A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/215 |
Resumo: | O artigo ora apresentado pretende tecer algumas considerações acerca da construção do ethos discursivo em textos escritos a partir de questionários aplicados a um grupo de educadores sobre vivências com diferentes etnias indígenas em uma escola indígena de Dourados/MS. São considerados aqui os pressupostos teóricos da Pragmática e da Análise do Discurso, principalmente nos conceitos postulados por Maingueneau (1997 e 2006), em que procuramos identificar as imagens construídas por cada sujeito em convivência com/sobre o outro. Dentro desse quadro teórico, nossas análises apontam que a construção do ethos dos educadores carrega a dimensão do “outro” discursivo, do coenunciador, uma vez que a imagem dos mesmos é criada e recriada por este último, através de um processo de estereotipização que podem ou não se revelar, confirmar ou se redimensionar no momento da enunciação, de modo a adquirir novas configurações. |
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A construção do ethos discursivo de educadores: vivências com diferentes etnias indígenasLetras;Estudos LinguísticosAnálise de discurso; Discurso pedagógico; CenografiaEthosO artigo ora apresentado pretende tecer algumas considerações acerca da construção do ethos discursivo em textos escritos a partir de questionários aplicados a um grupo de educadores sobre vivências com diferentes etnias indígenas em uma escola indígena de Dourados/MS. São considerados aqui os pressupostos teóricos da Pragmática e da Análise do Discurso, principalmente nos conceitos postulados por Maingueneau (1997 e 2006), em que procuramos identificar as imagens construídas por cada sujeito em convivência com/sobre o outro. Dentro desse quadro teórico, nossas análises apontam que a construção do ethos dos educadores carrega a dimensão do “outro” discursivo, do coenunciador, uma vez que a imagem dos mesmos é criada e recriada por este último, através de um processo de estereotipização que podem ou não se revelar, confirmar ou se redimensionar no momento da enunciação, de modo a adquirir novas configurações. UNIABEUSoares, Margarida XistoValiente, Maria Francisca2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo;application/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/215Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 2, n. 6 (2011): Discurso literário e história; 262-2762177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/215/pdf_108https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/downloadSuppFile/215/22info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-26T20:36:45Zoai:ojs2.abeu.local:article/215Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2011-12-26T20:36:45E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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