Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparecida Ferreira, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendonça Nogueira Paiva, Caroline, Carvalho de Rezende, Daniel, Cardoso Campos, Alyce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1675
Resumo: O campo de estudos sobre desastres tecnológicos evoluiu nos últimos anos, principalmente, devido ao aumento de ocorrência dos eventos desencadeadores desse tipo de desastre, os quais estão relacionados à ação humana e, geralmente, são decorrentes das limitações do desenvolvimento econômico, industrial, tecnológico ou do processo de urbanização. Com o intuito de contribuir com a sistematização dos estudos, este artigo procurou mapear a produção científica sobre desastre tecnológico, a partir de um levantamento de todos os artigos publicados até março do ano de 2021, em periódicos indexados nas bases de dados SciELO, Scopus e Web of Science. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico e uma revisão de escopo, evidenciando a produção científica por bases de dados; a evolução da produção científica e destaques em autoria, periódicos e citações; a classificação dos desastres; os estágios dos desastres e os tipos de impactos. Além disso, foram realizados agrupamentos, a partir das palavras-chave mais encontradas nos trabalhos que compõem esse levantamento bibliográfico. Com base no agrupamento das principais temáticas, foram identificados quatro clusters, que podem ser considerados como linhas de pesquisa sobre o tema: riscos de desastres; questões socioeconômicas; ciclo de gestão de desastre e tomada de decisão; dimensão humana e psicológica. O mapeamento realizado identificou alguns dos principais contornos desse campo heterogêneo de estudos. Como sugestão de trabalhos futuros têm-se a identificação das principais correntes epistêmicas utilizadas nas pesquisas e a necessidade de incorporar um olhar intersetorial e longitudinal nos estudos de avaliação dos impactos nos territórios atingidos por desastres tecnológicos.
id UNIARA_47a61d67a258de95034ec325f445c2d2
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/1675
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacionalO campo de estudos sobre desastres tecnológicos evoluiu nos últimos anos, principalmente, devido ao aumento de ocorrência dos eventos desencadeadores desse tipo de desastre, os quais estão relacionados à ação humana e, geralmente, são decorrentes das limitações do desenvolvimento econômico, industrial, tecnológico ou do processo de urbanização. Com o intuito de contribuir com a sistematização dos estudos, este artigo procurou mapear a produção científica sobre desastre tecnológico, a partir de um levantamento de todos os artigos publicados até março do ano de 2021, em periódicos indexados nas bases de dados SciELO, Scopus e Web of Science. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico e uma revisão de escopo, evidenciando a produção científica por bases de dados; a evolução da produção científica e destaques em autoria, periódicos e citações; a classificação dos desastres; os estágios dos desastres e os tipos de impactos. Além disso, foram realizados agrupamentos, a partir das palavras-chave mais encontradas nos trabalhos que compõem esse levantamento bibliográfico. Com base no agrupamento das principais temáticas, foram identificados quatro clusters, que podem ser considerados como linhas de pesquisa sobre o tema: riscos de desastres; questões socioeconômicas; ciclo de gestão de desastre e tomada de decisão; dimensão humana e psicológica. O mapeamento realizado identificou alguns dos principais contornos desse campo heterogêneo de estudos. Como sugestão de trabalhos futuros têm-se a identificação das principais correntes epistêmicas utilizadas nas pesquisas e a necessidade de incorporar um olhar intersetorial e longitudinal nos estudos de avaliação dos impactos nos territórios atingidos por desastres tecnológicos.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2023-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/167510.25061/2527-2675/ReBraM/2023.v26i1.1675Revista Brasileira Multidisciplinar; v. 26 n. 1 (2023): Janeiro - Abril; 121-1442527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1675/892Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Multidisciplinarhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAparecida Ferreira, PatríciaMendonça Nogueira Paiva, CarolineCarvalho de Rezende, DanielCardoso Campos, Alyce2024-02-16T23:44:46Zoai:ojs.revistarebram.com:article/1675Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2024-02-16T23:44:46Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacional
title Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacional
spellingShingle Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacional
Aparecida Ferreira, Patrícia
title_short Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacional
title_full Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacional
title_fullStr Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacional
title_full_unstemmed Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacional
title_sort Desastre tecnológico: um mapeamento sistemático da literatura internacional
author Aparecida Ferreira, Patrícia
author_facet Aparecida Ferreira, Patrícia
Mendonça Nogueira Paiva, Caroline
Carvalho de Rezende, Daniel
Cardoso Campos, Alyce
author_role author
author2 Mendonça Nogueira Paiva, Caroline
Carvalho de Rezende, Daniel
Cardoso Campos, Alyce
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparecida Ferreira, Patrícia
Mendonça Nogueira Paiva, Caroline
Carvalho de Rezende, Daniel
Cardoso Campos, Alyce
description O campo de estudos sobre desastres tecnológicos evoluiu nos últimos anos, principalmente, devido ao aumento de ocorrência dos eventos desencadeadores desse tipo de desastre, os quais estão relacionados à ação humana e, geralmente, são decorrentes das limitações do desenvolvimento econômico, industrial, tecnológico ou do processo de urbanização. Com o intuito de contribuir com a sistematização dos estudos, este artigo procurou mapear a produção científica sobre desastre tecnológico, a partir de um levantamento de todos os artigos publicados até março do ano de 2021, em periódicos indexados nas bases de dados SciELO, Scopus e Web of Science. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico e uma revisão de escopo, evidenciando a produção científica por bases de dados; a evolução da produção científica e destaques em autoria, periódicos e citações; a classificação dos desastres; os estágios dos desastres e os tipos de impactos. Além disso, foram realizados agrupamentos, a partir das palavras-chave mais encontradas nos trabalhos que compõem esse levantamento bibliográfico. Com base no agrupamento das principais temáticas, foram identificados quatro clusters, que podem ser considerados como linhas de pesquisa sobre o tema: riscos de desastres; questões socioeconômicas; ciclo de gestão de desastre e tomada de decisão; dimensão humana e psicológica. O mapeamento realizado identificou alguns dos principais contornos desse campo heterogêneo de estudos. Como sugestão de trabalhos futuros têm-se a identificação das principais correntes epistêmicas utilizadas nas pesquisas e a necessidade de incorporar um olhar intersetorial e longitudinal nos estudos de avaliação dos impactos nos territórios atingidos por desastres tecnológicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1675
10.25061/2527-2675/ReBraM/2023.v26i1.1675
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1675
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2023.v26i1.1675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1675/892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar; v. 26 n. 1 (2023): Janeiro - Abril; 121-144
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174604414844928