AS ARTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA – UMA RELAÇÃO DE RELEVÂNCIA ENTRE O MULTILETRAMENTO E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3893 |
Resumo: | Para compreender as linguagens é necessário conhecer e explorar sua diversidade (artística, corporal e linguística), constituindo seu reconhecimento e valorização enquanto “formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais” (MEC, 2018, p.65). Diante disso, esse artigo propõe tecer considerações sobre o uso de expressões artísticas - literatura, cinema, cartoon etc., no contexto do ensino de língua inglesa (LI), ultrapassando a tradicional visão ilustrativa desses elementos nos livros didáticos e propiciando o desenvolvimento da compreensão das linguagens verbais e não verbais no campo do ensino de idiomas. O objeto dessa análise foi a coleção “Students for Peace”, organizada por Eduardo Amos e publicada pela Editora Moderna (selo Richmond), em 2015, onde se verificou a presença de expressões artísticas apresentadas na forma de atividade e/ou de sugestão para extensão/aprofundamento do conteúdo em cada um dos 4 volumes. |
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AS ARTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA – UMA RELAÇÃO DE RELEVÂNCIA ENTRE O MULTILETRAMENTO E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESALinguística Aplicada; SemióticaLivros didáticos. Língua Inglesa. Semiótica.Análise de Material Didático de Língua InglesaPara compreender as linguagens é necessário conhecer e explorar sua diversidade (artística, corporal e linguística), constituindo seu reconhecimento e valorização enquanto “formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais” (MEC, 2018, p.65). Diante disso, esse artigo propõe tecer considerações sobre o uso de expressões artísticas - literatura, cinema, cartoon etc., no contexto do ensino de língua inglesa (LI), ultrapassando a tradicional visão ilustrativa desses elementos nos livros didáticos e propiciando o desenvolvimento da compreensão das linguagens verbais e não verbais no campo do ensino de idiomas. O objeto dessa análise foi a coleção “Students for Peace”, organizada por Eduardo Amos e publicada pela Editora Moderna (selo Richmond), em 2015, onde se verificou a presença de expressões artísticas apresentadas na forma de atividade e/ou de sugestão para extensão/aprofundamento do conteúdo em cada um dos 4 volumes.UNIABEURocha, Alessandra Leles2021-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3893Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 12, n. 1 (2021): Dossiê: Variação na gramática de construções do Português: estudos empíricos; 297-3152177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3893/pdfDireitos autorais 2021 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-24T19:01:02Zoai:ojs2.abeu.local:article/3893Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2021-08-24T19:01:02E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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