O PAR PERGUNTA-RESPOSTA COMO ESTRATÉGIA INTERATIVA NO TWITTER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Carlos Lima dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fontes, Jaqueline Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2700
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar o funcionamento do par pergunta-resposta no Twitter, mais especificamente na conta do Jornal Estadão, a partir da perspectiva do funcionalismo linguístico de vertente norte-americana e dos estudos relacionados às novas tecnologias da comunicação e da informação, nos termos de Herring (1991), Sorjonen (2001), Araújo e Freitag (2010), Santaella (2004), Santos e Silva, (2015), entre outros. Os dados da análise são extraídos da conta do jornal, no Twitter, nos quais fazemos um cotejamento das perguntas, qualitativamente e, de forma complementar, quantitativamente, à luz de dois traços principais que, nesta perspectiva, caracterizam as perguntas: [+entonação ascendente] e [+ presença de resposta] e a partir do continuum pergunta plena> semirretórica> retórica. Os resultados apontam que o uso das perguntas, no Twitter, tanto favorece a criação de contextos que possibilitam a interação entre os usuários, como contribui para a progressão tópica do texto.
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