A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Margarida Xisto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Valiente, Maria Francisca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/215
Resumo: O artigo ora apresentado pretende tecer algumas considerações acerca da construção do ethos discursivo em textos escritos a partir de questionários aplicados a um grupo de educadores sobre vivências com diferentes etnias indígenas em uma escola indígena de Dourados/MS. São considerados aqui os pressupostos teóricos da Pragmática e da Análise do Discurso, principalmente nos conceitos postulados por Maingueneau (1997 e 2006), em que procuramos identificar as imagens construídas por cada sujeito em convivência com/sobre o outro. Dentro desse quadro teórico, nossas análises apontam que a construção do ethos dos educadores carrega a dimensão do “outro” discursivo, do coenunciador, uma vez que a imagem dos mesmos é criada e recriada por este último, através de um processo de estereotipização que podem ou não se revelar, confirmar ou se redimensionar no momento da enunciação, de modo a adquirir novas configurações.
id UNIABEU-2_0498f8c0f1f4d017df3522dc1da3541e
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/215
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenasLetras;Estudos LinguísticosAnálise de discurso; Discurso pedagógico; CenografiaEthosO artigo ora apresentado pretende tecer algumas considerações acerca da construção do ethos discursivo em textos escritos a partir de questionários aplicados a um grupo de educadores sobre vivências com diferentes etnias indígenas em uma escola indígena de Dourados/MS. São considerados aqui os pressupostos teóricos da Pragmática e da Análise do Discurso, principalmente nos conceitos postulados por Maingueneau (1997 e 2006), em que procuramos identificar as imagens construídas por cada sujeito em convivência com/sobre o outro. Dentro desse quadro teórico, nossas análises apontam que a construção do ethos dos educadores carrega a dimensão do “outro” discursivo, do coenunciador, uma vez que a imagem dos mesmos é criada e recriada por este último, através de um processo de estereotipização que podem ou não se revelar, confirmar ou se redimensionar no momento da enunciação, de modo a adquirir novas configurações. UNIABEUSoares, Margarida XistoValiente, Maria Francisca2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo;application/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/215Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 2, n. 6 (2011): Discurso literário e história; 262-2762177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/215/pdf_108https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/215/22info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-26T20:36:45Zoai:ojs2.abeu.local:article/215Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2011-12-26T20:36:45E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas
title A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas
spellingShingle A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas
Soares, Margarida Xisto
Letras;Estudos Linguísticos
Análise de discurso; Discurso pedagógico; Cenografia
Ethos
title_short A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas
title_full A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas
title_fullStr A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas
title_full_unstemmed A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas
title_sort A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas
author Soares, Margarida Xisto
author_facet Soares, Margarida Xisto
Valiente, Maria Francisca
author_role author
author2 Valiente, Maria Francisca
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Margarida Xisto
Valiente, Maria Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Letras;Estudos Linguísticos
Análise de discurso; Discurso pedagógico; Cenografia
Ethos
topic Letras;Estudos Linguísticos
Análise de discurso; Discurso pedagógico; Cenografia
Ethos
description O artigo ora apresentado pretende tecer algumas considerações acerca da construção do ethos discursivo em textos escritos a partir de questionários aplicados a um grupo de educadores sobre vivências com diferentes etnias indígenas em uma escola indígena de Dourados/MS. São considerados aqui os pressupostos teóricos da Pragmática e da Análise do Discurso, principalmente nos conceitos postulados por Maingueneau (1997 e 2006), em que procuramos identificar as imagens construídas por cada sujeito em convivência com/sobre o outro. Dentro desse quadro teórico, nossas análises apontam que a construção do ethos dos educadores carrega a dimensão do “outro” discursivo, do coenunciador, uma vez que a imagem dos mesmos é criada e recriada por este último, através de um processo de estereotipização que podem ou não se revelar, confirmar ou se redimensionar no momento da enunciação, de modo a adquirir novas configurações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/215
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/215/pdf_108
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/215/22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 2, n. 6 (2011): Discurso literário e história; 262-276
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170840349605888