Sujeito, identidade e discurso em Lavoura arcaica, de Raduan Nassar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/351 |
Resumo: | O presente trabalho visa a estabelecer uma leitura da obra Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, sob o crivo das relações entre discurso filosófico, nação e identidade. O artigo investiga de que forma questões radicais em torno do conceito de sujeito e identidade são articuladas por um projeto literário radical que, a partir do diálogo crítico com os ideais românticas, reposiciona a questão da emergência de novas vozes ficcionais e das problemáticas religiosas e filosóficas, as quais demandam um reposicionamento crítico e da crítica acerca do campo literário nacional. A ficção brasileira contemporânea requer da crítica uma sistematização discursiva que analise a obra como criação da linguagem, mas que, ao mesmo tempo, problematize as relações entre o real representado e o mundo circundante. Desse modo, conforme as discussões encaminhadas por Dominique Maingueneau, se as obras dialogam com o mundo e sua enunciação é parte desse mundo que representam, elas criam o contexto ao mesmo tempo em que o gerenciam. Nessa nova acepção do contexto, a ideia de nação, sujeito, migração, religiosidade, discurso e narração passam a formar um todo orgânico, entretanto jamais estável, o que demanda uma reconfiguração crítica do caráter fronteiriço do campo literário. Essas indagações moldam o arcabouço conceitual e reflexivo desse artigo. |
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Sujeito, identidade e discurso em Lavoura arcaica, de Raduan NassarCiências Humanas; LetrasFicção brasileira contemporânea; identidade; críticaO presente trabalho visa a estabelecer uma leitura da obra Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, sob o crivo das relações entre discurso filosófico, nação e identidade. O artigo investiga de que forma questões radicais em torno do conceito de sujeito e identidade são articuladas por um projeto literário radical que, a partir do diálogo crítico com os ideais românticas, reposiciona a questão da emergência de novas vozes ficcionais e das problemáticas religiosas e filosóficas, as quais demandam um reposicionamento crítico e da crítica acerca do campo literário nacional. A ficção brasileira contemporânea requer da crítica uma sistematização discursiva que analise a obra como criação da linguagem, mas que, ao mesmo tempo, problematize as relações entre o real representado e o mundo circundante. Desse modo, conforme as discussões encaminhadas por Dominique Maingueneau, se as obras dialogam com o mundo e sua enunciação é parte desse mundo que representam, elas criam o contexto ao mesmo tempo em que o gerenciam. Nessa nova acepção do contexto, a ideia de nação, sujeito, migração, religiosidade, discurso e narração passam a formar um todo orgânico, entretanto jamais estável, o que demanda uma reconfiguração crítica do caráter fronteiriço do campo literário. Essas indagações moldam o arcabouço conceitual e reflexivo desse artigo.Revista UniabeuOliveira, Paulo César2012-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/351Revista Uniabeu; v. 5, n. 9 (2012): Revista UNIABEU-ISSN 2179-5037; 109-1262179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/351/pdf_143info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-23T23:16:06Zoai:ojs2.abeu.local:article/351Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2012-04-23T23:16:06Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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