O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4516 |
Resumo: | Este trabalho pretende discorrer sobre como a Teoria Funcionalista centrada no uso pode imbricar o Ensino Básico. O objetivo principal é demonstrar a relevância dessa perspectiva teórica para a escola e os objetivos específicos são: estabelecer reflexões sobre a gramática normativa e a gramática descritiva; revisitar a bibliografia voltada para as orações subordinadas; e analisar materiais didáticos. O corpus de análise, nesse sentido, compõe-se de uma gramática escolar, a saber: Gramática: texto, reflexão e uso (CEREJA; MAGALHÃES, 2012). Como fundamentação teórica, este estudo recorre sobretudo a materiais de Decat (1999) e Rodrigues (2018; 2021). Para isso, a metodologia aplicada é qualitativa, tendo em vista que são elencados somente alguns fenômenos e alguns exemplos. Como resultados, espera-se verificar que os materiais ainda apresentam lacunas quanto à língua em uso. |
id |
UNIABEU-2_cb6e90e305ccc401b61dac96af45f214 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/4516 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USOFuncionalismo; Desgarramento; Material didático.Funcionalismo; Desgarramento; Material didático.DesgarramentoEste trabalho pretende discorrer sobre como a Teoria Funcionalista centrada no uso pode imbricar o Ensino Básico. O objetivo principal é demonstrar a relevância dessa perspectiva teórica para a escola e os objetivos específicos são: estabelecer reflexões sobre a gramática normativa e a gramática descritiva; revisitar a bibliografia voltada para as orações subordinadas; e analisar materiais didáticos. O corpus de análise, nesse sentido, compõe-se de uma gramática escolar, a saber: Gramática: texto, reflexão e uso (CEREJA; MAGALHÃES, 2012). Como fundamentação teórica, este estudo recorre sobretudo a materiais de Decat (1999) e Rodrigues (2018; 2021). Para isso, a metodologia aplicada é qualitativa, tendo em vista que são elencados somente alguns fenômenos e alguns exemplos. Como resultados, espera-se verificar que os materiais ainda apresentam lacunas quanto à língua em uso.UNIABEUVieira Correia, JúliaLanes, Luiza Guimarães2022-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4516Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 13, n. 2 (2022): Dossiê: Funcionalismo e interfaces construcionistas; 106-1192177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4516/pdfDireitos autorais 2022 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-02T18:59:57Zoai:ojs2.abeu.local:article/4516Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2022-11-02T18:59:57E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO |
title |
O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO |
spellingShingle |
O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO Vieira Correia, Júlia Funcionalismo; Desgarramento; Material didático. Funcionalismo; Desgarramento; Material didático. Desgarramento |
title_short |
O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO |
title_full |
O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO |
title_fullStr |
O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO |
title_full_unstemmed |
O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO |
title_sort |
O FENÔMENO DO DESGARRAMENTO EM GRAMÁTICAS ESCOLARES: UMA ANÁLISE CENTRADA NO USO |
author |
Vieira Correia, Júlia |
author_facet |
Vieira Correia, Júlia Lanes, Luiza Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Lanes, Luiza Guimarães |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Correia, Júlia Lanes, Luiza Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funcionalismo; Desgarramento; Material didático. Funcionalismo; Desgarramento; Material didático. Desgarramento |
topic |
Funcionalismo; Desgarramento; Material didático. Funcionalismo; Desgarramento; Material didático. Desgarramento |
description |
Este trabalho pretende discorrer sobre como a Teoria Funcionalista centrada no uso pode imbricar o Ensino Básico. O objetivo principal é demonstrar a relevância dessa perspectiva teórica para a escola e os objetivos específicos são: estabelecer reflexões sobre a gramática normativa e a gramática descritiva; revisitar a bibliografia voltada para as orações subordinadas; e analisar materiais didáticos. O corpus de análise, nesse sentido, compõe-se de uma gramática escolar, a saber: Gramática: texto, reflexão e uso (CEREJA; MAGALHÃES, 2012). Como fundamentação teórica, este estudo recorre sobretudo a materiais de Decat (1999) e Rodrigues (2018; 2021). Para isso, a metodologia aplicada é qualitativa, tendo em vista que são elencados somente alguns fenômenos e alguns exemplos. Como resultados, espera-se verificar que os materiais ainda apresentam lacunas quanto à língua em uso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4516 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/4516/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 13, n. 2 (2022): Dossiê: Funcionalismo e interfaces construcionistas; 106-119 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170840802590720 |