O PAR PERGUNTA-RESPOSTA COMO ESTRATÉGIA INTERATIVA NO TWITTER
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2700 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo investigar o funcionamento do par pergunta-resposta no Twitter, mais especificamente na conta do Jornal Estadão, a partir da perspectiva do funcionalismo linguístico de vertente norte-americana e dos estudos relacionados às novas tecnologias da comunicação e da informação, nos termos de Herring (1991), Sorjonen (2001), Araújo e Freitag (2010), Santaella (2004), Santos e Silva, (2015), entre outros. Os dados da análise são extraídos da conta do jornal, no Twitter, nos quais fazemos um cotejamento das perguntas, qualitativamente e, de forma complementar, quantitativamente, à luz de dois traços principais que, nesta perspectiva, caracterizam as perguntas: [+entonação ascendente] e [+ presença de resposta] e a partir do continuum pergunta plena> semirretórica> retórica. Os resultados apontam que o uso das perguntas, no Twitter, tanto favorece a criação de contextos que possibilitam a interação entre os usuários, como contribui para a progressão tópica do texto. |
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O PAR PERGUNTA-RESPOSTA COMO ESTRATÉGIA INTERATIVA NO TWITTEREstudos LinguísticosPar pergunta-resposta. Funcionalismo Linguístico. Twitter.O funcionamento do par P-R no twitterEste artigo tem por objetivo investigar o funcionamento do par pergunta-resposta no Twitter, mais especificamente na conta do Jornal Estadão, a partir da perspectiva do funcionalismo linguístico de vertente norte-americana e dos estudos relacionados às novas tecnologias da comunicação e da informação, nos termos de Herring (1991), Sorjonen (2001), Araújo e Freitag (2010), Santaella (2004), Santos e Silva, (2015), entre outros. Os dados da análise são extraídos da conta do jornal, no Twitter, nos quais fazemos um cotejamento das perguntas, qualitativamente e, de forma complementar, quantitativamente, à luz de dois traços principais que, nesta perspectiva, caracterizam as perguntas: [+entonação ascendente] e [+ presença de resposta] e a partir do continuum pergunta plena> semirretórica> retórica. Os resultados apontam que o uso das perguntas, no Twitter, tanto favorece a criação de contextos que possibilitam a interação entre os usuários, como contribui para a progressão tópica do texto.UNIABEUcapesSantos, José Carlos Lima dosFontes, Jaqueline Lima2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2700Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 8, n. 2 (2017): Número atemático: Estudos Linguísticos; 16-312177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2700/pdf_1Direitos autorais 2017 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-16T14:53:58Zoai:ojs2.abeu.local:article/2700Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-09-16T14:53:58E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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Este artigo tem por objetivo investigar o funcionamento do par pergunta-resposta no Twitter, mais especificamente na conta do Jornal Estadão, a partir da perspectiva do funcionalismo linguístico de vertente norte-americana e dos estudos relacionados às novas tecnologias da comunicação e da informação, nos termos de Herring (1991), Sorjonen (2001), Araújo e Freitag (2010), Santaella (2004), Santos e Silva, (2015), entre outros. Os dados da análise são extraídos da conta do jornal, no Twitter, nos quais fazemos um cotejamento das perguntas, qualitativamente e, de forma complementar, quantitativamente, à luz de dois traços principais que, nesta perspectiva, caracterizam as perguntas: [+entonação ascendente] e [+ presença de resposta] e a partir do continuum pergunta plena> semirretórica> retórica. Os resultados apontam que o uso das perguntas, no Twitter, tanto favorece a criação de contextos que possibilitam a interação entre os usuários, como contribui para a progressão tópica do texto. |
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