TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003 |
Resumo: | Mesmo 56 anos após a publicação da NGB, ainda nos deparamos com múltiplas divergências de nomenclatura gramatical entre autores/gramáticos. Uma delas está relacionada com a transitividade do verbo “ir”. Este artigo objetiva comprovar a existência dessas divergências nas obras de alguns autores/gramáticos. Para tanto, conceituamos certos fenômenos e termos gramaticais, como predicação verbal, regência do verbo “ir” e natureza dos complementos verbais e do adjunto adverbial, para orientar melhor os leitores. Como metodologia, foram analisados livros didáticos e gramáticas pedagógicas com a finalidade de observarmos como seus autores assumiram essas divergências ligadas à transitividade do verbo “ir” ao apresentarem esse conteúdo em suas obras. Mediante análise e discussão dos dados, obtivemos como resultado a constatação da falta de consenso entre os estudiosos quanto à transitividade do verbo “ir”, principalmente no que tange à natureza e à nomenclatura de seu complemento. Concluiu-se que a mesma discrepância de opiniões existente entre gramáticos tradicionais acerca da transitividade do verbo se faz presente também entre os livros didáticos analisados neste estudo. Quanto às gramáticas pedagógicas analisadas, percebeu-se que seus autores são unânimes quanto à transitividade do verbo “ir”, no que diz respeito à classificação e natureza do termo que o acompanha no predicado. |
id |
UNIABEU-2_860bb46c19b2542ed6a5f7236654d91c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2003 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICASMesmo 56 anos após a publicação da NGB, ainda nos deparamos com múltiplas divergências de nomenclatura gramatical entre autores/gramáticos. Uma delas está relacionada com a transitividade do verbo “ir”. Este artigo objetiva comprovar a existência dessas divergências nas obras de alguns autores/gramáticos. Para tanto, conceituamos certos fenômenos e termos gramaticais, como predicação verbal, regência do verbo “ir” e natureza dos complementos verbais e do adjunto adverbial, para orientar melhor os leitores. Como metodologia, foram analisados livros didáticos e gramáticas pedagógicas com a finalidade de observarmos como seus autores assumiram essas divergências ligadas à transitividade do verbo “ir” ao apresentarem esse conteúdo em suas obras. Mediante análise e discussão dos dados, obtivemos como resultado a constatação da falta de consenso entre os estudiosos quanto à transitividade do verbo “ir”, principalmente no que tange à natureza e à nomenclatura de seu complemento. Concluiu-se que a mesma discrepância de opiniões existente entre gramáticos tradicionais acerca da transitividade do verbo se faz presente também entre os livros didáticos analisados neste estudo. Quanto às gramáticas pedagógicas analisadas, percebeu-se que seus autores são unânimes quanto à transitividade do verbo “ir”, no que diz respeito à classificação e natureza do termo que o acompanha no predicado.UNIABEUda Silva, Elaine Falsetti2015-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 6, n. 2 (2015): Subalternidade- novos olhares; 183-1932177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003/pdf_411info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:18:25Zoai:ojs2.abeu.local:article/2003Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:18:25E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title |
TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS |
spellingShingle |
TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS da Silva, Elaine Falsetti |
title_short |
TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title_full |
TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title_fullStr |
TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title_full_unstemmed |
TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS |
title_sort |
TRANSITIVIDADE DO VERBO IR – DIVERGÊNCIAS ENTRE GRAMÁTICOS E NOMENCLATURA GRAMATICAL BRASILEIRA (NGB) E APRESENTAÇÃO DESSE CONTEÚDO EM LIVROS DIDÁTICOS E GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS |
author |
da Silva, Elaine Falsetti |
author_facet |
da Silva, Elaine Falsetti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Elaine Falsetti |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Mesmo 56 anos após a publicação da NGB, ainda nos deparamos com múltiplas divergências de nomenclatura gramatical entre autores/gramáticos. Uma delas está relacionada com a transitividade do verbo “ir”. Este artigo objetiva comprovar a existência dessas divergências nas obras de alguns autores/gramáticos. Para tanto, conceituamos certos fenômenos e termos gramaticais, como predicação verbal, regência do verbo “ir” e natureza dos complementos verbais e do adjunto adverbial, para orientar melhor os leitores. Como metodologia, foram analisados livros didáticos e gramáticas pedagógicas com a finalidade de observarmos como seus autores assumiram essas divergências ligadas à transitividade do verbo “ir” ao apresentarem esse conteúdo em suas obras. Mediante análise e discussão dos dados, obtivemos como resultado a constatação da falta de consenso entre os estudiosos quanto à transitividade do verbo “ir”, principalmente no que tange à natureza e à nomenclatura de seu complemento. Concluiu-se que a mesma discrepância de opiniões existente entre gramáticos tradicionais acerca da transitividade do verbo se faz presente também entre os livros didáticos analisados neste estudo. Quanto às gramáticas pedagógicas analisadas, percebeu-se que seus autores são unânimes quanto à transitividade do verbo “ir”, no que diz respeito à classificação e natureza do termo que o acompanha no predicado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2003/pdf_411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 6, n. 2 (2015): Subalternidade- novos olhares; 183-193 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170840233213952 |