crianças, uma vez que elas já são sujeitos imersos na linguagem.
id UNIABEU-1_867e5c72854fbf7a4099318bc99a80a7
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3243
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTASCiências Humanas; Linguística; EnsinoAutismo; Multimodalidade; EnsinoCom referência na Multimodalidade proposta por autores como: McNeill (1985; 1992; 2003) e Cavalcante (2009), o objetivo desse artigo é discutir sobre as metodologias de ensino para crianças autistas, onde o conceito de língua é importante para o desenvolvimento da interação aluno-professor e, consequentemente para a promoção da inclusão social dessas crianças na escola. Para tanto, buscou-se ampliar o conhecimento sobre a linguagem em crianças com autismo e a partir disso, apontar caminhos para ajudar na escolha dessas metodologias a partir da ampliação de conceitos, ideias, teorias e pesquisas feitas sobre o autismo. Em suma, é necessário que seja feita uma reanálise sobre conceitos relacionados à aptidão comunicativa de crianças autistas, e que as escolas insiram em seus métodos de ensino maneiras de facilitar a comunicação já existente nestas crianças, uma vez que elas já são sujeitos imersos na linguagem.Revista UniabeuSouza, Flávia Gonçalves Calaça deBarbosa, Matheus de AlmeidaMarinho, Nathálya Fernandes Inácio2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3243Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 42-542179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3243/pdfDireitos autorais 2019 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T04:28:02Zoai:ojs2.abeu.local:article/3243Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-06-12T04:28:02Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS
title A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS
spellingShingle A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Souza, Flávia Gonçalves Calaça de
Ciências Humanas; Linguística; Ensino
Autismo; Multimodalidade; Ensino
title_short A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS
title_full A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS
title_fullStr A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS
title_full_unstemmed A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS
title_sort A MULTIMODALIDADE E O ENSINO DE CRIANÇAS AUTISTAS
author Souza, Flávia Gonçalves Calaça de
author_facet Souza, Flávia Gonçalves Calaça de
Barbosa, Matheus de Almeida
Marinho, Nathálya Fernandes Inácio
author_role author
author2 Barbosa, Matheus de Almeida
Marinho, Nathálya Fernandes Inácio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flávia Gonçalves Calaça de
Barbosa, Matheus de Almeida
Marinho, Nathálya Fernandes Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Linguística; Ensino
Autismo; Multimodalidade; Ensino
topic Ciências Humanas; Linguística; Ensino
Autismo; Multimodalidade; Ensino
description Com referência na Multimodalidade proposta por autores como: McNeill (1985; 1992; 2003) e Cavalcante (2009), o objetivo desse artigo é discutir sobre as metodologias de ensino para crianças autistas, onde o conceito de língua é importante para o desenvolvimento da interação aluno-professor e, consequentemente para a promoção da inclusão social dessas crianças na escola. Para tanto, buscou-se ampliar o conhecimento sobre a linguagem em crianças com autismo e a partir disso, apontar caminhos para ajudar na escolha dessas metodologias a partir da ampliação de conceitos, ideias, teorias e pesquisas feitas sobre o autismo. Em suma, é necessário que seja feita uma reanálise sobre conceitos relacionados à aptidão comunicativa de crianças autistas, e que as escolas insiram em seus métodos de ensino maneiras de facilitar a comunicação já existente nestas crianças, uma vez que elas já são sujeitos imersos na linguagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3243
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3243/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 12, n. 30 (2019): janeiro-abril de 2019; 42-54
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170819804856320