Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rubens Pessoa de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UNIABEU (2010)
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/381
Resumo: O artigo trata do estudo da aplicação da vinhaça em solos cultivados com cana-de-açúcar (S. officinarum L.). O presente trabalho teve como objetivo estudar o efeito da aplicação de vinhaça em solo cultivado com cana-de-açúcar sobre a densidade e diversidade de fungos presentes no solo e compará-lo com a área sem aplicação de vinhaça, em duas áreas distintas em canaviais pertencentes à Usina São José do Pinheiro, no município de Laranjeiras, Estado de Sergipe, Brasil. Área A – Fazenda Poção com Fertirrigação, Área B – Fazenda Faleiro sem Fertirrigação, com um solo classificado pelo sistema brasileiro de classificação de solos da EMBRAPA, como um Vertissolos. Foram coletadas 60 (sessenta) amostras de solos em três profundidades: 0-15 cm, 15-30 cm e 30-45 cm, em 10 (dez) repetições, igualmente nas duas áreas amostradas. As amostras coletadas foram etiquetadas e armazenadas à temperatura a 4°C no Laboratório da Clínica Fitossanitária da UFS – Universidade Federal de Sergipe, Campus de São Cristóvão. Foram realizadas as análises microbiológicas, utilizando o método da diluição em série para avaliar a densidade de fungos (g-1 x 102) com o meio de cultura Czapek-dextrose-ágar (CDA). Para identificar os fungos foram feitas lâminas de sua estrutura e observado em microscópio de luz.  Os resultados comprovaram a presença dos gêneros de fungos nas áreas amostradas: Aspergillus, Fusarium, Penicillium, Phytophthora, Trichoderma. A análise estatística revelou que não houve diferença significativa nas populações de fungos entre as áreas A e B, nem entre as profundidades e houve diferença significativa na diversidade de fungos na área A. A aplicação da vinhaça não alterou as condições biológicas do solo.     Palavras-Chave: Saccharum. Microorganismos. Matéria Orgânica.
id UNIABEU-1_f89d950c128a5298c6e26a1add14bf6e
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/381
network_acronym_str UNIABEU-1
network_name_str Revista UNIABEU (2010)
repository_id_str
spelling Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)Ciências Biológicas; Ciências da Terra; Agronomia.Saccharum; Microorganismos; Matéria OrgânicaO artigo trata do estudo da aplicação da vinhaça em solos cultivados com cana-de-açúcar (S. officinarum L.). O presente trabalho teve como objetivo estudar o efeito da aplicação de vinhaça em solo cultivado com cana-de-açúcar sobre a densidade e diversidade de fungos presentes no solo e compará-lo com a área sem aplicação de vinhaça, em duas áreas distintas em canaviais pertencentes à Usina São José do Pinheiro, no município de Laranjeiras, Estado de Sergipe, Brasil. Área A – Fazenda Poção com Fertirrigação, Área B – Fazenda Faleiro sem Fertirrigação, com um solo classificado pelo sistema brasileiro de classificação de solos da EMBRAPA, como um Vertissolos. Foram coletadas 60 (sessenta) amostras de solos em três profundidades: 0-15 cm, 15-30 cm e 30-45 cm, em 10 (dez) repetições, igualmente nas duas áreas amostradas. As amostras coletadas foram etiquetadas e armazenadas à temperatura a 4°C no Laboratório da Clínica Fitossanitária da UFS – Universidade Federal de Sergipe, Campus de São Cristóvão. Foram realizadas as análises microbiológicas, utilizando o método da diluição em série para avaliar a densidade de fungos (g-1 x 102) com o meio de cultura Czapek-dextrose-ágar (CDA). Para identificar os fungos foram feitas lâminas de sua estrutura e observado em microscópio de luz.  Os resultados comprovaram a presença dos gêneros de fungos nas áreas amostradas: Aspergillus, Fusarium, Penicillium, Phytophthora, Trichoderma. A análise estatística revelou que não houve diferença significativa nas populações de fungos entre as áreas A e B, nem entre as profundidades e houve diferença significativa na diversidade de fungos na área A. A aplicação da vinhaça não alterou as condições biológicas do solo.     Palavras-Chave: Saccharum. Microorganismos. Matéria Orgânica.Revista UniabeuFAPEAL - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA NO ESTADO DE ALAGOAS.Barros, Rubens Pessoa de2012-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/381Revista Uniabeu; v. 5, n. 10 (2012): Revista UNIABEU; 181-1962179-5037reponame:Revista UNIABEU (2010)instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/381/pdf_208info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-08T15:11:23Zoai:ojs2.abeu.local:article/381Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RUPUBhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br2179-50372179-5037opendoar:2012-08-08T15:11:23Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)
title Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)
spellingShingle Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)
Barros, Rubens Pessoa de
Ciências Biológicas; Ciências da Terra; Agronomia.
