Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131 |
Resumo: | A prática docente sofre interferências do mundo globalizado em que vivemos, e, sendo o professor parte desse mundo, não pode prescindir da utilização de determinadas práticas que fazem parte do cotidiano de seus alunos. Entretanto, não é uma tarefa tão simples explorar assuntos como utilização de novas tecnologias na aprendizagem ou sustentabilidade, se não existe um contato mesmo que distante com esses assuntos. Entendemos aqui que é papel do docente conhecer novas possibilidades de escrita a partir dos novos gêneros textuais que emergem com o advento de novas tecnologias. Isso porque, com o crescente desenvolvimento pelo qual passamos, alguns gêneros podem, mesmo no âmbito virtual, deixar de existir, sem que tenham sido efetivamente utilizados. Ou seja, existe a possibilidade de o professor não ter como instrumentalizar o aluno a tempo de trabalhar com determinado material lingüístico. Sendo assim, entendeu-se que haveria a necessidade de um trabalho que integrasse as questões ligadas à tecnologia, meio ambiente e ensino – a saber, ensino de língua materna, com foco na escrita. |
id |
UNIABEU-2_9a034f180d595237485f55da9c32e75f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/131 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidadeLetras - Linguística - EducaçãoGêneros, Tecnologia, Meio Ambiente e EnsinoLinguística aplicada ao ensinoA prática docente sofre interferências do mundo globalizado em que vivemos, e, sendo o professor parte desse mundo, não pode prescindir da utilização de determinadas práticas que fazem parte do cotidiano de seus alunos. Entretanto, não é uma tarefa tão simples explorar assuntos como utilização de novas tecnologias na aprendizagem ou sustentabilidade, se não existe um contato mesmo que distante com esses assuntos. Entendemos aqui que é papel do docente conhecer novas possibilidades de escrita a partir dos novos gêneros textuais que emergem com o advento de novas tecnologias. Isso porque, com o crescente desenvolvimento pelo qual passamos, alguns gêneros podem, mesmo no âmbito virtual, deixar de existir, sem que tenham sido efetivamente utilizados. Ou seja, existe a possibilidade de o professor não ter como instrumentalizar o aluno a tempo de trabalhar com determinado material lingüístico. Sendo assim, entendeu-se que haveria a necessidade de um trabalho que integrasse as questões ligadas à tecnologia, meio ambiente e ensino – a saber, ensino de língua materna, com foco na escrita.UNIABEUSIlva, Gerson Rodrigues2011-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 2, n. 5 (2011): Literatura, história e ensino; 35-442177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131/pdf_60info:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-11T20:11:56Zoai:ojs2.abeu.local:article/131Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2011-09-11T20:11:56E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade |
title |
Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade |
spellingShingle |
Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade SIlva, Gerson Rodrigues Letras - Linguística - Educação Gêneros, Tecnologia, Meio Ambiente e Ensino Linguística aplicada ao ensino |
title_short |
Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade |
title_full |
Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade |
title_fullStr |
Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade |
title_sort |
Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade |
author |
SIlva, Gerson Rodrigues |
author_facet |
SIlva, Gerson Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SIlva, Gerson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras - Linguística - Educação Gêneros, Tecnologia, Meio Ambiente e Ensino Linguística aplicada ao ensino |
topic |
Letras - Linguística - Educação Gêneros, Tecnologia, Meio Ambiente e Ensino Linguística aplicada ao ensino |
description |
A prática docente sofre interferências do mundo globalizado em que vivemos, e, sendo o professor parte desse mundo, não pode prescindir da utilização de determinadas práticas que fazem parte do cotidiano de seus alunos. Entretanto, não é uma tarefa tão simples explorar assuntos como utilização de novas tecnologias na aprendizagem ou sustentabilidade, se não existe um contato mesmo que distante com esses assuntos. Entendemos aqui que é papel do docente conhecer novas possibilidades de escrita a partir dos novos gêneros textuais que emergem com o advento de novas tecnologias. Isso porque, com o crescente desenvolvimento pelo qual passamos, alguns gêneros podem, mesmo no âmbito virtual, deixar de existir, sem que tenham sido efetivamente utilizados. Ou seja, existe a possibilidade de o professor não ter como instrumentalizar o aluno a tempo de trabalhar com determinado material lingüístico. Sendo assim, entendeu-se que haveria a necessidade de um trabalho que integrasse as questões ligadas à tecnologia, meio ambiente e ensino – a saber, ensino de língua materna, com foco na escrita. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131/pdf_60 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 2, n. 5 (2011): Literatura, história e ensino; 35-44 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170841618382848 |