SOBRE OS PRESSUPOSTOS NO GÊNERO CHARGE: AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE LEITURA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3899 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise dos elementos ativadores de pressupostos no gênero discursivo charge. Conforme Ducrot (1987), o pressuposto é apresentado como pertencendo às pessoas envolvidas na comunicação, o que nos faz pensar, inicialmente, quanto o leitor está envolvido na relação de compartilhamento das informações apresentadas pelo texto e pelo falante. A leitura será compreendida, aqui, enquanto processo de interação entre autor, leitor, textos e os contextos de leitura/recepção e produção dos textos. Assim, além de serem importantes, enquanto auxílio na construção dos sentidos do texto, os elementos ativadores de pressupostos revelam-se, ainda, uma estratégia argumentativa usada pelo locutor do texto, conforme identificamos em nossas análises. As charges, aqui analisadas, foram coletadas em sites da internet durante os três primeiros meses de 2020 e fazem parte de um acervo maior de análises e de dados. Para este artigo, trouxemos um total de cinco análises. Diante das apreciações empreendidas, vimos que a identificação de elementos que ativam pressupostos, na leitura da charge, representa um recurso de extrema importância para a apreensão do/s sentido/s do texto, bem como para as possíveis intenções do locutor diante do seu interlocutor, visto que usamos a linguagem sempre de forma intencional. |
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SOBRE OS PRESSUPOSTOS NO GÊNERO CHARGE: AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE LEITURALinguística - Análise e descrição linguísticaCharge. Leitura. Pressuposto.Pressupostos no gênero chargeEste artigo apresenta uma análise dos elementos ativadores de pressupostos no gênero discursivo charge. Conforme Ducrot (1987), o pressuposto é apresentado como pertencendo às pessoas envolvidas na comunicação, o que nos faz pensar, inicialmente, quanto o leitor está envolvido na relação de compartilhamento das informações apresentadas pelo texto e pelo falante. A leitura será compreendida, aqui, enquanto processo de interação entre autor, leitor, textos e os contextos de leitura/recepção e produção dos textos. Assim, além de serem importantes, enquanto auxílio na construção dos sentidos do texto, os elementos ativadores de pressupostos revelam-se, ainda, uma estratégia argumentativa usada pelo locutor do texto, conforme identificamos em nossas análises. As charges, aqui analisadas, foram coletadas em sites da internet durante os três primeiros meses de 2020 e fazem parte de um acervo maior de análises e de dados. Para este artigo, trouxemos um total de cinco análises. Diante das apreciações empreendidas, vimos que a identificação de elementos que ativam pressupostos, na leitura da charge, representa um recurso de extrema importância para a apreensão do/s sentido/s do texto, bem como para as possíveis intenções do locutor diante do seu interlocutor, visto que usamos a linguagem sempre de forma intencional.UNIABEUda Silva, Marcos Antônio2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise qualitativaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3899Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 11, n. 1 (2020): Número atemático: Estudos Linguísticos; 186-2022177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3899/pdfDireitos autorais 2020 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T03:49:41Zoai:ojs2.abeu.local:article/3899Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2020-08-13T03:49:41E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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