FIAPOS DA NARRATIVA EM JOÃO GILBERTO NOLL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3782 |
Resumo: | Os conceitos de “estrutura” em literatura manifestados em todo o século XX trazem à tona questões sobre a relação entre forma e conteúdo e asseguram a realização de grandes pesquisas. Dentre essas estão os debates sobre os termos pós-moderno e moderno, que tendem a produzir uma dualidade entre rejeição e aceitação do passado, neste caso, o modernismo, que estabelece uma relação tensiva, intensificando o deslocamento do próprio conceito de gênero na produção em prosa, conceito este, retomado a partir no século XX pelo modernismo. A abordagem que pretendemos adotar neste texto é ver o discurso em prosa como abstração da realidade intemporal, percebendo de que forma a voz do narrador pode ser instrumento de interferência, ruptura e transformação da estrutura da narrativa. O lugar que a narrativa ocupa remete à questões voltadas para uma reflexão sobre o ato de narrar como ato de passar uma informação aos moldes do que pensa Walter Benjamin em seu texto O Narrador, considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Partindo desse pressuposto, chama-nos a atenção a obra Mínimos Múltiplos Comuns de João Gilberto Noll, que configura sua estrutura narrativa “mínima”, de forma híbrida, heterogênea e inacabada. |
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FIAPOS DA NARRATIVA EM JOÃO GILBERTO NOLLLetrasEstrutura narrativa; Sentidos; Contemporaneidade.Literatura BrasileiraOs conceitos de “estrutura” em literatura manifestados em todo o século XX trazem à tona questões sobre a relação entre forma e conteúdo e asseguram a realização de grandes pesquisas. Dentre essas estão os debates sobre os termos pós-moderno e moderno, que tendem a produzir uma dualidade entre rejeição e aceitação do passado, neste caso, o modernismo, que estabelece uma relação tensiva, intensificando o deslocamento do próprio conceito de gênero na produção em prosa, conceito este, retomado a partir no século XX pelo modernismo. A abordagem que pretendemos adotar neste texto é ver o discurso em prosa como abstração da realidade intemporal, percebendo de que forma a voz do narrador pode ser instrumento de interferência, ruptura e transformação da estrutura da narrativa. O lugar que a narrativa ocupa remete à questões voltadas para uma reflexão sobre o ato de narrar como ato de passar uma informação aos moldes do que pensa Walter Benjamin em seu texto O Narrador, considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Partindo desse pressuposto, chama-nos a atenção a obra Mínimos Múltiplos Comuns de João Gilberto Noll, que configura sua estrutura narrativa “mínima”, de forma híbrida, heterogênea e inacabada.UNIABEUFerrari, sandra Aparecida Fernandes Lopes2020-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3782Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 10, n. 3 (2019): Dossiê: Mínimos, múltiplos, comuns: literatura e diversidade; 78-862177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3782/pdfDireitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-22T21:41:37Zoai:ojs2.abeu.local:article/3782Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2023-02-22T21:41:37E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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