A face misteriosa de um anjo: uma abordagem do fantástico no conto machadiano O anjo Rafael
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/113 |
Resumo: | Pretendemos com este estudo explorar a atmosfera do fantástico-estranho no conto machadiano O anjo Rafael, bem como analisar as peculiaridades românticas presentes em algumas narrativas do escritor em meados do século XIX. Nesse sentido, resgataremos uma escrita sutil que vai crescendo em direção à típica ironia machadiana. Vemos, então, que o autor recria um fantástico crítico, não com intenção de assustar o seu leitor, como em muitos contos fantásticos clássicos, mas com o intuito de atraí-lo para um clima aparentemente estranho que passa depois ao jocoso e termina por uma explicação baseada na loucura. Antero, o personagem principal do conto, obstinado a abandonar o mundo em razão de coisas visivelmente banais, é denominado ‘nosso herói’ pelo narrador, demonstrando, assim, uma crítica irônica ao Romantismo e aos próprios leitores, crítica que é ainda mais acentuada quando percebemos que ambos os personagens se refugiam do mundo: o Dr. Antero que procura a morte e o major Tomás que prefere ser anjo a revelar sua loucura. |
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A face misteriosa de um anjo: uma abordagem do fantástico no conto machadiano O anjo RafaelLetras - Estudos Literáriosfantástico-estranho, Romantismo, Machado de AssisAbordagem do fantástico no conto O anjo Rafael de Machado de AssisPretendemos com este estudo explorar a atmosfera do fantástico-estranho no conto machadiano O anjo Rafael, bem como analisar as peculiaridades românticas presentes em algumas narrativas do escritor em meados do século XIX. Nesse sentido, resgataremos uma escrita sutil que vai crescendo em direção à típica ironia machadiana. Vemos, então, que o autor recria um fantástico crítico, não com intenção de assustar o seu leitor, como em muitos contos fantásticos clássicos, mas com o intuito de atraí-lo para um clima aparentemente estranho que passa depois ao jocoso e termina por uma explicação baseada na loucura. Antero, o personagem principal do conto, obstinado a abandonar o mundo em razão de coisas visivelmente banais, é denominado ‘nosso herói’ pelo narrador, demonstrando, assim, uma crítica irônica ao Romantismo e aos próprios leitores, crítica que é ainda mais acentuada quando percebemos que ambos os personagens se refugiam do mundo: o Dr. Antero que procura a morte e o major Tomás que prefere ser anjo a revelar sua loucura.UNIABEUdos Santos, Marli Cardoso2011-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnáliseapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/113Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 2, n. 4 (2011): Gênero e subjetividade; 125-1362177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/113/pdf_45info:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-29T17:10:37Zoai:ojs2.abeu.local:article/113Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2011-04-29T17:10:37E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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