A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3922 |
Resumo: | Neste trabalho, objetivamos investigar formas de intervenção de uma professora/pesquisadora na produção do gênero carta do leitor de alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando focalizar limites e potencialidades do trabalho interventivo proposto. Como aporte teórico, estabelecemos diálogo com trabalhos (PETRONI, 2008; GERALDI, 2017; GERALDI, 2012a; 2012a; SUASSUNA, 2014) que discutem o ensino de língua portuguesa e a produção textual, bem como com estudos (SERAFINI, 2004; RUIZ, 2010; entre outros) que abordam a revisão de textos. O trabalho está inserido em uma perspectiva de pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa e contempla o exame das intervenções feitas pela professora/pesquisadora nos textos produzidos pelos alunos. Nossas análises apontam evidências de um trabalho com texto que se propõe processual e significativo. Apontam ainda que, em consonância com a proposta de trabalho assumida, as marcas de intervenção sugeridas pela professora/pesquisadora levam em conta e mobilizam o processo de interação e de reconstrução do dizer do aluno. As conclusões indicam que, embora sejam pertinentes e produtivas, as intervenções apresentadas poderiam contribuir de forma mais efetiva para um melhor desempenho dos alunos na produção textual, caso fossem mais detalhadas e precisas sobre os equívocos e as deficiências encontradas nos textos. |
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A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSORLinguística; Letras; EnsinoRevisão e reescrita textual. Intervenções do docente. Trabalho dialógico.Revisão e reescrita textualNeste trabalho, objetivamos investigar formas de intervenção de uma professora/pesquisadora na produção do gênero carta do leitor de alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando focalizar limites e potencialidades do trabalho interventivo proposto. Como aporte teórico, estabelecemos diálogo com trabalhos (PETRONI, 2008; GERALDI, 2017; GERALDI, 2012a; 2012a; SUASSUNA, 2014) que discutem o ensino de língua portuguesa e a produção textual, bem como com estudos (SERAFINI, 2004; RUIZ, 2010; entre outros) que abordam a revisão de textos. O trabalho está inserido em uma perspectiva de pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa e contempla o exame das intervenções feitas pela professora/pesquisadora nos textos produzidos pelos alunos. Nossas análises apontam evidências de um trabalho com texto que se propõe processual e significativo. Apontam ainda que, em consonância com a proposta de trabalho assumida, as marcas de intervenção sugeridas pela professora/pesquisadora levam em conta e mobilizam o processo de interação e de reconstrução do dizer do aluno. As conclusões indicam que, embora sejam pertinentes e produtivas, as intervenções apresentadas poderiam contribuir de forma mais efetiva para um melhor desempenho dos alunos na produção textual, caso fossem mais detalhadas e precisas sobre os equívocos e as deficiências encontradas nos textos.UNIABEUOliveira, Joseilda Alves deAlves, Wanderleya MagnaBessa, José Cezinaldo Rocha2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigação de natureza interpretativa e qualitativaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3922Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 1 (2020): Número atemático: Estudos Linguísticos; 117-1352177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3922/pdfDireitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T03:49:41Zoai:ojs2.abeu.local:article/3922Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2020-08-13T03:49:41E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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Neste trabalho, objetivamos investigar formas de intervenção de uma professora/pesquisadora na produção do gênero carta do leitor de alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando focalizar limites e potencialidades do trabalho interventivo proposto. Como aporte teórico, estabelecemos diálogo com trabalhos (PETRONI, 2008; GERALDI, 2017; GERALDI, 2012a; 2012a; SUASSUNA, 2014) que discutem o ensino de língua portuguesa e a produção textual, bem como com estudos (SERAFINI, 2004; RUIZ, 2010; entre outros) que abordam a revisão de textos. O trabalho está inserido em uma perspectiva de pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa e contempla o exame das intervenções feitas pela professora/pesquisadora nos textos produzidos pelos alunos. Nossas análises apontam evidências de um trabalho com texto que se propõe processual e significativo. Apontam ainda que, em consonância com a proposta de trabalho assumida, as marcas de intervenção sugeridas pela professora/pesquisadora levam em conta e mobilizam o processo de interação e de reconstrução do dizer do aluno. As conclusões indicam que, embora sejam pertinentes e produtivas, as intervenções apresentadas poderiam contribuir de forma mais efetiva para um melhor desempenho dos alunos na produção textual, caso fossem mais detalhadas e precisas sobre os equívocos e as deficiências encontradas nos textos. |
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