A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UNIABEU (2010) |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050 |
Resumo: | Compreender a influência da mídia e marketing nas escolhas dos alimentos e hábitos alimentares infantis e qual o comportamento da família nesse contexto. Pesquisa bibliográfica, com uma revisão sistemática nas produções científicas, indexados na biblioteca virtual ScientifcElectronic Library Online (SciELO), no período entre 2012 a setembro de 2016. Após a busca, foram encontrados 03 (três) artigos. Os dados obtidos na análise dos artigos referenciam que o tempo de exposição da criança à televisãoinfluencia nos hábitos alimentares. As propagandas e estratégias utilizadas pelo marketing encantam e seduzem a criança através de sons e movimento, vinculando a produtos personagens do imaginário e do mundo infantil, como uma maneira de interagir, criam desejos e estabelecem demanda, influenciam escolhas e comportamentos.Devido às configurações e papéis familiares e sociais, a rotina corrida e falta de tempo, a busca por praticidade vem favorecendo o aumento e consumo por alimentos pouco nutritivos, e assim, muitas vezes os estímulos do marketing e mídia acabam sendo reforçados pelos comportamentos, escolhas e preferências da família.Para a criança a família é a maior referência e servirá como modelo, podendo ser um modelo positivo ou negativo, que ela tenderá a repetir como padrão. |
id |
UNIABEU-1_f3ab67258066e0eb8d2f5ffef742a669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3050 |
network_acronym_str |
UNIABEU-1 |
network_name_str |
Revista UNIABEU (2010) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIACiências Humanas; Saúde; PsicologiaMídia e Marketing; Hábitos alimentares; Comportamento da família.Compreender a influência da mídia e marketing nas escolhas dos alimentos e hábitos alimentares infantis e qual o comportamento da família nesse contexto. Pesquisa bibliográfica, com uma revisão sistemática nas produções científicas, indexados na biblioteca virtual ScientifcElectronic Library Online (SciELO), no período entre 2012 a setembro de 2016. Após a busca, foram encontrados 03 (três) artigos. Os dados obtidos na análise dos artigos referenciam que o tempo de exposição da criança à televisãoinfluencia nos hábitos alimentares. As propagandas e estratégias utilizadas pelo marketing encantam e seduzem a criança através de sons e movimento, vinculando a produtos personagens do imaginário e do mundo infantil, como uma maneira de interagir, criam desejos e estabelecem demanda, influenciam escolhas e comportamentos.Devido às configurações e papéis familiares e sociais, a rotina corrida e falta de tempo, a busca por praticidade vem favorecendo o aumento e consumo por alimentos pouco nutritivos, e assim, muitas vezes os estímulos do marketing e mídia acabam sendo reforçados pelos comportamentos, escolhas e preferências da família.Para a criança a família é a maior referência e servirá como modelo, podendo ser um modelo positivo ou negativo, que ela tenderá a repetir como padrão.Revista UniabeuUniversidade Luterana do Brasil - São JerônimoSouza, Marjane BernardySilva, Mara Edilia Medeiros da2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050Revista Uniabeu; v. 11, n. 29 (2018): Revista UNIABEU; 14-292179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050/pdfDireitos autorais 2018 Revista Uniabeuinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-22T20:00:39Zoai:ojs2.abeu.local:article/3050Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2019-02-22T20:00:39Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA |
title |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA Souza, Marjane Bernardy Ciências Humanas; Saúde; Psicologia Mídia e Marketing; Hábitos alimentares; Comportamento da família. |
title_short |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA |
title_full |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA |
author |
Souza, Marjane Bernardy |
author_facet |
Souza, Marjane Bernardy Silva, Mara Edilia Medeiros da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Mara Edilia Medeiros da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil - São Jerônimo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marjane Bernardy Silva, Mara Edilia Medeiros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas; Saúde; Psicologia Mídia e Marketing; Hábitos alimentares; Comportamento da família. |
topic |
Ciências Humanas; Saúde; Psicologia Mídia e Marketing; Hábitos alimentares; Comportamento da família. |
description |
Compreender a influência da mídia e marketing nas escolhas dos alimentos e hábitos alimentares infantis e qual o comportamento da família nesse contexto. Pesquisa bibliográfica, com uma revisão sistemática nas produções científicas, indexados na biblioteca virtual ScientifcElectronic Library Online (SciELO), no período entre 2012 a setembro de 2016. Após a busca, foram encontrados 03 (três) artigos. Os dados obtidos na análise dos artigos referenciam que o tempo de exposição da criança à televisãoinfluencia nos hábitos alimentares. As propagandas e estratégias utilizadas pelo marketing encantam e seduzem a criança através de sons e movimento, vinculando a produtos personagens do imaginário e do mundo infantil, como uma maneira de interagir, criam desejos e estabelecem demanda, influenciam escolhas e comportamentos.Devido às configurações e papéis familiares e sociais, a rotina corrida e falta de tempo, a busca por praticidade vem favorecendo o aumento e consumo por alimentos pouco nutritivos, e assim, muitas vezes os estímulos do marketing e mídia acabam sendo reforçados pelos comportamentos, escolhas e preferências da família.Para a criança a família é a maior referência e servirá como modelo, podendo ser um modelo positivo ou negativo, que ela tenderá a repetir como padrão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/3050/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Uniabeu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uniabeu; v. 11, n. 29 (2018): Revista UNIABEU; 14-29 2179-5037 reponame:Revista UNIABEU (2010) instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
Revista UNIABEU (2010) |
collection |
Revista UNIABEU (2010) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170821074681856 |