A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joseilda Alves de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Wanderleya Magna, Bessa, José Cezinaldo Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3922
Resumo: Neste trabalho, objetivamos investigar formas de intervenção de uma professora/pesquisadora na produção do gênero carta do leitor de alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando focalizar limites e potencialidades do trabalho interventivo proposto. Como aporte teórico, estabelecemos diálogo com trabalhos (PETRONI, 2008; GERALDI, 2017; GERALDI, 2012a; 2012a; SUASSUNA, 2014) que discutem o ensino de língua portuguesa e a produção textual, bem como com estudos (SERAFINI, 2004; RUIZ, 2010; entre outros) que abordam a revisão de textos. O trabalho está inserido em uma perspectiva de pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa e contempla o exame das intervenções feitas pela professora/pesquisadora nos textos produzidos pelos alunos. Nossas análises apontam evidências de um trabalho com texto que se propõe processual e significativo. Apontam ainda que, em consonância com a proposta de trabalho assumida, as marcas de intervenção sugeridas pela professora/pesquisadora levam em conta e mobilizam o processo de interação e de reconstrução do dizer do aluno. As conclusões indicam que, embora sejam pertinentes e produtivas, as intervenções apresentadas poderiam contribuir de forma mais efetiva para um melhor desempenho dos alunos na produção textual, caso fossem mais detalhadas e precisas sobre os equívocos e as deficiências encontradas nos textos.
id UNIABEU-2_aca4ab16f04b792b0d3182de98665aa6
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3922
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSORLinguística; Letras; EnsinoRevisão e reescrita textual. Intervenções do docente. Trabalho dialógico.Revisão e reescrita textualNeste trabalho, objetivamos investigar formas de intervenção de uma professora/pesquisadora na produção do gênero carta do leitor de alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando focalizar limites e potencialidades do trabalho interventivo proposto. Como aporte teórico, estabelecemos diálogo com trabalhos (PETRONI, 2008; GERALDI, 2017; GERALDI, 2012a; 2012a; SUASSUNA, 2014) que discutem o ensino de língua portuguesa e a produção textual, bem como com estudos (SERAFINI, 2004; RUIZ, 2010; entre outros) que abordam a revisão de textos. O trabalho está inserido em uma perspectiva de pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa e contempla o exame das intervenções feitas pela professora/pesquisadora nos textos produzidos pelos alunos. Nossas análises apontam evidências de um trabalho com texto que se propõe processual e significativo. Apontam ainda que, em consonância com a proposta de trabalho assumida, as marcas de intervenção sugeridas pela professora/pesquisadora levam em conta e mobilizam o processo de interação e de reconstrução do dizer do aluno. As conclusões indicam que, embora sejam pertinentes e produtivas, as intervenções apresentadas poderiam contribuir de forma mais efetiva para um melhor desempenho dos alunos na produção textual, caso fossem mais detalhadas e precisas sobre os equívocos e as deficiências encontradas nos textos.UNIABEUOliveira, Joseilda Alves deAlves, Wanderleya MagnaBessa, José Cezinaldo Rocha2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigação de natureza interpretativa e qualitativaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3922Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 1 (2020): Número atemático: Estudos Linguísticos; 117-1352177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3922/pdfDireitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T03:49:41Zoai:ojs2.abeu.local:article/3922Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2020-08-13T03:49:41E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR
title A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR
spellingShingle A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR
Oliveira, Joseilda Alves de
Linguística; Letras; Ensino
Revisão e reescrita textual. Intervenções do docente. Trabalho dialógico.
Revisão e reescrita textual
title_short A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR
title_full A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR
title_fullStr A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR
title_full_unstemmed A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR
title_sort A REVISÃO TEXTUAL COMO TRABALHO DIALÓGICO: LIMITES E POTENCIALIDADES DOS APONTAMENTOS DO PROFESSOR
author Oliveira, Joseilda Alves de
author_facet Oliveira, Joseilda Alves de
Alves, Wanderleya Magna
Bessa, José Cezinaldo Rocha
author_role author
author2 Alves, Wanderleya Magna
Bessa, José Cezinaldo Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joseilda Alves de
Alves, Wanderleya Magna
Bessa, José Cezinaldo Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística; Letras; Ensino
Revisão e reescrita textual. Intervenções do docente. Trabalho dialógico.
Revisão e reescrita textual
topic Linguística; Letras; Ensino
Revisão e reescrita textual. Intervenções do docente. Trabalho dialógico.
Revisão e reescrita textual
description Neste trabalho, objetivamos investigar formas de intervenção de uma professora/pesquisadora na produção do gênero carta do leitor de alunos do 1º ano do Ensino Médio, buscando focalizar limites e potencialidades do trabalho interventivo proposto. Como aporte teórico, estabelecemos diálogo com trabalhos (PETRONI, 2008; GERALDI, 2017; GERALDI, 2012a; 2012a; SUASSUNA, 2014) que discutem o ensino de língua portuguesa e a produção textual, bem como com estudos (SERAFINI, 2004; RUIZ, 2010; entre outros) que abordam a revisão de textos. O trabalho está inserido em uma perspectiva de pesquisa de natureza interpretativa e de abordagem qualitativa e contempla o exame das intervenções feitas pela professora/pesquisadora nos textos produzidos pelos alunos. Nossas análises apontam evidências de um trabalho com texto que se propõe processual e significativo. Apontam ainda que, em consonância com a proposta de trabalho assumida, as marcas de intervenção sugeridas pela professora/pesquisadora levam em conta e mobilizam o processo de interação e de reconstrução do dizer do aluno. As conclusões indicam que, embora sejam pertinentes e produtivas, as intervenções apresentadas poderiam contribuir de forma mais efetiva para um melhor desempenho dos alunos na produção textual, caso fossem mais detalhadas e precisas sobre os equívocos e as deficiências encontradas nos textos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Investigação de natureza interpretativa e qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3922
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3922/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 1 (2020): Número atemático: Estudos Linguísticos; 117-135
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170839378624512