Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes de Carvalho, Danielly
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Louro Figueira, Felipe, Rojas Lezana, Alvaro Guillermo, de Souza, João Artur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/561
Resumo: Ideias inovadoras são exigidas para solucionar problemas complexos, sendo necessários pensamento e habilidade criativa na geração de ideais resolutivas. Esta pesquisa tem como o objetivo identificar a utilização da técnica criativa SCAMPER na geração de ideias e levantar as principais características dos artigos científicos já publicados no tema. Por meio de uma revisão estruturada de literatura com base no método SYSMAP.  Dispondo de 15 artigos que compõem o Portfólio Bibliográfico (PB) para análise bibliométrica e de conteúdo. Verificou-se que o conjunto de obras analisadas foi escrito por 41 autores e coautores, publicado em 14 periódicos, 33 palavras-chave no período de 1988 a 2017 em 13 países. Como também, há concentração de autores que estudam aplicação da técnica para fomentar habilidades criativas de resolução de problemas. O SCAMPER é particularmente uma técnica que possibilita um olhar distinto do habitual e, pode ser usada para redefinir um processo ou produto. Concluiu-se que o SCAMPER é uma das ferramentas mais completas para estimular o pensamento criativo, explorar a capacidade de questionar-se e até mesmo de se adaptar às situações existentes.
id UNIARA_4f8092ea277fb68761299738f47b0e81
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/561
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideiasSCAMPERRevisão de literaturageração de ideiasIdeias inovadoras são exigidas para solucionar problemas complexos, sendo necessários pensamento e habilidade criativa na geração de ideais resolutivas. Esta pesquisa tem como o objetivo identificar a utilização da técnica criativa SCAMPER na geração de ideias e levantar as principais características dos artigos científicos já publicados no tema. Por meio de uma revisão estruturada de literatura com base no método SYSMAP.  Dispondo de 15 artigos que compõem o Portfólio Bibliográfico (PB) para análise bibliométrica e de conteúdo. Verificou-se que o conjunto de obras analisadas foi escrito por 41 autores e coautores, publicado em 14 periódicos, 33 palavras-chave no período de 1988 a 2017 em 13 países. Como também, há concentração de autores que estudam aplicação da técnica para fomentar habilidades criativas de resolução de problemas. O SCAMPER é particularmente uma técnica que possibilita um olhar distinto do habitual e, pode ser usada para redefinir um processo ou produto. Concluiu-se que o SCAMPER é uma das ferramentas mais completas para estimular o pensamento criativo, explorar a capacidade de questionar-se e até mesmo de se adaptar às situações existentes.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/56110.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.561Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 6-292527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/561/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes de Carvalho, DaniellyLouro Figueira, FelipeRojas Lezana, Alvaro Guillermode Souza, João Artur2019-05-07T15:22:54Zoai:ojs.revistarebram.com:article/561Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2019-05-07T15:22:54Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideias
title Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideias
spellingShingle Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideias
Nunes de Carvalho, Danielly
SCAMPER
Revisão de literatura
geração de ideias
title_short Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideias
title_full Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideias
title_fullStr Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideias
title_full_unstemmed Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideias
title_sort Revisão estruturada de literatura: Scamper método de geração de ideias
author Nunes de Carvalho, Danielly
author_facet Nunes de Carvalho, Danielly
Louro Figueira, Felipe
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo
de Souza, João Artur
author_role author
author2 Louro Figueira, Felipe
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo
de Souza, João Artur
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes de Carvalho, Danielly
Louro Figueira, Felipe
Rojas Lezana, Alvaro Guillermo
de Souza, João Artur
dc.subject.por.fl_str_mv SCAMPER
Revisão de literatura
geração de ideias
topic SCAMPER
Revisão de literatura
geração de ideias
description Ideias inovadoras são exigidas para solucionar problemas complexos, sendo necessários pensamento e habilidade criativa na geração de ideais resolutivas. Esta pesquisa tem como o objetivo identificar a utilização da técnica criativa SCAMPER na geração de ideias e levantar as principais características dos artigos científicos já publicados no tema. Por meio de uma revisão estruturada de literatura com base no método SYSMAP.  Dispondo de 15 artigos que compõem o Portfólio Bibliográfico (PB) para análise bibliométrica e de conteúdo. Verificou-se que o conjunto de obras analisadas foi escrito por 41 autores e coautores, publicado em 14 periódicos, 33 palavras-chave no período de 1988 a 2017 em 13 países. Como também, há concentração de autores que estudam aplicação da técnica para fomentar habilidades criativas de resolução de problemas. O SCAMPER é particularmente uma técnica que possibilita um olhar distinto do habitual e, pode ser usada para redefinir um processo ou produto. Concluiu-se que o SCAMPER é uma das ferramentas mais completas para estimular o pensamento criativo, explorar a capacidade de questionar-se e até mesmo de se adaptar às situações existentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/561
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.561
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/561
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i3.561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/561/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 3 (2018): Setembro-Dezembro; 6-29
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606340030464