OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Yuri Miguel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fontes, Adriana Gonsalves da Silva, Reis de Oliveira, Ilza Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3982
Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da oferta da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de formação de professores, mais especificamente no curso de Licenciatura em Letras da UNEB, tendo como fonte de pesquisa o atual Projeto do Curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), campus XXII, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além da proposta de redimensionamento curricular que está em discussão nos colegiados, a fim de pensar como essa oferta pode impactar na formação dos professores de Língua Portuguesa, ao se deparar com estudantes surdos em sala de aula. Metodologicamente, este trabalho, de cunho qualitativo, se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, com aporte teórico de autores como Perlin e Strobel (2014), Skliar (1997), Lopes (2007), Strobel (2008), assim como dos documentos oficiais que versam sobre a obrigatoriedade da oferta da Libras, seguido de uma pesquisa documental, por meio da análise do Projeto do Curso de Letras do DCHT XXII e da ementa do componente de Libras, cuja oferta, atualmente, é semipresencial. Como resultado desse estudo, contata-se que a oferta de Libras em apenas um semestre, com carga horária de 60 horas, mostra-se insuficiente para possibilitar a(o) professor(a) em formação condições de lidar com os estudantes surdos que, por ventura, estejam em sua sala de aula. Ainda assim, há que se reconhecer que a oferta da Libras tem permitido descontruir mitos e preconceitos no que se refere à cultura surda e à Língua Brasileira de Sinais.
id UNIABEU-1_e3bdf96fe6fdd4af52416440f7493c67
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3982
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEBEducação; Ensino; Ciências Humanas;Formação de professores; UNEB; Currículo; Letras; LibrasO presente artigo tem por objetivo refletir acerca da oferta da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de formação de professores, mais especificamente no curso de Licenciatura em Letras da UNEB, tendo como fonte de pesquisa o atual Projeto do Curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), campus XXII, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além da proposta de redimensionamento curricular que está em discussão nos colegiados, a fim de pensar como essa oferta pode impactar na formação dos professores de Língua Portuguesa, ao se deparar com estudantes surdos em sala de aula. Metodologicamente, este trabalho, de cunho qualitativo, se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, com aporte teórico de autores como Perlin e Strobel (2014), Skliar (1997), Lopes (2007), Strobel (2008), assim como dos documentos oficiais que versam sobre a obrigatoriedade da oferta da Libras, seguido de uma pesquisa documental, por meio da análise do Projeto do Curso de Letras do DCHT XXII e da ementa do componente de Libras, cuja oferta, atualmente, é semipresencial. Como resultado desse estudo, contata-se que a oferta de Libras em apenas um semestre, com carga horária de 60 horas, mostra-se insuficiente para possibilitar a(o) professor(a) em formação condições de lidar com os estudantes surdos que, por ventura, estejam em sua sala de aula. Ainda assim, há que se reconhecer que a oferta da Libras tem permitido descontruir mitos e preconceitos no que se refere à cultura surda e à Língua Brasileira de Sinais.Revista UniabeuMacedo, Yuri MiguelFontes, Adriana Gonsalves da SilvaReis de Oliveira, Ilza Carla2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3982Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 105-1242179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3982/pdfDireitos autorais 2020 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-30T00:24:58Zoai:ojs2.abeu.local:article/3982Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2020-06-30T00:24:58Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEB
title OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEB
spellingShingle OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEB
Macedo, Yuri Miguel
Educação; Ensino; Ciências Humanas;
Formação de professores; UNEB; Currículo; Letras; Libras
title_short OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEB
title_full OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEB
title_fullStr OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEB
title_full_unstemmed OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEB
title_sort OS IMPACTOS DA OFERTA DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DE LETRAS DA UNEB
author Macedo, Yuri Miguel
author_facet Macedo, Yuri Miguel
Fontes, Adriana Gonsalves da Silva
Reis de Oliveira, Ilza Carla
author_role author
author2 Fontes, Adriana Gonsalves da Silva
Reis de Oliveira, Ilza Carla
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Yuri Miguel
Fontes, Adriana Gonsalves da Silva
Reis de Oliveira, Ilza Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino; Ciências Humanas;
Formação de professores; UNEB; Currículo; Letras; Libras
topic Educação; Ensino; Ciências Humanas;
Formação de professores; UNEB; Currículo; Letras; Libras
description O presente artigo tem por objetivo refletir acerca da oferta da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de formação de professores, mais especificamente no curso de Licenciatura em Letras da UNEB, tendo como fonte de pesquisa o atual Projeto do Curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), campus XXII, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além da proposta de redimensionamento curricular que está em discussão nos colegiados, a fim de pensar como essa oferta pode impactar na formação dos professores de Língua Portuguesa, ao se deparar com estudantes surdos em sala de aula. Metodologicamente, este trabalho, de cunho qualitativo, se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, com aporte teórico de autores como Perlin e Strobel (2014), Skliar (1997), Lopes (2007), Strobel (2008), assim como dos documentos oficiais que versam sobre a obrigatoriedade da oferta da Libras, seguido de uma pesquisa documental, por meio da análise do Projeto do Curso de Letras do DCHT XXII e da ementa do componente de Libras, cuja oferta, atualmente, é semipresencial. Como resultado desse estudo, contata-se que a oferta de Libras em apenas um semestre, com carga horária de 60 horas, mostra-se insuficiente para possibilitar a(o) professor(a) em formação condições de lidar com os estudantes surdos que, por ventura, estejam em sua sala de aula. Ainda assim, há que se reconhecer que a oferta da Libras tem permitido descontruir mitos e preconceitos no que se refere à cultura surda e à Língua Brasileira de Sinais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3982
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3982/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 13, n. 33 (2020): Número especial; 105-124
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820312367104