A Interdisciplinaridade em Programa Multidisciplinar no Campus “Luiz De Queiroz” – USP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira Multidisciplinar |
Texto Completo: | http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/266 |
Resumo: | Para iniciar uma linha de raciocínio sobre a interdisciplinaridade entre temas que podem se relacionar entre si com o foco ecológico, há de se levar em conta as discussões sobre ambiente e desenvolvimento iniciadas nas décadas de 60 e 70 (ROCHA, 2003). A presença clara do objeto de estudo, o ambiente, conduziu rapidamente os olhares ao grande agente de suas transformações, o homem, e aos efeitos planetários advindos de sua ação. Lançam-se assim as bases para a constituição de um pensamento interdisciplinar, em que as ciências biológicas, exatas e humanas passam a travar um intenso diálogo entre as suas disciplinas, exigindo constante revisão de conceitos e a criação e definição de novas matérias e metodologias capazes de explicar e resolver os problemas que passaram a se apresentar e que pareciam insolúveis sob a ótica disciplinar pura. Mais do que meros diálogos, surge a necessidade de verdadeira integração de áreas de conhecimento para o completo entendimento das questões e intensa troca e apropriação de capacidades entre os diferentes atores para a solução das proposituras. Embora à primeira vista se apresente como uma... |
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Para iniciar uma linha de raciocínio sobre a interdisciplinaridade entre temas que podem se relacionar entre si com o foco ecológico, há de se levar em conta as discussões sobre ambiente e desenvolvimento iniciadas nas décadas de 60 e 70 (ROCHA, 2003). A presença clara do objeto de estudo, o ambiente, conduziu rapidamente os olhares ao grande agente de suas transformações, o homem, e aos efeitos planetários advindos de sua ação. Lançam-se assim as bases para a constituição de um pensamento interdisciplinar, em que as ciências biológicas, exatas e humanas passam a travar um intenso diálogo entre as suas disciplinas, exigindo constante revisão de conceitos e a criação e definição de novas matérias e metodologias capazes de explicar e resolver os problemas que passaram a se apresentar e que pareciam insolúveis sob a ótica disciplinar pura. Mais do que meros diálogos, surge a necessidade de verdadeira integração de áreas de conhecimento para o completo entendimento das questões e intensa troca e apropriação de capacidades entre os diferentes atores para a solução das proposituras. Embora à primeira vista se apresente como uma... |
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