TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Elaine Falsetti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003
Resumo: Mesmo 56 anos após a publicação da NGB, ainda nos deparamos com múltiplas divergências de nomenclatura gramatical entre autores/gramáticos. Uma delas está relacionada com a transitividade do verbo “ir”. Este artigo objetiva comprovar a existência dessas divergências nas obras de alguns autores/gramáticos. Para tanto, conceituamos certos fenômenos e termos gramaticais, como predicação verbal, regência do verbo “ir” e natureza dos complementos verbais e do adjunto adverbial, para orientar melhor os leitores. Como metodologia, foram analisados livros didáticos e gramáticas pedagógicas com a finalidade de observarmos como seus autores assumiram essas divergências ligadas à transitividade do verbo “ir” ao apresentarem esse conteúdo em suas obras. Mediante análise e discussão dos dados, obtivemos como resultado a constatação da falta de consenso entre os estudiosos quanto à transitividade do verbo “ir”, principalmente no que tange à natureza e à nomenclatura de seu complemento. Concluiu-se que a mesma discrepância de opiniões existente entre gramáticos tradicionais acerca da transitividade do verbo se faz presente também entre os livros didáticos analisados neste estudo. Quanto às gramáticas pedagógicas analisadas, percebeu-se que seus autores são unânimes quanto à transitividade do verbo “ir”, no que diz respeito à classificação e natureza do termo que o acompanha no predicado.
id UNIABEU-2_860bb46c19b2542ed6a5f7236654d91c
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2003
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICASMesmo 56 anos após a publicação da NGB, ainda nos deparamos com múltiplas divergências de nomenclatura gramatical entre autores/gramáticos. Uma delas está relacionada com a transitividade do verbo “ir”. Este artigo objetiva comprovar a existência dessas divergências nas obras de alguns autores/gramáticos. Para tanto, conceituamos certos fenômenos e termos gramaticais, como predicação verbal, regência do verbo “ir” e natureza dos complementos verbais e do adjunto adverbial, para orientar melhor os leitores. Como metodologia, foram analisados livros didáticos e gramáticas pedagógicas com a finalidade de observarmos como seus autores assumiram essas divergências ligadas à transitividade do verbo “ir” ao apresentarem esse conteúdo em suas obras. Mediante análise e discussão dos dados, obtivemos como resultado a constatação da falta de consenso entre os estudiosos quanto à transitividade do verbo “ir”, principalmente no que tange à natureza e à nomenclatura de seu complemento. Concluiu-se que a mesma discrepância de opiniões existente entre gramáticos tradicionais acerca da transitividade do verbo se faz presente também entre os livros didáticos analisados neste estudo. Quanto às gramáticas pedagógicas analisadas, percebeu-se que seus autores são unânimes quanto à transitividade do verbo “ir”, no que diz respeito à classificação e natureza do termo que o acompanha no predicado.UNIABEUda Silva, Elaine Falsetti2015-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 6, n. 2 (2015): Subalternidade- novos olhares; 183-1932177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003/pdf_411info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:18:25Zoai:ojs2.abeu.local:article/2003Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:18:25E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
title TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
spellingShingle TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
da Silva, Elaine Falsetti
title_short TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_full TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_fullStr TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_full_unstemmed TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
title_sort TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
author da Silva, Elaine Falsetti
author_facet da Silva, Elaine Falsetti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Elaine Falsetti
dc.subject.none.fl_str_mv


description Mesmo 56 anos após a publicação da NGB, ainda nos deparamos com múltiplas divergências de nomenclatura gramatical entre autores/gramáticos. Uma delas está relacionada com a transitividade do verbo “ir”. Este artigo objetiva comprovar a existência dessas divergências nas obras de alguns autores/gramáticos. Para tanto, conceituamos certos fenômenos e termos gramaticais, como predicação verbal, regência do verbo “ir” e natureza dos complementos verbais e do adjunto adverbial, para orientar melhor os leitores. Como metodologia, foram analisados livros didáticos e gramáticas pedagógicas com a finalidade de observarmos como seus autores assumiram essas divergências ligadas à transitividade do verbo “ir” ao apresentarem esse conteúdo em suas obras. Mediante análise e discussão dos dados, obtivemos como resultado a constatação da falta de consenso entre os estudiosos quanto à transitividade do verbo “ir”, principalmente no que tange à natureza e à nomenclatura de seu complemento. Concluiu-se que a mesma discrepância de opiniões existente entre gramáticos tradicionais acerca da transitividade do verbo se faz presente também entre os livros didáticos analisados neste estudo. Quanto às gramáticas pedagógicas analisadas, percebeu-se que seus autores são unânimes quanto à transitividade do verbo “ir”, no que diz respeito à classificação e natureza do termo que o acompanha no predicado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003/pdf_411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 6, n. 2 (2015): Subalternidade- novos olhares; 183-193
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170840233213952