Cinema Brasileiro na Época da Embrafilme: Penetração de Mercado Através da Ação do Estado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Renato de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
DOI: 10.25061/2527-2675/ReBraM/2005.v9i1.292
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/292
Resumo: Para o cinema brasileiro, a Embrafilme representa a consolidação das ações do Estado sobre a política cultural voltada principalmente à produção, distribuição e exibição das produções fílmicas nacionais. Forma de se manter a presença dos filmes nacionais em um mercado há muito dominado pelo que vem de fora. Forma, também, de posicionar tais produções audiovisuais no centro da questão cultural nacional. A mudança do processo político representado pelo fim da ditadura militar e ascensão de uma ideologia mais liberal culminou com o fechamento deste órgão, dentre outros ligados à cultura nacional. Este panorama determinou uma herança trágica para o cinema nacional no início da década de 90 – praticamente a paralisação total das produções nacionais, até o advento de outros mecanismos que incentivassem sua retomada.
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