Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da Mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Isabelle
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silvério, Ana Carolina Kunitaki, dos Santos, Renata Aparecida, Maia, Janize Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/995
Resumo: Introdução: O uso dos anticoncepcionais hormonais deve ser determinado por uma avaliação detalhada do histórico clínico e familiar da mulher que pretende utilizá-los, assim como a mensuração de sua pressão arterial. No Brasil, para fazer o uso de anticoncepcionais hormonais, a mulher é orientada a fazer uma consulta com profissionais de saúde nos serviços públicos ou privados. Objetivo: Descrever os riscos provenientes do uso prolongado dos contraceptivos orais hormonais à saúde da mulher. Material e Método: Revisão integrativa da literatura publicada na BVS, PUBMED, SciELO, LILACS e MEDLINE entre 2009 e 2020, baseada em evidências, em português e inglês, disponível na íntegra. Resultado: O câncer de mama, a trombose venosa e a hipertensão arterial estão entre os principais riscos provenientes do uso prolongado dos contraceptivos orais hormonais, cuja utilização na maioria das vezes ocorre sem avaliação de um profissional da saúde. Conclusão: O devido conhecimento sobre a ação dos anticoncepcionais orais hormonais, incluindo modo de ação e a curto, médio e longo prazo é necessário antes da utilização por mulheres que buscam nele, a anticoncepção. Sem o devido acompanhamento de um profissional de saúde o uso pode tornar-se indiscriminado, comprometendo a saúde da usuária. O aconselhamento que antecede a decisão da mulher pelo melhor método deve considerar a sua história clínica, as contraindicações e as informações de outros métodos alternativos compatíveis com a sua condição de saúde.
id UNIARA_7e113a6c5a30e213aa319f7b445c5485
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/995
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da MulherAnticoncepcionaisContraceptivos hormonaisEfeitos colateraisIntrodução: O uso dos anticoncepcionais hormonais deve ser determinado por uma avaliação detalhada do histórico clínico e familiar da mulher que pretende utilizá-los, assim como a mensuração de sua pressão arterial. No Brasil, para fazer o uso de anticoncepcionais hormonais, a mulher é orientada a fazer uma consulta com profissionais de saúde nos serviços públicos ou privados. Objetivo: Descrever os riscos provenientes do uso prolongado dos contraceptivos orais hormonais à saúde da mulher. Material e Método: Revisão integrativa da literatura publicada na BVS, PUBMED, SciELO, LILACS e MEDLINE entre 2009 e 2020, baseada em evidências, em português e inglês, disponível na íntegra. Resultado: O câncer de mama, a trombose venosa e a hipertensão arterial estão entre os principais riscos provenientes do uso prolongado dos contraceptivos orais hormonais, cuja utilização na maioria das vezes ocorre sem avaliação de um profissional da saúde. Conclusão: O devido conhecimento sobre a ação dos anticoncepcionais orais hormonais, incluindo modo de ação e a curto, médio e longo prazo é necessário antes da utilização por mulheres que buscam nele, a anticoncepção. Sem o devido acompanhamento de um profissional de saúde o uso pode tornar-se indiscriminado, comprometendo a saúde da usuária. O aconselhamento que antecede a decisão da mulher pelo melhor método deve considerar a sua história clínica, as contraindicações e as informações de outros métodos alternativos compatíveis com a sua condição de saúde.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/99510.25061/2527-2675/ReBraM/2022.v25i1.995Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 25 n. 1 (2022): Janeiro-Abril; 153-1652527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARAporhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/995/758Copyright (c) 2022 Revista Brasileira Multidisciplinarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, IsabelleSilvério, Ana Carolina Kunitakidos Santos, Renata AparecidaMaia, Janize Silva2022-06-23T15:16:40Zoai:ojs.revistarebram.com:article/995Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2022-06-23T15:16:40Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da Mulher
title Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da Mulher
spellingShingle Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da Mulher
Guedes, Isabelle
Anticoncepcionais
Contraceptivos hormonais
Efeitos colaterais
title_short Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da Mulher
title_full Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da Mulher
title_fullStr Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da Mulher
title_full_unstemmed Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da Mulher
title_sort Influência dos Anticoncepcionais Orais Hormonais na Saúde da Mulher
author Guedes, Isabelle
author_facet Guedes, Isabelle
Silvério, Ana Carolina Kunitaki
dos Santos, Renata Aparecida
Maia, Janize Silva
author_role author
author2 Silvério, Ana Carolina Kunitaki
dos Santos, Renata Aparecida
Maia, Janize Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Isabelle
Silvério, Ana Carolina Kunitaki
dos Santos, Renata Aparecida
Maia, Janize Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Anticoncepcionais
Contraceptivos hormonais
Efeitos colaterais
topic Anticoncepcionais
Contraceptivos hormonais
Efeitos colaterais
description Introdução: O uso dos anticoncepcionais hormonais deve ser determinado por uma avaliação detalhada do histórico clínico e familiar da mulher que pretende utilizá-los, assim como a mensuração de sua pressão arterial. No Brasil, para fazer o uso de anticoncepcionais hormonais, a mulher é orientada a fazer uma consulta com profissionais de saúde nos serviços públicos ou privados. Objetivo: Descrever os riscos provenientes do uso prolongado dos contraceptivos orais hormonais à saúde da mulher. Material e Método: Revisão integrativa da literatura publicada na BVS, PUBMED, SciELO, LILACS e MEDLINE entre 2009 e 2020, baseada em evidências, em português e inglês, disponível na íntegra. Resultado: O câncer de mama, a trombose venosa e a hipertensão arterial estão entre os principais riscos provenientes do uso prolongado dos contraceptivos orais hormonais, cuja utilização na maioria das vezes ocorre sem avaliação de um profissional da saúde. Conclusão: O devido conhecimento sobre a ação dos anticoncepcionais orais hormonais, incluindo modo de ação e a curto, médio e longo prazo é necessário antes da utilização por mulheres que buscam nele, a anticoncepção. Sem o devido acompanhamento de um profissional de saúde o uso pode tornar-se indiscriminado, comprometendo a saúde da usuária. O aconselhamento que antecede a decisão da mulher pelo melhor método deve considerar a sua história clínica, as contraindicações e as informações de outros métodos alternativos compatíveis com a sua condição de saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/995
10.25061/2527-2675/ReBraM/2022.v25i1.995
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/995
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2022.v25i1.995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/995/758
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira Multidisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 25 n. 1 (2022): Janeiro-Abril; 153-165
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174606908358656