UM ESTUDO COGNITIVO-INFERENCIAL SOBRE TÍTULOS DO JORNALISMO POPULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Costa, Wagner Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2257
Resumo: Neste artigo, apresentamos um estudo sobre a relação entre as informações oferecidas ao leitor e os conhecimentos por ele mobilizados na leitura de títulos de notícias do jornal popular Meia Hora. Utilizamos a Teoria da Relevância, de Dan Sperber e Deirdre Wilson (2005), para analisar a realização de processos cognitivo-inferenciais empregados na construção de uma hipótese desviante de leitura no processamento do texto. De acordo com a teoria, são os processos não inferenciais que constituem a base para os processos inferenciais, nos quais tanto o conhecimento do leitor quanto o contexto figuram como fundamentais no processamento do texto. Certos títulos no jornalismo popular, portanto, para serem interpretados como unidades complexas desviantes, requerem o levantamento de informações variadas (verbais e não verbais) da superfície textual e mobilizam processos inferenciais contextuais complementares. De um corpus coletado entre os anos 2010 e 2013, selecionamos três ocorrências para demonstrar que os referidos títulos contêm inputs inclinados a conclusões distantes do tema global da notícia. Tais elementos, que se materializaram em imagens, cores e signos verbais, são capazes de figurar como centrais no processo cognitivo de elaboração de hipóteses de leitura na atividade inicial de processamento do texto. Produzem, na relação com o conhecimento armazenado, inferências que só poderão ser reformuladas com base no processamento de categorias textuais seguintes.
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