A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marjane Bernardy
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Mara Edilia Medeiros da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050
Resumo: Compreender a influência da mídia e marketing nas escolhas dos alimentos e hábitos alimentares infantis e qual o comportamento da família nesse contexto. Pesquisa bibliográfica, com uma revisão sistemática nas produções científicas, indexados na biblioteca virtual ScientifcElectronic Library Online (SciELO), no período entre 2012 a setembro de 2016. Após a busca, foram encontrados 03 (três) artigos. Os dados obtidos na análise dos artigos referenciam que o tempo de exposição da criança à televisãoinfluencia nos hábitos alimentares. As propagandas e estratégias utilizadas pelo marketing encantam e seduzem a criança através de sons e movimento, vinculando a produtos personagens do imaginário e do mundo infantil, como uma maneira de interagir, criam desejos e estabelecem demanda, influenciam escolhas e comportamentos.Devido às configurações e papéis familiares e sociais, a rotina corrida e falta de tempo, a busca por praticidade vem favorecendo o aumento e consumo por alimentos pouco nutritivos, e assim, muitas vezes os estímulos do marketing e mídia acabam sendo reforçados pelos comportamentos, escolhas e preferências da família.Para a criança a família é a maior referência e servirá como modelo, podendo ser um modelo positivo ou negativo, que ela tenderá a repetir como padrão.
id UNIABEU-1_f3ab67258066e0eb8d2f5ffef742a669
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3050
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIACiências Humanas; Saúde; PsicologiaMídia e Marketing; Hábitos alimentares; Comportamento da família.Compreender a influência da mídia e marketing nas escolhas dos alimentos e hábitos alimentares infantis e qual o comportamento da família nesse contexto. Pesquisa bibliográfica, com uma revisão sistemática nas produções científicas, indexados na biblioteca virtual ScientifcElectronic Library Online (SciELO), no período entre 2012 a setembro de 2016. Após a busca, foram encontrados 03 (três) artigos. Os dados obtidos na análise dos artigos referenciam que o tempo de exposição da criança à televisãoinfluencia nos hábitos alimentares. As propagandas e estratégias utilizadas pelo marketing encantam e seduzem a criança através de sons e movimento, vinculando a produtos personagens do imaginário e do mundo infantil, como uma maneira de interagir, criam desejos e estabelecem demanda, influenciam escolhas e comportamentos.Devido às configurações e papéis familiares e sociais, a rotina corrida e falta de tempo, a busca por praticidade vem favorecendo o aumento e consumo por alimentos pouco nutritivos, e assim, muitas vezes os estímulos do marketing e mídia acabam sendo reforçados pelos comportamentos, escolhas e preferências da família.Para a criança a família é a maior referência e servirá como modelo, podendo ser um modelo positivo ou negativo, que ela tenderá a repetir como padrão.Revista UniabeuUniversidade Luterana do Brasil - São JerônimoSouza, Marjane BernardySilva, Mara Edilia Medeiros da2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050Revista Uniabeu; v. 11, n. 29 (2018): Revista UNIABEU; 14-292179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:00:39Zoai:ojs2.abeu.local:article/3050Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:00:39Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA
title A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA
Souza, Marjane Bernardy
Ciências Humanas; Saúde; Psicologia
Mídia e Marketing; Hábitos alimentares; Comportamento da família.
title_short A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA
title_full A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA
title_sort A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA
author Souza, Marjane Bernardy
author_facet Souza, Marjane Bernardy
Silva, Mara Edilia Medeiros da
author_role author
author2 Silva, Mara Edilia Medeiros da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil - São Jerônimo
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marjane Bernardy
Silva, Mara Edilia Medeiros da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas; Saúde; Psicologia
Mídia e Marketing; Hábitos alimentares; Comportamento da família.
topic Ciências Humanas; Saúde; Psicologia
Mídia e Marketing; Hábitos alimentares; Comportamento da família.
description Compreender a influência da mídia e marketing nas escolhas dos alimentos e hábitos alimentares infantis e qual o comportamento da família nesse contexto. Pesquisa bibliográfica, com uma revisão sistemática nas produções científicas, indexados na biblioteca virtual ScientifcElectronic Library Online (SciELO), no período entre 2012 a setembro de 2016. Após a busca, foram encontrados 03 (três) artigos. Os dados obtidos na análise dos artigos referenciam que o tempo de exposição da criança à televisãoinfluencia nos hábitos alimentares. As propagandas e estratégias utilizadas pelo marketing encantam e seduzem a criança através de sons e movimento, vinculando a produtos personagens do imaginário e do mundo infantil, como uma maneira de interagir, criam desejos e estabelecem demanda, influenciam escolhas e comportamentos.Devido às configurações e papéis familiares e sociais, a rotina corrida e falta de tempo, a busca por praticidade vem favorecendo o aumento e consumo por alimentos pouco nutritivos, e assim, muitas vezes os estímulos do marketing e mídia acabam sendo reforçados pelos comportamentos, escolhas e preferências da família.Para a criança a família é a maior referência e servirá como modelo, podendo ser um modelo positivo ou negativo, que ela tenderá a repetir como padrão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 11, n. 29 (2018): Revista UNIABEU; 14-29
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170821074681856