Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIlva, Gerson Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131
Resumo: A prática docente sofre interferências do mundo globalizado em que vivemos, e, sendo o professor parte desse mundo, não pode prescindir da utilização de determinadas práticas que fazem parte do cotidiano de seus alunos.  Entretanto, não é uma tarefa tão simples explorar assuntos como utilização de novas tecnologias na aprendizagem ou sustentabilidade, se não existe um contato mesmo que distante com esses assuntos. Entendemos aqui que é papel do docente conhecer novas possibilidades de escrita a partir dos novos gêneros textuais que emergem com o advento de novas tecnologias. Isso porque, com o crescente desenvolvimento pelo qual passamos, alguns gêneros podem, mesmo no âmbito virtual, deixar de existir, sem que tenham sido efetivamente utilizados.  Ou seja, existe a possibilidade de o professor não ter como instrumentalizar o aluno a tempo de trabalhar com determinado material lingüístico. Sendo assim, entendeu-se que haveria a necessidade de um trabalho que integrasse as questões ligadas à tecnologia, meio ambiente e ensino – a saber, ensino de língua materna, com foco na escrita.
id UNIABEU-2_9a034f180d595237485f55da9c32e75f
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/131
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidadeLetras - Linguística - EducaçãoGêneros, Tecnologia, Meio Ambiente e EnsinoLinguística aplicada ao ensinoA prática docente sofre interferências do mundo globalizado em que vivemos, e, sendo o professor parte desse mundo, não pode prescindir da utilização de determinadas práticas que fazem parte do cotidiano de seus alunos.  Entretanto, não é uma tarefa tão simples explorar assuntos como utilização de novas tecnologias na aprendizagem ou sustentabilidade, se não existe um contato mesmo que distante com esses assuntos. Entendemos aqui que é papel do docente conhecer novas possibilidades de escrita a partir dos novos gêneros textuais que emergem com o advento de novas tecnologias. Isso porque, com o crescente desenvolvimento pelo qual passamos, alguns gêneros podem, mesmo no âmbito virtual, deixar de existir, sem que tenham sido efetivamente utilizados.  Ou seja, existe a possibilidade de o professor não ter como instrumentalizar o aluno a tempo de trabalhar com determinado material lingüístico. Sendo assim, entendeu-se que haveria a necessidade de um trabalho que integrasse as questões ligadas à tecnologia, meio ambiente e ensino – a saber, ensino de língua materna, com foco na escrita.UNIABEUSIlva, Gerson Rodrigues2011-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 2, n. 5 (2011): Literatura, história e ensino; 35-442177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131/pdf_60info:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-11T20:11:56Zoai:ojs2.abeu.local:article/131Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2011-09-11T20:11:56E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade
title Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade
spellingShingle Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade
SIlva, Gerson Rodrigues
Letras - Linguística - Educação
Gêneros, Tecnologia, Meio Ambiente e Ensino
Linguística aplicada ao ensino
title_short Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade
title_full Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade
title_fullStr Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade
title_full_unstemmed Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade
title_sort Formação do escritor e a utilização de novas tecnologias: uma questão de modernidade e sustentabilidade
author SIlva, Gerson Rodrigues
author_facet SIlva, Gerson Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv SIlva, Gerson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Letras - Linguística - Educação
Gêneros, Tecnologia, Meio Ambiente e Ensino
Linguística aplicada ao ensino
topic Letras - Linguística - Educação
Gêneros, Tecnologia, Meio Ambiente e Ensino
Linguística aplicada ao ensino
description A prática docente sofre interferências do mundo globalizado em que vivemos, e, sendo o professor parte desse mundo, não pode prescindir da utilização de determinadas práticas que fazem parte do cotidiano de seus alunos.  Entretanto, não é uma tarefa tão simples explorar assuntos como utilização de novas tecnologias na aprendizagem ou sustentabilidade, se não existe um contato mesmo que distante com esses assuntos. Entendemos aqui que é papel do docente conhecer novas possibilidades de escrita a partir dos novos gêneros textuais que emergem com o advento de novas tecnologias. Isso porque, com o crescente desenvolvimento pelo qual passamos, alguns gêneros podem, mesmo no âmbito virtual, deixar de existir, sem que tenham sido efetivamente utilizados.  Ou seja, existe a possibilidade de o professor não ter como instrumentalizar o aluno a tempo de trabalhar com determinado material lingüístico. Sendo assim, entendeu-se que haveria a necessidade de um trabalho que integrasse as questões ligadas à tecnologia, meio ambiente e ensino – a saber, ensino de língua materna, com foco na escrita.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-08
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/131/pdf_60
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 2, n. 5 (2011): Literatura, história e ensino; 35-44
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841618382848