O Discurso Dialógico no Gênero Cartas do Leitor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/505 |
Resumo: | RESUMO: Este estudo analisa, no gênero cartas do leitor, as marcas de interatividade que evidenciam não só o diálogo entre interlocutores, como também o diálogo entre discursos que ocorrem nas diferentes esferas da vida social. A abordagem se baseia na perspectiva sociointeracionista dos estudos da linguagem e na concepção de gêneros do discurso de Bakhtin (2000), para quem a interação verbal é a realidade fundamental da linguagem. O corpus utilizado é constituído de textos produzidos por alunos do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CNS/ISERJ) em atividades decorrentes do uso do jornal na sala de aula. Na análise, consideram-se o conteúdo temático, o propósito comunicativo e a forma composicional desse gênero, bem como as marcas de interatividade que sinalizam o possível interlocutor. Os resultados da análise revelam que as cartas do leitor que constituem o corpus atendem aos propósitos comunicativos para os quais foram elaboradas e permitem que o leitor dialogue com outros sujeitos e com outros discursos que emergem da sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Cartas do leitor, dialogismo, argumentatividade. |
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O Discurso Dialógico no Gênero Cartas do LeitorLetras / Estudos LinguísticosCartas do leitor; dialogismo; argumentatividadeGêneros DiscursivosRESUMO: Este estudo analisa, no gênero cartas do leitor, as marcas de interatividade que evidenciam não só o diálogo entre interlocutores, como também o diálogo entre discursos que ocorrem nas diferentes esferas da vida social. A abordagem se baseia na perspectiva sociointeracionista dos estudos da linguagem e na concepção de gêneros do discurso de Bakhtin (2000), para quem a interação verbal é a realidade fundamental da linguagem. O corpus utilizado é constituído de textos produzidos por alunos do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CNS/ISERJ) em atividades decorrentes do uso do jornal na sala de aula. Na análise, consideram-se o conteúdo temático, o propósito comunicativo e a forma composicional desse gênero, bem como as marcas de interatividade que sinalizam o possível interlocutor. Os resultados da análise revelam que as cartas do leitor que constituem o corpus atendem aos propósitos comunicativos para os quais foram elaboradas e permitem que o leitor dialogue com outros sujeitos e com outros discursos que emergem da sociedade. PALAVRAS-CHAVE: Cartas do leitor, dialogismo, argumentatividade.UNIABEUNovaes, Ana Maria Pires2012-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campo; linguística de corpus; sociointeracionismoapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/505Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 3, n. 2A (2012): A língua portuguesa em foco: concepções e limites; 85-762177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/505/pdf_238info:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-12T03:54:09Zoai:ojs2.abeu.local:article/505Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2012-08-12T03:54:09E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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