Saccharum; Microorganismos; Matéria Orgânica
title_short Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)
title_full Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)
title_fullStr Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)
title_full_unstemmed Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)
title_sort Diversidade de fungos em um vertissolo com adição de vinhaça na cultura de cana-de-açúcar ( saccharum officinarum l.)
author Barros, Rubens Pessoa de
author_facet Barros, Rubens Pessoa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPEAL - FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA NO ESTADO DE ALAGOAS.
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rubens Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Biológicas; Ciências da Terra; Agronomia.
Saccharum; Microorganismos; Matéria Orgânica
topic Ciências Biológicas; Ciências da Terra; Agronomia.
Saccharum; Microorganismos; Matéria Orgânica
description O artigo trata do estudo da aplicação da vinhaça em solos cultivados com cana-de-açúcar (S. officinarum L.). O presente trabalho teve como objetivo estudar o efeito da aplicação de vinhaça em solo cultivado com cana-de-açúcar sobre a densidade e diversidade de fungos presentes no solo e compará-lo com a área sem aplicação de vinhaça, em duas áreas distintas em canaviais pertencentes à Usina São José do Pinheiro, no município de Laranjeiras, Estado de Sergipe, Brasil. Área A – Fazenda Poção com Fertirrigação, Área B – Fazenda Faleiro sem Fertirrigação, com um solo classificado pelo sistema brasileiro de classificação de solos da EMBRAPA, como um Vertissolos. Foram coletadas 60 (sessenta) amostras de solos em três profundidades: 0-15 cm, 15-30 cm e 30-45 cm, em 10 (dez) repetições, igualmente nas duas áreas amostradas. As amostras coletadas foram etiquetadas e armazenadas à temperatura a 4°C no Laboratório da Clínica Fitossanitária da UFS – Universidade Federal de Sergipe, Campus de São Cristóvão. Foram realizadas as análises microbiológicas, utilizando o método da diluição em série para avaliar a densidade de fungos (g-1 x 102) com o meio de cultura Czapek-dextrose-ágar (CDA). Para identificar os fungos foram feitas lâminas de sua estrutura e observado em microscópio de luz.  Os resultados comprovaram a presença dos gêneros de fungos nas áreas amostradas: Aspergillus, Fusarium, Penicillium, Phytophthora, Trichoderma. A análise estatística revelou que não houve diferença significativa nas populações de fungos entre as áreas A e B, nem entre as profundidades e houve diferença significativa na diversidade de fungos na área A. A aplicação da vinhaça não alterou as condições biológicas do solo.     Palavras-Chave: Saccharum. Microorganismos. Matéria Orgânica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/381
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/381/pdf_208
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
publisher.none.fl_str_mv Revista Uniabeu
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uniabeu; v. 5, n. 10 (2012): Revista UNIABEU; 181-196
2179-5037
reponame:Revista UNIABEU (2010)
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str Revista UNIABEU (2010)
collection Revista UNIABEU (2010)
repository.name.fl_str_mv Revista UNIABEU (2010) - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirley.carreira@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com || alan.jeferson@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170820392058880