Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Futenma de Lima, Mariana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gorni, Guilherme Rossi, Ribeiro, Maria Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/605
Resumo: Devido às ações antrópicas o nível de poluição vem se tornando cada vez mais preocupante; por esse motivo estudos vêm sendo realizados a fim de amenizar os impactos causados ao meio ambiente nos seus três compartimentos: água, ar e solo. Dentre os fatores que agravam a poluição do solo, os fungicidas são citados como um dos produtos químicos mais utilizados na agricultura convencional. Este trabalho toma como base conceitos da ecotoxicologia, visando avaliar a toxicidade aguda do fungicida Pirimetanil (PIR), por meio de bioensaios, utilizando organismos terrestres da espécie Eisenia fetida (SAVIGNY, 1826). Esse organismo foi escolhido por apresentar grande importância ecológica ao ambiente, sensibilidade a substâncias químicas e facilidade de ser mantido em laboratório. O primeiro resultado observado foi o comportamento de ‘evitação’ dos organismos, descrito em testes denominados ‘Avoidance’. Resultados referentes à toxicidade aguda demonstraram uma taxa de mortalidade, após 72h de exposição, de 100, 80, 60, 60 e 4 % respectivamente para as concentrações de 1,0; 0,7; 0,5; 0,3; 0,1 mg L-1. O controle experimental apresentou 0% de mortalidade. Os resultados apontam que o fungicida PIR promove ação deletéria aos organismos da espécie E. fetida, contribuindo para o avanço dos estudos sobre esse tema e abre caminhos para novas pesquisas, com o intuito de apontar soluções para amenizar o impacto dessa substância ao meio ambiente e aos os organismos ali presentes.
id UNIARA_5bfd7533cf7e30bd552725129119dcf3
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/605
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)EcotoxicologiaFauna terrestreAgrotóxico.Devido às ações antrópicas o nível de poluição vem se tornando cada vez mais preocupante; por esse motivo estudos vêm sendo realizados a fim de amenizar os impactos causados ao meio ambiente nos seus três compartimentos: água, ar e solo. Dentre os fatores que agravam a poluição do solo, os fungicidas são citados como um dos produtos químicos mais utilizados na agricultura convencional. Este trabalho toma como base conceitos da ecotoxicologia, visando avaliar a toxicidade aguda do fungicida Pirimetanil (PIR), por meio de bioensaios, utilizando organismos terrestres da espécie Eisenia fetida (SAVIGNY, 1826). Esse organismo foi escolhido por apresentar grande importância ecológica ao ambiente, sensibilidade a substâncias químicas e facilidade de ser mantido em laboratório. O primeiro resultado observado foi o comportamento de ‘evitação’ dos organismos, descrito em testes denominados ‘Avoidance’. Resultados referentes à toxicidade aguda demonstraram uma taxa de mortalidade, após 72h de exposição, de 100, 80, 60, 60 e 4 % respectivamente para as concentrações de 1,0; 0,7; 0,5; 0,3; 0,1 mg L-1. O controle experimental apresentou 0% de mortalidade. Os resultados apontam que o fungicida PIR promove ação deletéria aos organismos da espécie E. fetida, contribuindo para o avanço dos estudos sobre esse tema e abre caminhos para novas pesquisas, com o intuito de apontar soluções para amenizar o impacto dessa substância ao meio ambiente e aos os organismos ali presentes.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/60510.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i2.605Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 57-652527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/605/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar - Brazilian Multidisciplinary Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFutenma de Lima, MarianaGorni, Guilherme RossiRibeiro, Maria Lúcia2019-08-20T19:15:43Zoai:ojs.revistarebram.com:article/605Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2019-08-20T19:15:43Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)
title Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)
spellingShingle Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)
Futenma de Lima, Mariana
Ecotoxicologia
Fauna terrestre
Agrotóxico.
title_short Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)
title_full Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)
title_fullStr Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)
title_full_unstemmed Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)
title_sort Avaliação da toxicidade do fungicida pirimetanil, utilizando a espécie Eisenia fetida (Oligochaeta: lumbricidae)
author Futenma de Lima, Mariana
author_facet Futenma de Lima, Mariana
Gorni, Guilherme Rossi
Ribeiro, Maria Lúcia
author_role author
author2 Gorni, Guilherme Rossi
Ribeiro, Maria Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Futenma de Lima, Mariana
Gorni, Guilherme Rossi
Ribeiro, Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Ecotoxicologia
Fauna terrestre
Agrotóxico.
topic Ecotoxicologia
Fauna terrestre
Agrotóxico.
description Devido às ações antrópicas o nível de poluição vem se tornando cada vez mais preocupante; por esse motivo estudos vêm sendo realizados a fim de amenizar os impactos causados ao meio ambiente nos seus três compartimentos: água, ar e solo. Dentre os fatores que agravam a poluição do solo, os fungicidas são citados como um dos produtos químicos mais utilizados na agricultura convencional. Este trabalho toma como base conceitos da ecotoxicologia, visando avaliar a toxicidade aguda do fungicida Pirimetanil (PIR), por meio de bioensaios, utilizando organismos terrestres da espécie Eisenia fetida (SAVIGNY, 1826). Esse organismo foi escolhido por apresentar grande importância ecológica ao ambiente, sensibilidade a substâncias químicas e facilidade de ser mantido em laboratório. O primeiro resultado observado foi o comportamento de ‘evitação’ dos organismos, descrito em testes denominados ‘Avoidance’. Resultados referentes à toxicidade aguda demonstraram uma taxa de mortalidade, após 72h de exposição, de 100, 80, 60, 60 e 4 % respectivamente para as concentrações de 1,0; 0,7; 0,5; 0,3; 0,1 mg L-1. O controle experimental apresentou 0% de mortalidade. Os resultados apontam que o fungicida PIR promove ação deletéria aos organismos da espécie E. fetida, contribuindo para o avanço dos estudos sobre esse tema e abre caminhos para novas pesquisas, com o intuito de apontar soluções para amenizar o impacto dessa substância ao meio ambiente e aos os organismos ali presentes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/605
10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i2.605
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/605
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2018.v21i2.605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/605/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar - Brazilian Multidisciplinary Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira Multidisciplinar - Brazilian Multidisciplinary Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 21 n. 2 (2018): Maio-Agosto; 57-65
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606395604992