A MACROPROPOSIÇÃO ARGUMENTATIVA EM TEXTOS DE OPINIÃO NO JORNAL ESCOLAR: ASPECTOS DIALÓGICOS E DESENVOLVIMENTAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Fábio Delano Vidal
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/453
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar a macroproposição (sequência) argumentativa nos textos de opinião dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”, especificamente, em relação às seqüências argumentativas. O Interacionismo Sociodiscursivo é a teoria de base que fundamenta o trabalho. Nesta concepção, os textos são a materialização lingüística das ações de linguagem, constituindo-se, portanto, em “produtos da atividade humana” (BRONCKART, 1999), em articulação com as redes de interesses, propósitos das relações e situações sociais que suscitam sua produção. Nosso trabalho consistirá em um estudo das unidades linguístico-discursivas dos textos de opinião elaborados por alunos no 5º ano do ensino fundamental, no âmbito do jornal escolar “Primeiras Letras”. A análise sociodiscursiva, através dos conceitos por ela desenvolvidos, permite uma fundamentação epistemológica que abarque esse “agir linguageiro” (LEURQUIN, 2001; BRONCKART, 2008). O trabalho abrange escolas da rede pública e privada do Município de Fortaleza. Apresentar uma categorização das díades proposicionais formadas por frases-tese e frases-argumento presentes nos jornais escolares das escolas pesquisadas.
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